De debates a desafios, conheça as melhores estratégias para transformar uma convenção de vendas em uma experiência inesquecível
Um dos eventos mais importantes para alinhamento de perspectivas e definição do sucesso para a próxima temporada é a convenção de vendas. Com o objetivo de apresentar resultados e também as metas futuras, esse tipo de evento costuma reunir todos os representantes de vendas para garantir que tenham um direcionamento unificado.
É muito comum que convenções aconteçam nos últimos meses do ano, uma vez que boa parte das métricas utilizadas pelas empresas é anual. Uma convenção proporciona ainda uma excelente oportunidade para reconhecer os destaques do período anterior e construir networking.
Uma questão muito recorrente para quem uma convenção de vendas é como manter o público engajado, reter a atenção e o entusiasmo da plateia.
Essa afirmação foi feita pelo roteirista da SOAP, Gustavo Penna, durante a masterclass “Como fazer uma convenção de vendas impactante?”. E é a partir dela que nós trouxemos sete atividades que vão te ajudar a engajar seu público quando for realizar este evento.
Afinal, relacionamento não é exclusivo ao cliente final. Quem desempenha o trabalho de vendas precisa estar alinhado com a visão da empresa.
E quem for speaker da convenção de vendas precisa motivar o público, já que esse é um dos objetivos principais desse tipo de evento.
Assista a masterclass com Gustavo Penna na íntegra:
Está preparado para transformar sua convenção de vendas? Conheça atividades que vão encantar e engajar seu público para impulsionar resultados!
Leia também: Como fazer um roteiro de apresentação para convenção de vendas?
O brainstorm é uma técnica de geração de ideias que estimula a criatividade de um grupo. A tradução mais próxima seria “chuva de ideias”. Seu objetivo é encorajar que todos exponham suas ideias e pensamentos sem restrições, críticas ou julgamentos, visando a solução de um case.
Ao mesmo tempo, o estudo de caso é uma abordagem de pesquisa que permite que uma pessoa ou um grupo faça uma análise a partir de um contexto. Dentro de uma convenção de vendas, um estudo de caso interessante pode se referir a uma situação real que aconteceu em determinado time, destacando como eles enfrentaram este desafio.
O poder do brainstorming aliado ao estudo de caso em uma convenção de vendas cria um ambiente dinâmico e participativo. Essa sinergia não apenas gera um engajamento, incentivando a colaboração, mas também propõe pensamento crítico com aplicação prática e relevante ao dia a dia dos participantes. A convergência dessas abordagens estimula a troca de ideias e a criação de soluções inovadoras.
Team Building é uma metodologia que tem como objetivo promover o trabalho em equipe, aprimorar a colaboração e fortalecer os laços dentro de um grupo. Seu objetivo é criar um ambiente no qual os membros possam se conhecer, desenvolver confiança e melhorar sua comunicação.
O team building pode ser feito por meio de jogos, desafios, dinâmicas, exercícios livres e projetos em grupo que incentivam a comunicação e estimulam o trabalho em equipe.
É comum que nem todos os participantes de uma convenção de vendas se conheçam inicialmente, no entanto, o trabalho em equipe facilita não apenas interações coletivas, mas também o desempenho individual. Os desafios de Team Building serão capazes de fomentar o networking entre pessoas que fazem o mesmo trabalho, mas que não se conhecem.
Dentro do universo de vendas, o RPG ou apenas “role play”, é uma simulação em que os participantes assumem papéis fictícios e interagem entre si em um cenário determinado, podendo desenvolver habilidades de vendas, comunicação e trabalho em equipe:
Os profissionais podem simular os papéis de vendedores e clientes. Essa gamificação permite que eles pratiquem abordagens de vendas, técnicas de negociação e lidem com situações desafiadoras, uma vez que estão familiarizados com o perfil de seus clientes. Exercita também a empatia com o cliente, uma vez que, na atividade, os profissionais têm a oportunidade de inverter papéis.
