9 exemplos de introdução que vão deixar seu público com vontade de ler até o final

Com a tendência de marketing de conteúdo em alta, o Blog é uma poderosa ferramenta de comunicação.

Treinamento SOAP
13/07/2016
8 min. de leitura
Reading Time: 8 minutes

Com a tendência de marketing de conteúdo em alta, o Blog é uma poderosa ferramenta de comunicação. Suas técnicas educam e passam conhecimento. Aproveitar os seus exemplos de introdução é uma maneira de agregar valor e construir apresentações memoráveis.

Para ajudar você na construção de apresentações, usando modelos de sucesso dos posts e seus exemplos de introdução. Trouxemos uma pessoa que sabe o que está falando quando se trata de Blog, o Henrique Carvalho criador do Viver de Blog!

Confira algumas dicas dele que te ajudarão na construção de exemplos de introdução dos seus próximos posts:

  • você precisa entender de alguma coisa se quiser ter sucesso com seus textos na internet;
  • as pessoas não leem, mas apenas passam os olhos pelo conteúdo em busca de algo que chame sua atenção;
  • dê uma atenção maior às portas de entrada do leitor no seu texto: o título e a introdução;
  • o título, como muitos já sabem, é o primeiro contato que a audiência tem com o que você escreveu.

Se o título não for atraente e não gerar o clique significa que você talvez nem devesse ter perdido seu tempo escrevendo todas aquelas 5 mil palavras que não serão lidas.

Mas vamos supor que essa primeira barreira tenha sido derrubada com sucesso por muitos porque você já reconhece a importância do assunto e colocou esforço nesta parte.

E é nesse ponto que chegamos à segunda porta de entrada do leitor: a introdução.

Frequentemente ignorada, a introdução será o gás inicial que o seu público precisará para decidir se deve ou não chegar até o final de seu texto, ou acompanhar a sua apresentação.

É ali que ele será fisgado ou sairá de sua página, ou do auditório, sem nem pensar, caso aquele assunto (apesar do ótimo título) não seja algo que lhe agrade.

Para facilitar a vida dos comunicadores e produtores de conteúdo, com o intuito de trazer sucesso para as suas audiências. Selecionamos neste artigo, nove exemplos de introdução que funcionam e podem inspirar nas suas apresentações.

Vamos lá?

1. Faça perguntas

Para entender melhor a vantagem de fazer perguntas, vamos usar como um dos exemplos de introdução o artigo 19 brilhantes dicas sobre como escrever bem e melhor (você não pode ignorar a #17) do Viver de Blog. Confira como o autor fez:

Você já sentiu isso?

Aquele frio na barriga e o coração batendo mais forte?

Você não sabe o que, mas alguma coisa está dizendo que dessa vez será diferente. Não serão apenas palavras de mudanças, mas verdadeiros atos corajosos para embarcar de vez em uma nova jornada. Uma jornada que você sempre sonhou e desejou percorrer.

Você sente as ideias fluírem dentro de você. Você está confiante. Você sabe que o seu trabalho é tornar essas ideias livres, soltas e que existe um mundo desesperado por esse tipo de informação. Mas você está com medo.

Você tem medo de largar o seu emprego e viver sem uma fonte constante de renda. Você tem medo dos olhares críticos e desconfiados dos seus familiares e amigos, quando eles ouvirem que a internet é agora o seu lugar de trabalho.

Você tem medo de passar fome, de não ter como pagar suas contas e saber que seus familiares não poderão contar com você.

Esse é provavelmente o exemplo de introdução mais fácil e efetivo que você pode abordar no seu trabalho.

Começar com uma pergunta é entrar na mente das pessoas, citando exatamente o que elas estão pensando sobre o tema do seu artigo.

As perguntas quando vagas e carregadas de sentimentos possuem uma função poderosa: a criação de loops.

Loops são portas de curiosidade que você abre na mente do seu leitor para fechá-las somente no decorrer do seu texto.

Quando você lê uma pergunta, mesmo que vaga, do tipo “você já sentiu isso?” automaticamente seu pensamento não consegue ignorar o fato de que existe uma informação incompleta e que precisa ser resolvida.

2. Crie um mistério

Artigo com esse exemplo de introdução no BuzzFeed: um homem passou anos criando um jardim para que sua esposa cega pudesse sentir o cheiro das flores. Confira o trecho:

Após 30 anos de casamento, a Sra. Kuroki subitamente perdeu sua visão após ter complicações decorrentes da diabetes.

Deprimida, a Sra. Kuroki se isolou do mundo. Seu marido queria lhe dar algo para que ela pudesse usufruir, e ele encontrou a resposta quando viu pessoas admirando suas flores de rosa-de-musgo.

Somos naturalmente curiosos.

Por exemplo, porque você acha que a indústria cinematográfica investe tanto na divulgação de teasers e trailers dos seus filmes? Ora, simplesmente para aguçar a nossa curiosidade.

