O melhor dos mundos é que uma apresentação profissional aconteça em uma sala fechada, com ar-condicionado nos dias quentes, e que o foco da audiência seja totalmente voltado ao apresentador.
O melhor dos mundos é que uma apresentação profissional aconteça em uma sala fechada, com ar-condicionado nos dias quentes, e que o foco da audiência seja totalmente voltado ao apresentador. No entanto, grandes oportunidades nem sempre vêm como esperamos – e não é por isso que devemos deixar de aproveitá-las.
A chance de falar sobre um novo projeto, uma mudança de rumo ou um plano inovador pode estar em um almoço, por exemplo. Almoços com chefe e potenciais clientes são situações recorrentes nas quais podemos apresentar grandes ideias. Para isso, é importante estar com as cartas na manga para mostrar o quanto a sua ideia é boa.
Podem surgir questões inesperadas, é claro, mas se você trabalhar bem o seu discurso e tiver jogo de cintura para lidar com elas, são grandes as chances de sucesso.
Para ajudar na preparação, selecionamos seis dicas para você colocar em prática no seu próximo almoço de negócios.
Antes de qualquer apresentação, é essencial ter na ponta da língua os interesses e as necessidades da sua audiência. Em um almoço de negócios, não é diferente. Faça uma pesquisa aprofundada da pessoa com quem você vai se encontrar, o que a empresa e, especialmente, a área dela estão buscando em inovação e solução. Assim, é mais provável que você ofereça algo que faça sentido e desperte o interesse do interlocutor.
Por mais que o almoço tenha uma motivação corporativa, não deixa de ser uma refeição. A atenção do seu interlocutor inevitavelmente vai estar dividida entre o que você está falando, o prato que está na frente dele e outros elementos externos – como o barulho do restaurante e as interrupções dos garçons de tempo em tempo.
Então, é essencial chamar a atenção e cativar a audiência logo de cara, garantindo que a mensagem que você quer passar seja bem compreendida. Seja direto, claro e sucinto nas intenções.
Separe as informações que quer passar em “mais importantes” e “menos importantes”. Assim, mesmo que não dê tempo de falar tudo o que você tem em mente, você garante que o essencial seja transmitido.
Apesar de ser um almoço, o momento é sério. Para que a conversa flua como deve e o apresentador demonstre boa comunicação verbal e não verbal, é essencial estar sóbrio. Do contrário, você pode perder a concentração e se enrolar no discurso. Então, mesmo que a outra pessoa peça ou ofereça bebida alcoólica, recuse e agradeça.
O conselho é de mãe: “Falar de boca cheia é falta de educação” – e nessa situação não é diferente. Claro que um almoço é feito para comer. No entanto, a nossa concentração é dividida entre o que vemos, ouvimos, sentimos e fazemos.
Se o seu objetivo é que a outra pessoa preste atenção ao que você está dizendo, fale principalmente nos intervalos entre um prato e outro ou no cafezinho após a refeição, momentos em que a atenção da audiência provavelmente vai estar mais focada no seu discurso.
Nada impede de tocar no assunto também durante a refeição, já que estamos falando de um bate-papo, mas lembre-se sempre de respeitar o espaço do interlocutor e encontrar os momentos mais oportunos para falar.
A resposta para essa pergunta é “Não!”. O apoio visual é um grande aliado na hora de tornar sua apresentação memorável. Mas, durante um almoço, não é recomendado. Pode parecer inconveniente abrir um notebook sobre a mesa e mostrar uma dezena de slides ou apresentar uma apostila que precisará ser manuseada.
Caso o encontro seja em um restaurante que disponibilize uma sala reservada, com um local próprio para uma apresentação, aí sim cabe usar esse recurso, mas lembre-se: sempre nos intervalos entre os pratos.
Seguindo essas dicas, você fará sua apresentação brilhar mais do que o prato principal.
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