Como engajar e despertar interesse em uma reunião online?

Descubra práticas de comunicação e ferramentas para melhorar suas reuniões

Treinamento SOAP
31/10/2024
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Engajar e despertar interesse em uma reunião online tem uma série de desafios. A falta de interação presencial é um dos principais obstáculos, pois dificulta a leitura de sinais não verbais e a conexão humana, elementos que são essenciais para manter o público envolvido. 

O ambiente digital também oferece mais oportunidades para distrações, como e-mails, redes sociais e outras tarefas que competem pela atenção dos participantes. Não é possível garantir, por exemplo, que enquanto fala um funcionário numa reunião, ele não esteja recebendo notificações de mensagens.

Além disso, a fadiga digital, causada pelo excesso de tempo em frente a telas, reduz o nível de atenção e disposição para participar ativamente de discussões.

Fora outros fatores que podem surgir, como falhas de conexão, áudio ruim ou vídeos travados, que também interrompem o fluxo da comunicação e contribuem para a dispersão do público. 

Esses desafios tornam as reuniões online menos dinâmicas e exigem estratégias bem planejadas para garantir o engajamento contínuo dos participantes.

Como engajar e despertar interesse em uma reunião online?

Engajar e manter o interesse em uma reunião online pode ser desafiador, mas não é impossível. Com a preparação certa e algumas dicas, você pode transformar suas reuniões virtuais em momentos muito mais produtivos. 

1. Estabeleça uma agenda clara e objetiva

Uma reunião sem uma agenda bem definida tende a se perder em conversas sem foco. Por isso, ao preparar a pauta, defina quais tópicos serão abordados, o tempo destinado para cada um e, se fizer sentido, quem será o responsável por liderar cada discussão. 

Compartilhe essa agenda com os participantes antes da reunião para que possam se preparar e trazer suas contribuições de forma mais assertiva.

Por exemplo, se a reunião for para discutir o progresso de um projeto, indique os pontos principais a serem revisados (como prazos, entregas e problemas), com o tempo que cada um terá para comentar. Isso mantém o foco e previne que a reunião se estenda desnecessariamente.

É esse tipo de planejamento que evita a famosa frase “esta reunião poderia ter sido um e-mail”. Com objetividade, os participantes perceberão muita mais proveito do tempo.

2. Incentive a participação

Reuniões online podem se transformar em palestras unilaterais, o que desmotiva os participantes. Para evitar isso, incentive a interação frequentemente.

Faça perguntas abertas, crie momentos para que todos possam compartilhar suas opiniões ou experiências, e utilize funcionalidades como enquetes, bate-papo e salas de breakout para pequenas discussões.

Um exemplo prático é, ao final de cada tópico, solicitar que cada pessoa faça um breve comentário ou tire uma dúvida. Isso faz com que todos fiquem atentos e ativos. 

Se a reunião for muito grande, use enquetes rápidas ou a função de “levantar a mão” para organizar as interações.

3. Varie os recursos visuais

Apresentações também podem ajudar em alguns tipos de reuniões! Especialmente aquelas que são mais expositivas. 

Além de usar slides, inclua vídeos curtos, infográficos, ou até mesmo simulações ao vivo de ferramentas e processos. Visuais dinâmicos mantêm a atenção e facilitam a compreensão de tópicos mais complexos.

Por exemplo, ao discutir dados de desempenho, em vez de mostrar apenas gráficos estáticos, você pode utilizar uma apresentação com data storytelling. Isso dá um ar mais envolvente e facilita a assimilação das informações.

Homem usando notebook em uma sala branca
Uma reunião online tem mais desafios, mas é possível manter as pessoas engajadas e interessadas!

4. Seja conciso e objetivo

O ambiente virtual exige foco, e manter reuniões longas e cheias de conteúdo pode gerar cansaço e dispersão. 

Estabeleça um tempo máximo para a reunião e evite se alongar em detalhes que podem ser tratados posteriormente em documentos ou e-mails. Para discussões mais longas, divida a reunião em sessões menores, intercaladas com pausas.

Por exemplo, se a reunião tratar de diferentes departamentos, divida o encontro em blocos de 15 minutos para cada área, com 5 minutos de intervalo para perguntas. Isso mantém o ritmo ágil e dá a todos a oportunidade de se manterem envolvidos sem sobrecarga de informações.