E se a história for atraente, você espera ansiosamente pela estreia do filme. Este é o gatilho da antecipação, sem dúvida um gatilho muito poderoso, pois mexe com as nossas expectativas em relação ao futuro.

Por isso, a estratégia de criar um mistério, algo que está por vir, ainda na introdução, pode ser o gancho ideal para fisgar o público. Se a curiosidade dele a respeito daquela história for grande, ele certamente não irá se distrair na apresentação.

Ofereça uma promessa logo no início e entregue aquilo que prometeu no decorrer do desenvolvimento.

Este é um dos exemplos de introdução que começa com um acontecimento triste, a perda de visão da Sra. Kuroki e conta rapidamente como ela se sentiu em relação ao problema com a intenção de cativar o leitor.

Logo em seguida o marido é introduzido bem como aquele que descobre a solução para o problema de sua esposa.

Como essa história acabará? Conseguirá essa senhora com a ajuda do marido voltar a ser feliz? Se sim, qual a solução que ele encontrou?

Todas essas questões são respondidas ao longo do texto, mas o leitor já foi atraído pelo mistério logo de cara, não interrompendo a leitura.

3. Use citações

Veja uma citação para guardar nos seus arquivos de exemplos de introdução retirada do artigo 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia do Viver de Blog. Confira:

Words have the power to both destroy and heal. When words are both true and kind, they can change our world. – Buddha.

Traduzindo: as palavras têm o poder de curar ou destruir. Quando as palavras são verdadeiras e generosas, elas podem mudar nosso mundo.”

As citações resumem grandes conceitos em pequenas, mas poderosas palavras.

Transferem autoridade do autor(a) da citação. No caso, a frase de Buddha reforça como as palavras podem curar ou destruir.

O artigo trata de frases inspiracionais e, portanto, uma citação seria a introdução perfeita. Quando estiver na dúvida sobre como começar uma introdução ou tiver uma ideia complexa para descrever, apoie-se nas citações.

Uma citação correta colocará você em um nível de autoridade e admiração mais profundo com seu público-alvo. Portanto, esse é um dos exemplos de introdução que deve usar nas suas apresentações sempre que for possível.

4. Comece apresentando um problema

Comece a apresentação introduzindo um problema como no artigo: A verdade que ninguém nunca contou a você sobre ganhar dinheiro online. Conheça a introdução do conteúdo:

Ganhar Dinheiro Online é um sonho de muitos para poucos. Promessas de ganhar dinheiro fácil são vendidas como mate gelado em feriado de sol na praia de Copacabana.

Esses falsos gurus colocam histórias de como ganham mais de R$ 50.000 por mês e mostram recibos, imagens e cheques do dinheiro recebido.

Até esse ponto, é até possível acreditar, mas o problema aparece quando eles escrevem “ganhar dinheiro online é fácil. Qualquer um pode conseguir com pouco esforço. Saiba como ganhar dinheiro na internet dormindo.”

Se você também já está cansado dessas ilusões, esse artigo mostrará o que você precisa saber:

A verdade. “Nua e crua.”

A maioria das pessoas está na internet para resolver um problema específico.

  • “Como escrever bem?”
  • “Como escrever um artigo?”
  • “Como fazer uma introdução?”

Reconhece essa última necessidade das pessoas? E é até provável que você tenha chegado nesse artigo para solucionar esse problema.

Como já dissemos, somos curiosos e fascinados pelo desconhecido. Adoramos os desafios para solucionar problemas. É nosso instinto de sobrevivência e progresso, esses são alguns dos motivos que nos diferencia dos outros seres vivos.

Portanto, ao começar uma introdução apresentando um problema, você logo se conecta com a plateia.

Você se coloca como uma autoridade no assunto. Deixa claro para as pessoas que está ali para oferecer uma solução para as suas dores, com base em tudo o que já vivenciou. Faça isso, e mantenha o engajamento em suas apresentações profissionais.

5. Envolva o leitor em uma história e instigue suas emoções

Em um dos artigos da Revista Superinteressante: Como silenciamos o estupro. Temos um dos exemplos de introdução que inicia uma história que instiga as emoções de praticamente todas as pessoas que ouvirem.

Luci era uma donzela de 13 anos que, no século X, vivia em um importante vilarejo com seus pais. Certo dia de verão, ela saiu para ir à feira com uma amiga quando sentiu uma vontade enorme de ir ao banheiro.

Sem ter aonde ir, entrou no primeiro casebre do caminho e resolveu fazer xixi por lá mesmo. Foi quando um homem de 35 anos a encontrou e decidiu que a tomaria à força.”

Simplesmente impossível não querer saber como termina essa história, não é? Os seres humanos aprenderam a passar conhecimento adiante contando histórias, usando a técnica que hoje conhecemos por Storytelling.

Uma boa história funciona para prender atenção porque faz uma conexão emocional de quem está ouvindo. As pessoas que possuem visões de mundo semelhantes, acreditam em histórias parecidas porque conseguem se colocar no lugar de quem viveu aquilo.

