As mudanças cada vez mais rápidas e intensas na sociedade e, em especial, no mercado de trabalho fazem com que a demanda por fornecedores e treinamentos se acentue – afinal, as pessoas precisam adquirir novas habilidades e/ou aprimorar as que já tem para melhorar sua performance e entregar mais resultados.
As mudanças cada vez mais rápidas e intensas na sociedade e, em especial, no mercado de trabalho fazem com que a demanda por fornecedores e treinamentos se acentue – afinal, as pessoas precisam adquirir novas habilidades e/ou aprimorar as que já tem para melhorar sua performance e entregar mais resultados.
Com isso, a área de T&D ganha um papel de destaque, influenciando diretamente nos resultados da empresa. No entanto, também é mais cobrada para promover treinamentos que sejam eficientes e eficazes, produzindo resultados mensuráveis.
Foi um pouco desse contexto que Wendy Kirkpatrick abordou em sua palestra no ADT 2018. Com o objetivo de ajudar as pessoas de T&D a avaliar com assertividade os treinamentos de seus fornecedores, Wendy fez uma série de questionamentos, mostrando que o caminho para encontrar a melhor resposta está em fazer as perguntas certas.
Em primeiro lugar, é preciso identificar o real motivo e/ou objetivo de uma determinada área ao solicitar um treinamento para sua equipe, ou para um indivíduo específico.
Saber isso é fundamental para o trabalho de encontrar o treinamento que irá produzir os resultados esperados para a área e, consequentemente, a empresa.
Assim, comece perguntando:
– Quais problemas queremos resolver? Quais resultados esperamos atingir? E como vamos medi-los?
Depois, disso, descubra:
– Qual problema de performance estamos resolvendo? O que as pessoas deveriam fazer no dia a dia depois do treinamento? Que tipo de suporte as pessoas precisam para ter sucesso? Como ela pode ser mensurada?
Em seguida, questione:
– O que as pessoas precisam saber? O que elas precisam praticar? Como as pessoas deveriam se sentir se aplicassem o conteúdo no dia a dia? É preciso ter alguma evidência que a pessoa aprendeu?
E, por fim, veja se tem algum outro ponto importante para o solicitante e se ele quer saber o nível de satisfação das pessoas com o treinamento.
Ao saber da real necessidade e do objetivo da área solicitante, é hora de encontrar o fornecedor capaz de dar as melhores respostas. Para isso, Wendy também sugere uma série de perguntas.
Primeiro, vá em busca das respostas sobre os objetivos:
– O quanto o treinamento está alinhado às necessidades do negócio? Quem determina se os objetivos foram atingidos e como isso é feito? Se o resultado não for atingido o que será feito?
Em seguida, mergulhe nos resultados:
– Como o conteúdo vai preparar as pessoas? Que suporte as pessoas terão na prática (após o treinamento)? Quais são os papéis e responsabilidades da empresa após o treinamento?
Depois, se concentre no conteúdo:
– Como o conhecimento e as habilidades são verificados? Quais ferramentas de avaliação são utilizadas dentro do treinamento? E, ao final?
E, por fim, pergunte sobre o que é feito para engajar as pessoas, verificando se existe alguma avaliação de metodologia dentro do próprio conteúdo?
Com esse arsenal de perguntas, você vai encontrar as respostas que precisa para encontrar o treinamento que vai produzir resultados de verdade. E, mais do que isso, você vai ser capaz de avaliar o treinamento que está contratando antes de contratá-lo.
PS: Ah! Se tiver curtido, não deixe de compartilhar esse post nas redes sociais! Além de compartilhar conhecimento, você ainda dá aquela forcinha pra gente! 😉