Do uso de gatilhos mentais até as técnicas de oratória, o RPG é uma forte ferramenta para aprimorar as habilidades de comunicação dos profissionais de venda, trabalhando a assertividade e a autoconfiança, e ajudando a adaptar sua linguagem e estilo de acordo com a persona de cada cliente, proporcionando uma abordagem mais personalizada.
Os membros de cada equipe dentro desse treinamento em conjunto são capazes de colaborar para resolver desafios de vendas, desenvolver estratégias e compartilhar experiências. Além de fortalecer o espírito de equipe, essa prática estimula a troca de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento de cada indivíduo.
Nem sempre é possível trazer um cliente relevante para participar fisicamente de uma convenção de vendas. No entanto, graças à tecnologia, a realização de videoconferências se tornou um aliado acessível e eficaz.
As entrevistas com clientes estratégicos representam uma abordagem inteligente para engajamento em uma convenção de vendas, pois coloca a voz do cliente em destaque no evento. Essa prática não apenas proporciona insights valiosos, mas também destaca o comprometimento da empresa em colocar o cliente no centro de suas estratégias.
Atualmente, a internet se consolidou como a principal ferramenta de trabalho de boa parte da população mundial. Nela, é possível observar que tendências aparecem a cada segundo.
Um exemplo concreto é a utilização do WhatsApp como um meio oficial de comunicação dentro de empresas, fazendo — em alguns casos — com que meios de comunicação consolidados, como o e-mail, fiquem em segundo plano.
Dentro desse universo virtual, podemos perceber que tendências surgem e vão embora; algumas podem atrapalhar e outras podem apoiar o dia a dia de trabalho.
Promover debates entre figuras notórias trazidas para o evento ou até mesmo entre participantes, bem como apresentar as tendências para o período pós-convenção de vendas é uma atividade estratégica que manterá o seu público energizado e engajado. As pessoas desejam entender o que vem de novo para assim compreender como essas mudanças vão impactar no seu trabalho.
Momentos de descontração são grandes aliados para uma convenção de vendas, pois são capazes de trazer uma dose de informalidade para um evento tão importante. Para elevar o engajamento do seu público, dinâmicas de improviso podem se revelar como uma poderosa ferramenta.
A improvisação é uma técnica que estimula o participante a pensar de forma rápida, inesperada e sob pressão. Além disso, essa dinâmica prepara seus participantes para enfrentar situações inesperadas do dia a dia que podem acontecer com qualquer cliente.
Além de quebrar a formalidade do evento, essa atividade estimula a criatividade e espontaneidade dos participantes.
Nossa última sugestão de atividade para engajar o público em uma convenção de vendas é a apresentação de cases de sucesso. Toda convenção de vendas é construída em experiências, sejam elas positivas ou negativas.
Apresentar cases de sucesso da própria empresa (e até mesmo premiar as pessoas por responsáveis pelo case) durante a convenção de vendas não apenas proporciona uma visão transparente das conquistas da empresa, mas também serve como uma oportunidade única de valorizar aqueles que fizeram a diferença na temporada anterior.
Além de engajar o público, é possível construir uma cultura de reconhecimento que motiva todos os participantes a querer ser o próximo case de sucesso da empresa.
Seja objetivo e compreenda o seu público. O que eles desejam ouvir? O que eles precisam ouvir? A mensagem central do seu evento, as apresentações e as pessoas responsáveis por ela precisam estar em sintonia e se comunicar efetivamente com a audiência. É preciso conectar-se verdadeiramente para competir com as distrações que estão na palma da mão.
Capte a atenção do seu público desde o início, assim você estabelecerá uma conexão sólida. Utilize recursos envolventes como as atividades listadas neste artigo, sempre estimulando a participação do seu público. Adapte suas abordagens com as expectativas da sua audiência.
Lembre-se que a maior diferença entre uma convenção comum e uma inesquecível é a capacidade de manter o público engajado e ansioso por mais.
Mais de 75% das convenções corporativas não atingem os resultados esperados. Por isso, a SOAP disponibiliza uma consultoria para apresentações em convenções de vendas.
Grandes empresas do mercado já realizaram suas convenções com a SOAP, como Libbs, Ipiranga e Royal Canin.
A consultoria da SOAP oferece:
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