75% da população brasileira sofre de glossofobia, o medo de falar em público
Você já sentiu aquele frio na barriga ao enfrentar uma plateia? A boca seca e o coração acelerado? Isso pode ser um sintoma da timidez. É uma emoção comum, mas quando excessiva, pode se tornar uma barreira na sua vida.
Entender como enfrentar esse desafio aprimora o desempenho individual e permite que você consiga transmitir, de forma eficaz, o que quer comunicar.
A boa notícia é que existem dicas e técnicas específicas que podem ajudar a vencer a timidez na hora de uma apresentação profissional. A seguir, veja quatro delas.
Antes de qualquer ponto, vale lembrar que esse processo é contínuo e completamente individual. Isto é, cada pessoa tem o seu próprio tempo e ritmo.
Dominar o conteúdo que você vai apresentar é muito importante para vencer a timidez ao falar em público. Quanto mais familiarizado estiver com o tema da apresentação, maior será sua confiança ao abordá-lo.
Portanto, dedique tempo ao estudo detalhado do assunto, buscando uma compreensão clara e objetiva sobre o que você vai abordar.
Além disso, faça um roteiro sobre o que deseja falar. Você pode organizar em tópicos como abertura, desenvolvimento e conclusão.
Leia também: 5 regras de ouro que você precisa conhecer para desenvolver um roteiro persuasivo em suas apresentações
Ter uma comunicação clara vai além de conseguir organizar o conteúdo mentalmente; também abrange o tom de voz. Por isso você precisa praticar em voz alta o que você quer falar no dia da sua apresentação.
Seja com os amigos, familiares e até mesmo sozinho, a dica aqui é: treine sua apresentação várias vezes antes do evento.
Ao praticar em voz alta, você se familiariza com o ritmo e o fluxo das palavras, além de ganhar confiança na capacidade de expressar suas ideias de forma clara e articulada.
Para se preparar, você pode seguir o seguinte passo a passo:
A respiração também tem um papel fundamental na oratória e é essencial para reduzir o nervosismo. Portanto, para conseguir vencer a timidez, adote algumas técnicas de respiração, pois isso pode contribuir para que você consiga manter a calma.
Além disso, durante a apresentação, faça pausas e respire entre uma frase e outra. Esse hábito auxilia na oxigenação do cérebro e promove o fluxo ininterrupto das ideias e evita prejuízos na comunicação.
O receio de falar em público leva as pessoas a adotarem uma postura retraída, como se tentassem se esconder do público. No entanto, essa atitude limita o diafragma e transmite sensação de insegurança.
Por isso, a linguagem corporal pode ser uma poderosa aliada para lidar com a timidez e para vencê-la.
Faça o uso coerente da sua linguagem corporal: use as mãos, movimente-se e interaja com o público. Vale lembrar que é essencial evitar os excessos.
Falar em público é uma habilidade importante, especialmente no ambiente corporativo. Mas para algumas pessoas a ideia de enfrentar uma plateia pode desencadear uma ansiedade avassaladora, também conhecida como glossofobia.
A glossofobia é um termo utilizado para descrever o medo excessivo e irracional de falar em público. É um tipo de fobia social que pode afetar profundamente a vida de uma pessoa.
Segundo o Instituto de Psicologia Aplicada, 75% da população sofre com glossofobia.
Geralmente, o diagnóstico é feito com base em uma avaliação clínica abrangente, que pode incluir entrevistas, questionários padronizados, avaliação do histórico médico e observação do comportamento do indivíduo em situações de fala em público.
Os indivíduos que sofrem de glossofobia podem experimentar uma série de sintomas físicos e emocionais antes e durante uma situação de fala em público e, muitas vezes, esse medo leva à paralisação, comprometendo o desempenho nas relações profissionais.
A glossofobia pode apresentar alguns sintomas físicos, como:
Além disso, há os sintomas emocionais:
Reconhecer os sinais do medo de falar em público é um passo importante para vencer a timidez e desenvolver a confiança necessária para se expressar de maneira impactante.
Agora que você conhece os sintomas físicos e quais são as maneiras de vencer a timidez, você está um passo à frente para conseguir enfrentar os esses bloqueios emocionais.
Ter confiança é essencial para o crescimento profissional e pessoal. Para apoiar você e seu time com esse aprendizado, a dica é o workshop SOAP Apresentador.
Com ele, seu time terá a oportunidade de aprender, por meio de técnicas e exercícios práticos de oratória, como aplicar pilares estratégicos na construção de suas apresentações.
Uma de nossas abordagens é o autoconhecimento. Além disso, a SOAP busca capacitar os participantes a cultivarem uma consciência tanto verbal quanto não-verbal durante as apresentações.
Quer saber mais sobre o treinamento SOAP Apresentador? Entre em contato com um dos nossos especialistas.