O que é Educação Corporativa? Veja exemplos práticos para se inspirar

A palavra educação pode ser definida como a ação de ensinar e aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém.

Treinamento SOAP
09/02/2023
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A palavra educação pode ser definida como a ação de ensinar e aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém. Existem diferentes tipos: infantil, musical, formal, básica e, entre eles, a Educação Corporativa.

Também conhecida como educação empresarial, a Educação Corporativa refere-se ao processo de aprendizagem cujo foco é estimular a gestão do conhecimento para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

O tema é extremamente relevante não só para os profissionais, como para as empresas, que garantem vantagens competitivas ao manter em seus quadros uma gama de colaboradores altamente qualificados para desempenhar suas funções, de acordo com as demandas atuais do mercado.

Além disso, profissionais que têm consciência sobre a importância de seu trabalho para a empresa produzem mais, melhor e conseguem contribuir com ideias e soluções para desenvolvimento do negócio.

Por outro lado, as organizações que não se atentam à necessidade de fomentar uma cultura de lifelong learning, ou seja, de aprendizado contínuo, correm o risco de ficarem estagnadas no que diz respeito às práticas de inovação. O desempenho e resultados dos funcionários, por exemplo, podem ser otimizados por meio de treinamentos corporativos.

De acordo com resultados de uma pesquisa realizada e apresentada durante a 14ª edição do HR First Class, 73% dos executivos e líderes de RH entrevistados acreditam que a Educação Corporativa beneficia todo o ecossistema empresarial. Além de gerar impacto positivo para clientes, fornecedores e a sociedade de modo geral.

Ainda segundo o mesmo levantamento, 95% dos entrevistados acham que a Educação Corporativa colabora para o alinhamento entre funcionários e a cultura organizacional da empresa.

6 motivos para investir em Educação Corporativa

Investir em Educação Corporativa é uma maneira de ajudar os colaboradores a desenvolverem as melhores formas de lidar com os desafios impostos pelo mercado de trabalho.

Mais que isso, é fomentar o acesso à qualificação profissional, garantindo que os funcionários possam desempenhar suas funções com eficácia.

Mas os benefícios vão além: há ganhos em quesitos, como inovação, motivação, criatividade e estratégia. Veja 6 motivos para investir em Educação Corporativa:

1. Aumenta a motivação

Quando a empresa investe na qualificação de seus profissionais, eles se sentem motivados a apresentar os melhores resultados em suas áreas de atuação. A prática

também ajuda a aumentar a confiança dos colaboradores para tomada de decisões, especialmente as mais estratégicas e que podem resultar em melhorias para os negócios.

2. Diminui a rotatividade

Outra vantagem é a retenção de talentos e a diminuição do turnover de pessoal, uma vez que os funcionários entendem o valor agregado de atuar naquela organização e tendem a se sentir mais satisfeitos com o trabalho.

3. Mais produtividade

Desenvolver e aprimorar habilidades ajuda os profissionais a trabalharem de maneira mais eficaz e produtiva, gerando ganhos em qualidade e eficiência. Consequentemente, a empresa tem aumento nos resultados.

4. Garante vantagem competitiva no mercado

Ter pessoas engajadas, produtivas e qualificadas atuando na empresa auxilia no desenvolvimento de novas soluções. Além disso, amplia a capacidade da organização em satisfazer as necessidades do mercado de maneira eficaz e entregar valor para os clientes.

Isso colabora para o aumento da visibilidade e credibilidade do negócio perante o mercado e aos consumidores.

5. Melhora os processos de inovação e criatividade

Conhecer o que há de novo no mercado e entender as demandas exigidas dos profissionais atualmente são etapas fundamentais para que a inovação e desenvolvimento de soluções criativas aconteçam.

Um ponto importante é que esses processos são trabalhados de maneira mais fluida e assertiva quando os profissionais dispõem de informação e habilidades necessárias para trabalhar em novos projetos e sugerir melhorias.

6. Garante boa reputação para as empresas

As empresas que investem em Educação Corporativa são bem-vistas por seus colaboradores e pelo mercado, e reforçam a imagem de uma organização que se preocupa não só com a excelência de suas entregas, mas também com o desenvolvimento dos funcionários.

Educação Corporativa na prática

A Educação Corporativa vai além de um simples treinamento, ela deve fazer parte da cultura organizacional da empresa, visando a potencializar as expertises técnicas ou comportamentais dos funcionários. Isso pode ser feito de forma individual ou coletiva.

