O pitch é uma técnica de comunicação importantíssima.
O pitch é uma técnica de comunicação importantíssima. E, entre os seus principais tipos, encontramos o elevator pitch.
Toda apresentação dessa categoria é rápida e direta, tendo o foco em vender produtos, projetos e ideias. Na versão “de elevador”, as características são acentuadas, sendo uma fala voltada para o impacto imediato.
Entenda o que é o elevator pitch e como fazer uma comunicação rápida e eficaz!
O elevator pitch é um discurso rápido e direto, entre 30 segundos e 2 minutos, em que vamos apresentar e convencer uma pessoa sobre aspectos essenciais de um projeto, produto, ideia etc.
Normalmente, é um primeiro passo para abrir uma porta e ter a possibilidade de uma apresentação mais completa.
Sobre o tema, um conjunto de estudos científicos mostra que a velocidade da leitura em voz alta é de, em média, 183 palavras por minuto.
Se o pitch ficar, mais ou menos, nesse parâmetro, temos entre 2 e 7,5 parágrafos (50 palavras) para introduzir, desenvolver e concluir o discurso. A título de ilustração, o parágrafo anterior conta com 50 palavras.
Perceba também que, dentro do universo do elevator pitch, você encontra diferentes apresentações. O conforto de resumir algo em 30 segundos é diferente de 1 minuto, assim como de 2. É uma forma de se comunicar que exige a capacidade de se adaptar.
A proposta pode ser resumida em uma questão: o que você faria se encontrasse um potencial cliente ou investidor-chave no elevador?
O elevator pitch não é algo restrito a esse contexto. Essa competência será útil em situações em que temos pouco tempo para nos comunicar, e o impacto precisa ser imediato.
A verdade é que não sabemos quando e onde uma oportunidade pode surgir. Além disso, nem sempre estaremos em um cenário confortável em relação ao tempo disponível.
Por isso, quem tem um produto, ideia, empresa, projeto etc. para vender precisa estar preparado com técnicas de comunicação específicas para esses desafios.
O elevator pitch precisa transmitir as informações que vão fazer a pessoa entender a proposta e despertar seu interesse. Porém, haverá um tempo curto para fazer isso.
Então, algumas coisas vão ser mais importantes do que outras. Confira os pontos-chave para ter mais sucesso no elevator pitch!
Antes de entregar o conteúdo, o ouvinte precisa saber quem você é. Um jeito rápido de se apresentar é dizer seu nome, o que você faz e por que está aqui.
O pitch deve conter o essencial para o entendimento e convencimento. Na escolha das prioridades, alguns aspectos devem ficar claros para quem está ouvindo:
Resumindo, o ideal é que, na estrutura do Pitch, você consiga preencher o “miolo” da apresentação com a questão problemática e o que você faz de diferente para solucioná-la. Os parâmetros acima vão ajudar a chegar nessa descrição.
A imagem mais ligada a um pitch de elevador é encontrar um potencial investidor repentinamente. Contudo, há diversos outros contextos em que a técnica pode ser necessária, e o discurso precisa ser adaptado para a audiência.
O benefício da solução, por exemplo, varia bastante. Isso porque, depende de quem é abordado.
Um cliente, por exemplo, tem interesse no benefício do produto. Não é a dieta, o livro ou a anestesia que interessam, mas o emagrecimento, o conhecimento e o alívio da dor.
Já o investidor quer saber como, a partir do benefício do produto, será possível obter o retorno. Esse ganho costuma ser financeiro: receber os recursos com lucro. Porém, pode haver situações em que há outros valores em jogo, como ações de impacto social.
A comunicação não verbal também é importante, porque permite comunicar muita coisa em pouco tempo. Ser assertivo, demonstrar confiança e entusiasmo, usar gestos para compor o discurso são algumas boas práticas.
Um último ponto é pensar em como você vai chegar ao objetivo do pitch. Você deseja marcar uma reunião? Vender um produto imediatamente? Poder enviar um material completo?
Após a apresentação rápida, deixe claro o que você deseja com um pedido educado. É um chamado para ação que pode ou não ser atendido, mas as chances são maiores se pensar em como vai abordar a questão.
O discurso, agora, tem uma apresentação pessoal rápida, um corpo com aspectos-chave e um convite ao final. É o momento de praticar, inclusive, com variações de tempo e teste com amigos e colegas de trabalho para ter tudo na ponta da língua.
O elevator pitch, assim como outras formas de comunicação, é uma competência que pode ser aprendida. Por isso, as capacitações são o melhor caminho para quem deseja dominar as técnicas e ferramentas das apresentações rápidas.
Aqui na SOAP, você pode se capacitar com especialistas em comunicação em curso específico sobre o tema: SOAP Elevator Pitch.
Nesta formação, você vai entender como fazer um diagnóstico confiável da audiência. Igualmente, terá acesso a métodos para definir objetivos para a comunicação e elaborar uma narrativa rápida e eficaz para persuadi-la.
Também é um curso que ensina como definir as prioridades entre as informações e adaptar os argumentos ao ouvinte. Você terá todas as ferramentas para um elevator pitch de sucesso.
Alternativamente, uma boa formação é o SOAP StorySelling, pois você irá aprender como implementar a arte de contar histórias em diferentes tipos de apresentação de vendas.
O elevator pitch é uma técnica importante e pode alavancar projetos, vender produtos ou fazer pessoas aderirem a ideias. Por isso, profissionais e equipes vão estar mais preparadas para atingir seus objetivos se desenvolverem essa competência.
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