5. Mantenha as câmeras ligadas

A presença visual dos participantes ajuda a criar uma sensação de proximidade e torna a reunião mais dinâmica. Ao incentivar que todos mantenham as câmeras ligadas, você torna mais difícil que os participantes se distraiam ou se desengajem.

Se perceber que muitos estão com as câmeras desligadas, explique o benefício da presença visual e peça gentilmente para ligarem. 

Uma boa prática é dar o exemplo mantendo a sua câmera sempre ligada, além de se certificar de que o ambiente ao redor esteja organizado e livre de distrações.

6. Minimize problemas técnicos

Nada desengaja mais do que problemas técnicos constantes, como falhas de conexão, áudio ruim ou vídeos que travam. 

Por isso, verifique sempre a estabilidade da plataforma que sua empresa usa e garanta que todos os participantes estejam familiarizados com ela. É claro que falhas sempre podem ocorrer, mas faça o que estiver a seu alcance para evitá-las..

Uma boa dica pode ser enviar aos funcionários um pequeno guia de boas práticas técnicas, explicando como acessar a reunião, ajustar o áudio e vídeo, e sugerindo o uso de fones de ouvido para melhorar a qualidade do som. 

E mais importante ainda: tenha sempre um plano B — por exemplo, migrar para uma chamada por telefone, se necessário.

7. Dê espaço para feedback

Ao término da reunião, reserve um tempo para receber feedback dos participantes. Pergunte se a dinâmica funcionou bem, se os tópicos foram adequadamente abordados e se a condução foi clara. 

Isso ajuda a ajustar futuras reuniões e demonstra que você valoriza a opinião dos envolvidos, o que aumenta o engajamento.

Você pode pedir feedback de maneira informal, como ao perguntar “o que vocês acharam do ritmo da reunião hoje?”, ou mais formalmente, por meio de uma pesquisa rápida via chat ou uma plataforma de enquetes. 

Use storytelling nas suas reuniões

Uma maneira poderosa de engajar participantes em uma reunião online é utilizar o storytelling. Essa técnica não serve apenas para apresentações, mas para qualquer contexto em que seja necessário captar a atenção e engajar as pessoas. 

Contar histórias relevantes tornará o conteúdo da reunião mais interessante e ajudará a conectar o público. 

O storytelling permite que informações complexas sejam transmitidas de forma mais acessível e memorável, além de facilitar a empatia, quebrar barreiras e até influenciar crenças, como explica Edu Adas, sócio-fundador da SOAP: 

“Contar uma história traz por trás reflexões novas, conclusões… E aí você começa a amolecer o outro lado.”

Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve incorporar histórias nas suas reuniões:

  • Conectar com o público: histórias capturam a atenção e envolvem emocionalmente as pessoas. Ao trazer narrativas que ressoem com as experiências ou desafios dos participantes, você cria uma ponte de conexão imediata. Isso é especialmente útil em reuniões onde o objetivo é convencer ou mudar uma percepção.
  • Facilitar o entendimento: explicar conceitos ou dados técnicos pode ser desafiador, mas quando integrados em uma história, eles se tornam mais fáceis de assimilar. Ao usar metáforas ou exemplos concretos, você transforma informações abstratas em algo tangível.
  • Influenciar crenças: quando você precisa lidar com crenças ou resistências dos participantes, bater de frente pode gerar conflito. Ao invés disso, o storytelling ajuda a introduzir novos pontos de vista de forma menos confrontadora. Como menciona Edu Adas, “bater de frente com uma crença de alguém numa apresentação é como se você tivesse declarando guerra… então qual é o melhor jeito de lidar com isso? Contando uma história.”
  • Criar um impacto: reuniões muitas vezes passam despercebidas na rotina agitada do trabalho. Mas uma história bem contada permanece na memória e gera reflexão. É essa “sementinha” plantada que pode fazer com que os participantes levem as ideias discutidas além da reunião e se aprofundem no tema.

Como a SOAP pode te ajudar?

Uma forma de transformar suas reuniões online em momentos verdadeiramente engajantes é utilizando as ferramentas digitais certas. Elas otimizam a comunicação e ajudam a aumentar a produtividade da equipe. 

Se você deseja aprimorar suas reuniões e explorar ao máximo os recursos online, conheça o SOAP Ferramentas Digitais. 

Este treinamento in company, disponível tanto presencialmente quanto online, aborda desde o uso de plataformas como Slack e Jamboard até estratégias para comunicação síncrona e assíncrona, tudo com o objetivo de engajar equipes à distância. 

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