8% das melhores empresas para trabalhar reconhecem a importância dos programas de mentoria
O relatório Great Place to Work 2023 verificou que 8% das melhores empresas para trabalhar reconhecem a importância dos programas de mentoria, mostrando como essa abordagem está crescendo.
Muitas pessoas acreditam que contar com a experiência de outros profissionais pode ajudá-las a aprender mais. E, neste contexto, destacam-se duas soluções no mercado: a mentoria e consultoria. Mas você sabe a diferença entre elas?
Neste artigo você vai entender como cada uma funciona, os benefícios e muito mais. Vamos lá?
A mentoria pode ser comparada com o compartilhamento de conhecimento de geração para geração, sempre tendo alguém mais experiente como fonte de inspiração para os demais.
Ou seja, é uma relação interpessoal em que um profissional, também conhecido como mentor, compartilha seus conhecimentos com o mentorado.
Vale lembrar que o objetivo não é apenas aumentar as habilidades profissionais, mas também o desenvolvimento pessoal.
Pensando em escolher a mentoria? Veja, abaixo, alguns dos benefícios:
Os formatos de mentoria podem variar conforme a necessidade de cada mentorado. Há, no entanto, algumas que são mais comuns, tais como:
Também conhecida como mentoria de carreira, ela auxilia o profissional a identificar seus objetivos e a escolher a melhor forma de alcançá-los.
Mentoria Pessoal
Outro tipo de mentoria é a pessoal. Neste caso, o objetivo é ajudar o mentorado com problemas pessoais, incluindo a forma como ele lida com outras pessoas – amigos, família, relacionamentos amorosos etc.
A mentoria de negócios é mais voltada para líderes de equipes, empreendedores, empresários etc, uma vez que uma das suas finalidades é melhorar os resultados da empresa.
Mentoria de Finanças
Por fim, a mentoria de finanças é voltada para diferentes públicos, desde iniciantes até pessoas mais experientes, já que ela serve para ajudar a pessoa a cuidar melhor do seu dinheiro, entender quais são os tipos de investimentos e preservar o patrimônio.
Mas lembre-se: a escolha do tipo de mentoria varia muito, pois é preciso compreender quais são os objetivos e necessidades específicas de cada mentorado.
Agora que você já sabe o que é mentoria e quais são os tipos, continue a leitura para entender a diferença para consultoria.
Diferente da mentoria, a consultoria é mais objetiva, pois ela é um serviço de aconselhamento especializado que oferece soluções práticas.
Vamos a um exemplo:
Você administra uma empresa de joias para classe A. Para aumentar as vendas no próximo ano, você contrata um consultor de marketing para definir como atingir seu público.
Mais tarde, à medida que as vendas aumentaram, o negócio triplicou e tornou-se difícil gerir o dinheiro. Isso o levou a contratar uma nova consultoria, dessa vez voltada para o setor financeiro.
Viu, só? A consultoria é capaz de se adaptar conforme as necessidades do momento. Contudo, não adianta contratar um consultor sem ter um objetivo bem definido.
A consultoria oferece diversas vantagens, como:
Como mencionamos acima, a consultoria é um serviço prestado para trazer o diagnóstico para um determinado tema ou área específica.
A seguir, veja os tipos de consultorias que separamos para você conhecer:
O foco é assessorar organizações na melhoria de processos, tomada de decisões estratégicas, implementação de mudanças organizacionais e otimização da eficiência operacional.
Fornece orientação sobre questões financeiras como orçamento, gestão financeira, planejamento tributário, análise de investimentos e estratégias para melhorar a saúde financeira da empresa.
Consultoria de Recursos Humanos
Ajuda as organizações a otimizarem suas práticas de Recursos Humanos (RH), incluindo recrutamento, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, remuneração e benefícios, bem como questões relacionadas à cultura organizacional.
Oferece orientação legal especializado em áreas como Direito Empresarial, contratos, propriedade intelectual, conformidade regulatória e resolução de disputas.
Tem como foco a melhoria contínua da qualidade dos produtos ou serviços, incluindo a implementação de sistemas de gestão da qualidade e padronização de processos.
Vale reforçar que cada tipo de consultoria é adaptado para resolver desafios específicos e contribuir para o sucesso e a eficiência das organizações.
O Sebrae, por exemplo, atua em diferentes áreas de consultoria para microempreendedores, microempresas, produtores rurais e muito mais.
Essa é uma dúvida muito comum quando falamos sobre consultoria e mentoria. Mas a nossa dica é: considere os objetivos da organização antes de escolher entre uma das duas.
Lembre-se que a mentoria aborda o desenvolvimento contínuo e acompanha o profissional por um período. Já a consultoria é voltada para situações mais específicas.
Ambas as práticas, quando estrategicamente integradas, podem promover o desenvolvimento interpessoal e profissional.
Se a sua empresa precisa estruturar melhor seus processos de comunicação, a SOAP oferece o treinemento Estratégia de Comunicação. Ele é focado na exposição e capacitação profissional, desde a criação de estratégias eficazes até a sua mediação.
Mas não paramos por aí! Após a conclusão do seu treinamento, oferecemos a oportunidade extra: a Mentoria Personalizada SOAP.
Com orientação de especialistas, você terá suporte personalizado para traduzir o que aprender na realidade dos negócios. Gostou da ideia? Então fale com um de nossos consultores.