O objetivo final a ser alcançado é garantir que esse colaborador possa se desenvolver e tenha condições para entregar os melhores resultados em suas tarefas.

Diante disso, o ideal é que os treinamentos sejam personalizados de acordo com o perfil e as necessidades da empresa e de seus colaboradores. Assim, é importante definir um plano estratégico que engloba desde os objetivos e desafios até questões orçamentárias.

Algumas perguntas norteadoras auxiliam na hora de montar essa estratégia. Por exemplo:

  • O que a empresa busca com a adoção de estratégias de Educação Corporativa?
  • Quais profissionais deverão ter acesso aos treinamentos?
  • Quais habilidades e competências esses colaboradores precisam aperfeiçoar?
  • Quais são os treinamentos ideais para contribuir com esse desenvolvimento?
  • Quais resultados a empresa espera obter após essa implementação?
  • Qual é o orçamento disponível para elaboração dessas ações?

Outras questões também podem ser consideradas. A ideia desses questionamentos é tornar o processo o mais claro e viável possível para as organizações. Além disso, esse planejamento é uma forma de garantir que o investimento em Educação Corporativa ocorra da maneira correta e com foco nos melhores resultados para os colaboradores e para a empresa.

Exemplos de Educação Corporativa

Diferentes práticas podem ser adotadas para promover a Educação Corporativa dentro das empresas. Os eventos corporativos, por exemplo, são uma boa oportunidade de reunir os funcionários para apresentar conteúdos educativos, além de reforçar os princípios e valores da empresa.

A organização do evento não precisa ser complexa. Dá para promover um encontro on-line, por exemplo, com a ajuda de plataformas de vídeo transmissão.

Uma forma de tornar a experiência ainda mais especial e enriquecedora é convidar especialistas para palestras ou seminários sobre temas específicos.

Participantes de treinamento realizam anotações
Eventos e palestras são exemplos de como aplicar a Educação Corporativa

Outro exemplo típico e muito eficaz são as mentorias. Basicamente, um profissional altamente especializado em um tema conduz a jornada de aprendizado de uma pessoa ou grupo em relação àquela pauta, sendo uma ótima oportunidade para troca de experiências e conhecimentos.

Por fim, o método mais popular de todos é a oferta de treinamentos corporativos.

Educação Corporativa e treinamentos corporativos são a mesma coisa?

Os treinamentos corporativos, normalmente, são um dos principais meios pelos quais uma empresa pensa em oferecer Educação Corporativa a seus funcionários. Mas o que ocorre na prática é que muitas vezes os conceitos acabam se confundindo.

É importante esclarecer que treinamentos corporativos e Educação Corporativa são coisas diferentes.

A Educação Corporativa é um conceito mais amplo, que, conforme já mencionado, abriga diferentes estratégias, alinhadas às necessidades do negócio. Já os treinamentos corporativos são apenas uma das estratégias de Educação Corporativa cujo foco é aprimorar as habilidades do profissional. São momentos focados no desenvolvimento de expertises de alto valor para o mercado de trabalho.

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Tendências para a Educação Corporativa em 2023

Para esse ano, algumas tendências devem transformar o modo como as empresas trabalham a questão da Educação Corporativa, oferecendo um ensino mais personalizado e dinâmico. Veja algumas práticas que devem se destacar:

Microlearning

Em meio a uma rotina corrida e com o tempo cada vez mais escasso, os profissionais têm passado a valorizar o microlearning, um modelo de aprendizagem que se diferencia do tradicional por sua abordagem.

A ideia é dividir um conteúdo em fragmentos menores, de forma que os alunos tenham acesso a pequenas doses de conhecimento de maneira rápida e prática, podendo o conteúdo ser acessado até mesmo pelo celular.

O microlearning se baseia em quatro pilares: simplicidade, tempo, ação e conectividade.

Digital skills

Não é de hoje que o desenvolvimento de competências digitais é uma necessidade latente no mercado. E a tendência segue forte este ano.

Conteúdos relacionados à proteção de dados, segurança digital, novidades tecnológicas e outros do universo da Tecnologia da Informação e do ambiente digital devem virar pauta nas estratégias de Educação Corporativa das empresas.

Cohort Based Learning

O Cohort Based Learning consiste em um modelo de aprendizagem que reúne diferentes pessoas com interesses em comum em uma equipe.

Isso torna o processo de Educação Corporativa ainda mais enriquecedor, uma vez que profissionais de diferentes departamentos podem se unir para aprender um assunto juntos.

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