Como apresentar sua empresa e conquistar clientes? Saiba 5 técnicas

Saber como apresentar sua empresa e se comunicar é fundamental para todos os executivos, empreendedores e até mesmo profissionais que querem conquistar novos clientes.

Treinamento SOAP
14/02/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Saber como apresentar sua empresa e se comunicar é fundamental para todos os executivos, empreendedores e até mesmo profissionais que querem conquistar novos clientes. Mas quais são as melhores estratégias para desenvolver essa habilidade? 

A primeira coisa para se ter em mente é que cada apresentação é uma oportunidade única para conquistar novos parceiros e fechar negócios. Por isso, garantir uma boa desenvoltura nesses momentos é fundamental. 

Outro ponto a considerar é que boas oportunidades não aparecem a todo momento. Assim, é importante estar preparado para quando surgir a chance de apresentar sua empresa. 

5 técnicas para apresentar sua empresa 

Existem diferentes formas de apresentar sua empresa para potenciais clientes. Cada uma tem suas próprias especificidades, mas o segredo de todas elas é saber se expressar de forma objetiva e clara. E isso requer preparação prévia. 

Algumas técnicas podem ajudar, independentemente do modelo escolhido para sua apresentação. Entre elas: 

  1. Conheça a fundo o seu negócio 

Parece óbvio, mas conhecer ao máximo os detalhes da sua empresa é fundamental na hora de apresentar seu negócio, seja para novos clientes ou investidores.  

Nesse momento é importante falar não só sobre a atuação e segmento da organização, como apresentar resultados e os diferenciais do negócio. Além de estar preparado para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir. 

  1. Conheça seu cliente 

Saber com quem está falando é um dos pontos centrais para a construção do seu discurso. É com base no perfil de cada cliente que você poderá identificar o melhor tom a ser utilizado. 

Uma conversa com um cliente mais despojado, por exemplo, permite brincadeiras (na medida certa) e um diálogo não tão formal. Já com os clientes mais sérios, o ideal é ir direto ao ponto, sem muitos rodeios. 

  1. Seja sucinto 

Apesar de ser uma apresentação, o ideal é não cansar ou tomar muito tempo de seus clientes desnecessariamente. Por isso, foque nos principais pontos que precisam ser comunicados.  

Outra vantagem é que mensagens mais curtas e com poucas palavras fixam melhor na mente da audiência, garantindo que todos entendam com clareza o que deseja destacar. 

  1. Mantenha o foco total no cliente 

O intuito da apresentação é mostrar ao cliente que sua empresa é capaz de solucionar, de maneira eficaz, os problemas dele. Por isso, deixe a vaidade de lado e esteja disposto a ouvir as necessidades de seu cliente, buscando atendê-la da melhor maneira possível. 

  1. Saiba negociar 

Aguarde o momento certo da conversa para apresentar os valores praticados pela sua empresa. 

Esteja preparado para pedidos de desconto ou condições especiais de pagamento e estude a melhor maneira de conduzir essa negociação para que se chegue a um acordo favorável às duas partes. 

Formas de apresentar sua empresa 

Elevator Pitch 

O elevator pitch ou “discurso de elevador” é uma apresentação rápida, em que o empreendedor tem de dois a três minutos para “vender” sua empresa.  

Uma forma de entender esse conceito é imaginar que você encontrou um cliente em potencial no elevador e só tem aqueles minutos para convencê-lo a conhecer mais o seu negócio. 

Não perca tempo falando coisas óbvias ou tentando explicar todo o seu negócio de uma só vez. Também se atente ao tempo, o pitch é uma conversa rápida de, no máximo, cinco minutos. Mas, o ideal é ficar na média de dois ou três. 

Ou seja, você precisa saber destacar os principais pontos que vão chamar atenção do cliente para fazer com que ele se interesse mais pela sua empresa. Por exemplo, conhecer as principais dores e desejos do seu público faz diferença na hora de preparar o discurso. 

Em apenas três passos é possível conduzir a conversa para a marcação de uma reunião, em que você terá mais oportunidade para falar sobre seu negócio. Veja: 

  1. Comece pelo porquê: descreva de forma clara os problemas solucionados pelo produto/serviço que sua empresa desenvolve. 
  1. Como você faz: faça uma breve descrição dos métodos que sua empresa utiliza para alcançar esses resultados. Esse é o momento de apresentar seus diferenciais. 
  1. No que essas ações resultaram: aponte quais dados e fatos ajudam a comprovar esses resultados que você mencionou. 

Feito isso, é hora de fazer um convite para seu cliente conhecer mais sua empresa, em uma reunião mais completa. Não esqueça de deixar um cartão de visitas com seus contatos. 

A SOAP te ajuda a criar narrativas rápidas e impactantes para que você esteja preparado para um elevator pitch e saiba definir o público-alvo, objetivo e argumento a utilizar neste momento. Confira aqui! 

