Ao “bixo” com carinho: Finalmente, você venceu.
Ao “bixo” com carinho: Finalmente, você venceu. Anos de cursinho, a indecisão sobre qual profissão escolher, a pressão dos pais para decidir o seu futuro. Tudo isso ficou para trás: agora você é universitário. Porém, faculdade não é só diversão e, como diria o Tio Ben do Homem Aranha, “com grandes poderes, grandes responsabilidades” e isso inclui as apresentações da faculdade.
Entre as coisas mais importantes da vida acadêmica, um momento em que você precisa mandar bem é durante a apresentação de trabalhos. Um trabalho bem-apresentado conquista:
Por isso, escrevemos este conteúdo para trazer alguns conceitos que usamos na SOAP para você utilizar nas apresentações da faculdade.
Sabemos que no dia-a-dia você não terá um budget, tendo que conciliar os estudos com um estágio e ainda precisará administrar os conflitos no grupo. Tudo isso ficará bem mais simples se for norteado por algumas perguntas básicas e que podem te ajudar nesses momentos decisivos.
(Acredite: aquele meio ponto perdido por não ter falado mais alto pode salvar o seu semestre). Antes de abrir o Wikipédia, que tal passar por esses passos? Continue a leitura!
Não me diga que seu objetivo é ganhar um 10. Do contrário, por que você acha que uma turma inteira prestará atenção em você e não no WhatsApp? É importante que esse seja o seu primeiro passo: ter claro o objetivo de sua apresentação.
Para isso, faça perguntas, como:
Isso vale para a exposição de um plano de mídia na publicidade, defender uma corrente na psicologia, falar sobre a importância de determinado músculo na educação física… e por aí vai!
Quantos já se deparam com “Professor, o computador não está lendo o pen drive!” (Acredito que essa seja uma versão moderna de “O cachorro comeu a minha lição de casa!”).
É importante que você verifique antecipadamente o ambiente de sua apresentação:
Fazendo esse checklist anteriormente você ganhará tempo, transmitir confiança e não precisará passar por situações constrangedoras que apenas aumentarão o seu nervosismo.
Sabe aquele amigo do grupo que começa a falar como se não houvesse amanhã? Que entra no detalhe, do detalhe, do detalhe? Que divaga no assunto e todos se perguntam “do que ele está falando?”.
O tempo que você tem deve ser bem administrado, porque ele fará toda a diferença em manter a atenção da sua audiência.
E, como você pode fazer isso? Ensaiando, ensaiando e ensaiando.
Algumas dicas para esse momento:
Quem é o professor com quem falará? É o amigão da galera? O que reprova por meio ponto? O que passa um fantástico resumo antes de uma avaliação? Uma dica que sempre funciona é tentar descobrir mais sobre o perfil da sua audiência e tentar incorporar elementos que dialoguem com ela.
Como fazer isso:
Por último, pense em você! Faça uma análise sincera do seu perfil e use-a nas apresentações da faculdade. Utilize o seu bom humor, o seu jeito questionador, o seu amor pela matéria, o seu relacionamento com os amigos de sala… seja você mesmo!
Muitas vezes, o que difere sua apresentação das demais não são slides bonitos e, sim, você mesmo! Os slides são apenas suporte para o conteúdo que você estudou e está dentro de você.
Independentemente da sua área de formação, é possível inovar, destacar-se e fazer apresentações memoráveis na faculdade. Se você começar a seguir esses passos agora, com certeza, terá melhor preparação e desenvolvimento para enfrentar uma banca de TCC, mas esse já é outro capítulo.
Quer ler mais conteúdos como esse? Então, siga as nossas redes sociais e continue aprimorando suas apresentações na faculdade. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube!