ATD 2019 | Como deixar uma apresentação com números divertida?

Várias tabelas, números espremidos, gráficos confusos, nenhuma cor na tela.

Treinamento SOAP
24/05/2019
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Várias tabelas, números espremidos, gráficos confusos, nenhuma cor na tela… Assim costumam ser as apresentações com número no ambiente corporativo, chatas e cansativas.

O resultado é que ao final ninguém se lembra de quase nada, porque praticamente dormiu de olhos abertos enquanto o apresentador falava. É sobre isso que o consultor Jeff Hiller, marqueteiro que já ganhou 4 prêmios Effie como VP da agência Leo Burnett, fala em sua palestra no ATD 2019. Detalhamos a seguir as principais dicas e técnicas de Data Storytelling para deixar sua apresentação com números mais divertida.

Saiba o objetivo da reunião

O apresentador traz uma dica que falamos muito aqui na SOAP: saiba a mensagem principal por trás do número. Ou seja, em vez de simplesmente dizer que sete pessoas da equipe pediram demissão nos últimos três meses, diga o porquê de isso ter acontecido.

O que elas disseram no momento da demissão? O que pode ser feito dali em diante para evitar que novos profissionais saiam da companhia? Saber qual o principal objetivo da reunião facilita que você saiba quais números são mais essenciais na hora de explicá-lo.

Conte uma boa história

Se você conseguir transformar isso em uma narrativa, melhor ainda. Qualquer assunto pode ficar agradável quando o apresentador consegue contar uma boa história (falamos um pouco sobre isso no blog post – Como gerar impacto emocional em apresentações com números).

Você pode, por exemplo, fazer metáforas com situações alheias ao ambiente corporativo para depois linkar com o que você quer dizer. Ou usar do suspense para prender a atenção das pessoas desde o início e, só ao final, transmitir a mensagem principal. A melhor estrutura narrativa vai variar de acordo com o contexto e o tempo da reunião. Caso seja algo breve, melhor ir direto ao ponto.

Tenha respostas para as perguntas-chave

Outra sugestão de Hiller é que, antes de abordar alguém importante para marcar uma reunião, como o presidente da empresa onde você trabalha ou um possível investidor, você tenha em mente as respostas para as seguintes questões: “O que você quer dizer?” e “Por que aquela pessoa deveria se importar com o que você quer dizer?”. Como sempre dizemos em nossos cursos e blogposts, é essencial ter bem definido como a sua ideia pode melhorar a vida da audiência – e conseguir transmitir isso no seu discurso na hora da apresentação.

Elimine números desnecessários

É importante destacar também que, mais importante do que tentar impressionar a audiência com números difíceis de serem encontrados, é dizer qual a sua conclusão sobre eles. O palestrante afirma que se você não souber transmitir para a audiência o porquê de estar mostrando aquele número, qual a importância dele, como ele pode melhorar algo e impactar a vida daquelas pessoas, dificilmente seu objetivo com aquele encontro será atingido.

Capriche no visual

Por meio de vários “antes e depois”, o apresentador também mostra como transformar a parte visual de uma apresentação entediante e confusa em algo bem mais agradável e cativante. Inicialmente, ele mostra um slide sobre o mercado de Spas com 2 gráficos em formato de pizza ocupando metade da tela, 5 tópicos e 88 palavras no total. “Zero capricho”, como ele classifica.

Depois, converte isso em cinco slides limpos e explicativos, com ilustrações e jogos de cores agradáveis para o público.


Estas foram as dicas do consultor Jeff Hiller, para mandar bem ao apresentar números. Se você quiser mais algumas, falamos sobre este tema no blogpost 5 dicas para a sua apresentação com números ser mais eficiente e menos chata.

Para saber mais sobre as palestras do ATD 2019, fique ligado em nossa cobertura. E não deixe de dividir todo o conteúdo com seu time.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Tags: resumo palestras atd

Posts Relacionados

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França