Como vencer a timidez ao fazer uma apresentação profissional?

75% da população brasileira sofre de glossofobia, o medo de falar em público

Treinamento SOAP
21/03/2024
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Você já sentiu aquele frio na barriga ao enfrentar uma plateia? A boca seca e o coração acelerado? Isso pode ser um sintoma da timidez. É uma emoção comum, mas quando excessiva, pode se tornar uma barreira na sua vida. 

Entender como enfrentar esse desafio aprimora o desempenho individual e permite que você consiga transmitir, de forma eficaz, o que quer comunicar.   

A boa notícia é que existem dicas e técnicas específicas que podem ajudar a vencer a timidez na hora de uma apresentação profissional. A seguir, veja quatro delas.  

4 dicas para vencer a timidez 

Antes de qualquer ponto, vale lembrar que esse processo é contínuo e completamente individual. Isto é, cada pessoa tem o seu próprio tempo e ritmo.  

#1 Saiba o que você vai apresentar e monte um roteiro 

Dominar o conteúdo que você vai apresentar é muito importante para vencer a timidez ao falar em público. Quanto mais familiarizado estiver com o tema da apresentação, maior será sua confiança ao abordá-lo.  

Portanto, dedique tempo ao estudo detalhado do assunto, buscando uma compreensão clara e objetiva sobre o que você vai abordar. 

Além disso, faça um roteiro sobre o que deseja falar. Você pode organizar em tópicos como abertura, desenvolvimento e conclusão. 

Leia também: 5 regras de ouro que você precisa conhecer para desenvolver um roteiro persuasivo em suas apresentações 

#2 Pratique em voz alta o que você vai apresentar 

Ter uma comunicação clara vai além de conseguir organizar o conteúdo mentalmente; também abrange o tom de voz. Por isso você precisa praticar em voz alta o que você quer falar no dia da sua apresentação. 

Seja com os amigos, familiares e até mesmo sozinho, a dica aqui é: treine sua apresentação várias vezes antes do evento.  

Ao praticar em voz alta, você se familiariza com o ritmo e o fluxo das palavras, além de ganhar confiança na capacidade de expressar suas ideias de forma clara e articulada. 

Para se preparar, você pode seguir o seguinte passo a passo:   

  • Faça uma gravação do treino para ouvir sua própria voz, identificando pausas e marcando pontos para respirar;  
  • Ouça a gravação posteriormente e faça uma avaliação do material. Tenha atenção ao tom de voz e identifique se ele está trêmulo, agudo ou fraco.   

#3 Foque na sua respiração  

A respiração também tem um papel fundamental na oratória e é essencial para reduzir o nervosismo. Portanto, para conseguir vencer a timidez, adote algumas técnicas de respiração, pois isso pode contribuir para que você consiga manter a calma.  

Além disso, durante a apresentação, faça pausas e respire entre uma frase e outra.  Esse hábito auxilia na oxigenação do cérebro e promove o fluxo ininterrupto das ideias e evita prejuízos na comunicação.  

#4 Cuide da linguagem corporal  

O receio de falar em público leva as pessoas a adotarem uma postura retraída, como se tentassem se esconder do público. No entanto, essa atitude limita o diafragma e transmite sensação de insegurança.  

Por isso, a linguagem corporal pode ser uma poderosa aliada para lidar com a timidez e para vencê-la.  

Faça o uso coerente da sua linguagem corporal: use as mãos, movimente-se e interaja com o público. Vale lembrar que é essencial evitar os excessos. 

Treinar e dominar o conteúdo ajudam a vencer a timidez

Glossobofia: veja quais são os sinais do medo de falar em público 

Falar em público é uma habilidade importante, especialmente no ambiente corporativo. Mas para algumas pessoas a ideia de enfrentar uma plateia pode desencadear uma ansiedade avassaladora, também conhecida como glossofobia.  

A glossofobia é um termo utilizado para descrever o medo excessivo e irracional de falar em público. É um tipo de fobia social que pode afetar profundamente a vida de uma pessoa.  

Segundo o Instituto de Psicologia Aplicada, 75% da população sofre com glossofobia. 

Geralmente, o diagnóstico é feito com base em uma avaliação clínica abrangente, que pode incluir entrevistas, questionários padronizados, avaliação do histórico médico e observação do comportamento do indivíduo em situações de fala em público. 

Os indivíduos que sofrem de glossofobia podem experimentar uma série de sintomas físicos e emocionais antes e durante uma situação de fala em público e, muitas vezes, esse medo leva à paralisação, comprometendo o desempenho nas relações profissionais.  

A glossofobia pode apresentar alguns sintomas físicos, como:  

  • suor excessivo (sudorese);  
  • taquicardia;  
  • boca seca;  
  • alteração da pressão (baixa ou alta);  
  • náuseas e vômitos;  
  • dificuldade para respirar;  
  • voz trêmula;  
  • dor de cabeça;  

Além disso, há os sintomas emocionais:  

  • estresse intenso;  
  • ansiedade;  
  • medo excessivo de ser julgado em público;  
  • pânico;  
  • frustração. 

Reconhecer os sinais do medo de falar em público é um passo importante para vencer a timidez e desenvolver a confiança necessária para se expressar de maneira impactante. 

Como vencer a timidez e o medo de falar em público?  

Agora que você conhece os sintomas físicos e quais são as maneiras de vencer a timidez, você está um passo à frente para conseguir enfrentar os esses bloqueios emocionais. 

Ter confiança é essencial para o crescimento profissional e pessoal. Para apoiar você e seu time com esse aprendizado, a dica é o workshop SOAP Apresentador.  

Com ele, seu time terá a oportunidade de aprender, por meio de técnicas e exercícios práticos de oratória, como aplicar pilares estratégicos na construção de suas apresentações.  

Uma de nossas abordagens é o autoconhecimento. Além disso, a SOAP busca capacitar os participantes a cultivarem uma consciência tanto verbal quanto não-verbal durante as apresentações.

Quer saber mais sobre o treinamento SOAP Apresentador? Entre em contato com um dos nossos especialistas. 



Posts Relacionados

Fique atento! 5 principais erros de linguagem corporal em uma apresentação

Apresentações
20/04/2024
leia agora

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França