Apresentação comercial 

Apesar de ser importante estar sempre preparado para um elevator pitch, não é a todo momento que você esbarrará com potenciais clientes por aí. Assim, uma das principais formas de apresentar sua empresa é a apresentação comercial. 

Essa é uma reunião mais elaborada, previamente marcada, onde o empreendedor ou executivo tem a chance de falar de forma mais detalhada sobre sua empresa para um cliente em potencial.  

É muito comum nessas apresentações usar slides e outros materiais de apoio para tornar a reunião mais chamativa e envolvente. E isso faz toda a diferença. Uma pesquisa da Wharton School of Business aponta que 67% das pessoas são mais atraídas por apresentações verbais que acompanham recursos visuais. 

Funcionários em um ambiente corporativo
Apresentação comercial é uma forma de falar mais detalhadamente sobre sua empresa para um cliente

A ideia é basicamente a mesma: destacar os diferenciais de sua empresa e apontar de que maneira seu produto/serviço pode solucionar as principais dores do cliente. 

A apresentação comercial, assim como o elevator pitch, requer preparação. Alguns pontos de atenção são: 

  • Ensaie antes da reunião; 
  • Estude sobre sua plateia; 
  • Seja objetivo e fale de forma clara; 
  • Esteja atento a sua postura durante a apresentação; 
  • Faça um resumo dos principais pontos ao final da apresentação; 
  • Abra espaço para perguntas e comentários. 

Outra questão que deve ser vista com atenção são os slides usados. Aposte em gráficos, infográficos e tabelas para ilustrar as informações.  

Além disso, não escreva textos muito longos, o que não significa que não devem ser informativos. Apresente dados de estudos e cases de sucesso, por exemplo. 

E-mail de apresentação de empresa 

Que tal usar as ferramentas digitais a seu favor? O e-mail pode ser um recurso para apresentar sua empresa a potenciais clientes e, quem sabe, estender a conversa para uma reunião presencial. 

Além disso, é um meio menos invasivo que os telefonemas e mais moderno que as antigas cartas para fazer contato. 

Essa forma de apresentar sua empresa, no entanto, requer ainda mais estratégia que as outras. Afinal, a ideia é fazer com que quem está recebendo a mensagem se interesse ao ponto de entrar em contato para saber mais sobre seu negócio. 

Por isso, algumas dicas podem ajudar: 

  • Escreva um assunto interessante. Pense que ele deve funcionar como uma espécie de convite irrecusável para ler o seu e-mail; 
  • Seja objetivo. Nada de textos longos e contextualizações irrelevantes para a mensagem final; 
  • Apresente propostas que gerem valor. Sua audiência precisa te enxergar como referência para se interessar em manter contato e futuramente fechar negócio com você; 
  • Ofereça algum benefício que seja de interesse desse possível cliente; 
  • Aposte em um call to action atraente, que instigue o cliente a manter contato; 
  • Faça uma pesquisa para identificar qual é o melhor dia e horário para fazer o envio do e-mail; 
  • Aposte na personalização. Afinal, cada cliente tem suas próprias necessidades; 
  • Por fim, fique atento aos erros de português e design, para não causar uma má impressão. 

Eventos 

Participar de feiras, exposições, congressos, palestras e até webinars é uma das maneiras como você pode apresentar sua empresa para o mercado. Esses lugares costumam reunir pessoas interessadas em produtos/serviços parecidos com os que sua empresa tem a oferecer. 

Você pode simplesmente marcar presença e abordar as pessoas de seu interesse para conversar — e utilizar estratégias como a do elevator pitch —, ou você pode montar um estande no local, no caso dos eventos físicos. 

Os estandes são elementos muito visuais, por isso vale a pena apostar no design, nas peças que irão compor o espaço e na organização dos itens. 

Outro cuidado é garantir que todos os colaboradores que participarão do evento estejam alinhados em relação a mensagem que a empresa quer transmitir e qual a melhor forma de abordar os visitantes. 

Uma terceira forma de apresentar sua empresa em um evento é ministrando uma palestra. Durante a ocasião, você pode aproveitar o tema a ser trabalhado para falar sobre um case de sucesso do seu negócio. 

Comunicação como pilar para conversão de vendas 

Ao longo do texto você deve ter percebido que a comunicação — escrita ou falada — é fator de extrema importância para aprender como apresentar sua empresa e conquistar clientes. 

Além de entender as necessidades do seu público, é importante saber usar a comunicação para chegar até ele, transmitindo confiança e autoridade. 

Desde o primeiro contato, até o momento da conversão, saber se comunicar de maneira adequada fará toda a diferença para alavancar as vendas do seu negócio. E essa é uma habilidade que todos os integrantes da organização devem trabalhar, do CEO ao estagiário. 

Para te ajudar nesse processo, a SOAP disponibiliza um e-book gratuito que te ensina a desenvolver técnicas para melhorar sua comunicação no momento da venda. Baixe agora! 



Posts Relacionados

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França