O autor nos apresenta a personagem, Luci, em uma situação corriqueira, que poderia acontecer a qualquer um. Essa tática nos faz usar a nossa empatia.

O pensamento é: poderia ser a minha história…

Como não se envolver? Logo depois da introdução, o autor coloca a personagem em uma situação de perigo. Em seguida trabalha em tão poucas linhas a raiva no público, gerada pela possibilidade de concretização de um crime hediondo: o estupro.

Este é o tipo de artigo que deixa as pessoas revoltadas, fazendo-as agir ferozmente para obterem justiça. A introdução já mostra ao leitor o que está por vir, mas sem contar o final.

6. Elenque pontos em comum

Um dos exemplos de introdução muito usado pelos bons comunicadores é elencar pontos em comum com a plateia. Isso é para fazer com que o público presente se reconheça e reconheça você como parte do discurso que está por vir.

Mas, conheça a empresa antes de preparar a sua apresentação para usar os dados da história corretamente. Feito isso, faça um comentário que tem a ver com a rotina da empresa.

Fale por exemplo como é o caminho até o escritório ou fábrica. Ou então mencione a plataforma online que é utilizada pela empresa, para provocar quem trabalha em home office. Comente o que gosta nessa rotina e quais são as dificuldades que encontra.

Essa técnica de introdução humaniza a apresentação. Os participantes do discurso, podem até mesmo esquecer que você é um apresentador e lhe enxergar como um colega de trabalho. Nesse caso, a sua audiência pode seguir como se fosse um bate-papo entre colegas.

Saiba que apresentações engessadas, criadas com jargões já conhecidos e fora de contexto, não alcançam os objetivos da empresa. Afinal, ninguém gosta de sentir que está sendo manipulado.

7. Conte o motivo do conteúdo

O apresentador pode também iniciar a apresentação gerando conexão com a plateia e mostrar o motivo do conteúdo. Seja com a intenção de despertar novas ideias, aumentar as vendas ou reconhecer os bons resultados.

Para isso, começar usar exemplos de cases de sucesso que estão diretamente ligados aos produtos e serviços do empreendimento. Podemos dizer que essa estratégia é semelhante às histórias do storytelling.

No entanto, no storytelling, nem sempre as histórias são modelos de casos reais como nos cases de sucesso. Pois, nesses últimos os personagens podem até mesmo ser colaboradores ou produtos específicos do empreendimento.

Sendo assim, você pode citar como determinado vendedor alterou a maneira de fabricação de um produto usando feedback de clientes. Ou contar a trajetória de sucesso de determinado colaborador.

8. Faça humor

O uso do humor com moderação é uma forma de quebrar a barreira entre o público e o apresentador. O nosso dia a dia de trabalho, normalmente, é muito sério. Portanto, uma piada rápida ou uma história engraçada relaxa as pessoas no início de uma apresentação.

Quase toda profissão, tem alguma situação que pode provocar alguns risos. Principalmente, quando nos faz lembrar de quando éramos iniciantes na carreira. 

Como o caso do engenheiro que pediu ao estagiário para buscar um esquadro redondo, fazendo com que o jovem rodasse toda a empresa.

Se você não é do ramo da engenharia não se preocupe se não entendeu esse exemplo de introdução. A verdade é que não existe esquadro redondo. 

Um estudante de exatas conhece essa ferramenta. Mas a ansiedade de ajudar fez com que ele não prestasse atenção no que o engenheiro pediu.

Essa situação engraçada, além de provocar alguns risos, serve de gancho para assuntos sérios. Por exemplo, citar no desenvolvimento da apresentação como os problemas de comunicação com a equipe são tão comuns nas corporações. E como as pessoas precisam estar atentas no que as outras falam.

9. Insira um fato chocante

Chame a atenção e desperte o interesse iniciando o seu discurso com uma frase ou fato chocante. Normalmente, você fala algo e dá um tempo de 10 segundos para as pessoas absorverem o que foi dito.

Quando esse exemplo de introdução é utilizado, até mesmo as pessoas que estão mais distraídas voltam a atenção para o apresentador. Quem está conversando se cala. A partir disso, você pode desenvolver o assunto da apresentação.

Contudo, saiba que, estes são apenas exemplos de introdução, que não devem ser copiados totalmente. Seja o mais personalizado possível. 

Use-os como base para sua própria criação, o que seu leitor deseja ler. Se tiver dúvidas busque ajuda com empresas especializadas em apresentações.

Agora que contamos nossos exemplos de introdução, faça um comentário. Gostaríamos de saber a sua opinião e suas experiências nesse assunto.

busto da estatueta do oscar em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como escrever um roteiro vencedor para apresentações"


Posts Relacionados

O que é storyboard: como contar histórias visuais?

Storytelling
30/10/2024
leia agora

Por que o storytelling dos doramas ganhou o coração dos brasileiros?

Storytelling
30/09/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França