Tela branca chapada, uma chuva de bullet points, textos com vários tamanhos diferentes, animações toscas, fotos sem definição.
Tela branca chapada, uma chuva de bullet points, textos com vários tamanhos diferentes, animações toscas, fotos sem definição. Tudo isso combinado em um template pré-definido. Dá vontade de pedir para o apresentador deixar de lado o PowerPoint e só ficar no discurso, não é mesmo? Mas como criar os slides para uma apresentação profissional?
Apesar de servir apenas como um apoio e não ser o centro da apresentação, o visual dos slides é o que traz o efeito “uau” à plateia, além de ajudar — e muito — na retenção do conteúdo. Acertar no tom e no bom gosto do visual não é tão simples, mas não precisa ser designer para identificar quando algo não está combinando.
Neste blogpost, vamos dar continuidade à nossa série de FAQ’s. Desta vez, com as dúvidas mais frequentes de clientes e alunos SOAP quando o assunto é o criar os slides e visual da apresentação. Confira!
A identidade visual mescla três fatores: a marca, o objetivo e o contexto. Ao criar uma identidade visual, define-se basicamente o estilo do arquivo. Ela precisa transmitir o que a marca é por meio de cores, logos e formas e, com base no objetivo da apresentação, trazer elementos que reforcem essa mensagem. A identidade é personalizada e deve caminhar juntamente com os outros dois pilares da apresentação: roteiro e performance. Todos eles devem se reforçar para passar o mesmo recado, a mesma emoção.
Por exemplo, em nosso e-book “Como se sentir mais seguro ao se apresentar”, o objetivo do material era primeiro mostrar que o medo de falar em público existe e, num segundo momento, dar dicas de como lidar com ele.
O visual começa com uma cor quente e com elementos como linhas rabiscadas e uma diagramação mais bagunçada — para justamente representar esta ideia de descontrole emocional. Aos poucos, ele muda para o azul, uma cor mais calma e com linhas mais fluidas — caminhando com a narrativa do livro.
No blogpost “A força da identidade visual” mostramos alguns exemplos de como uma identidade bem definida pode render frutos e gerar empatia da audiência.
Já os templates são designs predefinidos, ou seja, eles já estão prontos e com sua identidade visual decidida. O apresentador apenas tem de acrescentar o texto e, quando permitido, imagens. Há templates fornecidos por softwares, como os do PowerPoint — com o famoso “adicione um título”. Outro exemplo são os que ficam disponíveis online — como os que estão na página de materiais aqui no site da SOAP.
Trabalhar com templates pode trazer segurança para pessoas que não têm tanta confiança na hora de fazer a arte e criar os slides, porém, limita o espaço criativo. Fica a dica: se for usar templates, escolha aquele que mais se adequa ao público daquela apresentação específica. Em um evento, por exemplo, o mesmo modelo de slide em todas as palestras pode causar a sensação de mesmice.
Na confecção da identidade visual há também o processo de escolha das cores, que podem ser sugeridas pelo manual da marca, onde estão os padrões definidos pela própria empresa. Caso não, para essa etapa, nossa dica está no círculo cromático. Nele, podem ser feitas combinações conforme abaixo:
Combinações complementares trabalham com equilíbrio, mas principalmente com o contraste. São aquelas que usam cores opostas do círculo cromático: verde e vermelho ou azul e laranja.
Nas associações feitas com o trio harmônico, — assim como mostra a imagem — são combinadas cores formando um triângulo dentro do círculo, como vermelho, verde e azul ou amarelo, azul e rosa. O foco também é o contraste.
Já a mistura de cores análogas preza principalmente pelo equilíbrio. São escolhidos tons próximos de uma mesma cor, como laranja, vermelho e rosa ou azul, roxo e lilás.
Mas lembre-se: essas são apenas algumas das combinações que podem ser feitas a partir do círculo cromático. Dependendo do objetivo e do tom da sua apresentação, você pode optar por outras misturas, que representem o sentimento que você quer passar.
O tamanho da fonte ideal escolhida na hora de criar os slides vai depender do tipo de apresentação. Caso seja um documento autoexplicativo, onde não haja a necessidade de um apresentador, porque as informações estão em texto corrido, recomendamos que você use entre os tamanhos 16pt e 18pt para o texto corrido e entre 20pt e 25pt para os títulos.
Agora, caso seja uma palestra presencial, nossa recomendação é: livre-se dos textos! O ideal é que os slides tenham apenas uma palavra ou expressão por slide. Assim, a explicação fica por conta do apresentador — o que é bem mais cativante, vamos combinar. Ninguém merece assistir a uma apresentação em que quem está lá na frente apenas lê o que está escrito na tela, sem interagir com o público.
Vídeos e trechos de filmes são ótimas ferramentas para prender o público. Mas lembre-se de que eles estão ali apenas para ajudar a passar uma informação, não para transmitir todo o conteúdo da apresentação — quem deve fazer isso é o apresentador. Por isso, escolha materiais que tenham no máximo três minutos.
Os trechos têm de conversar diretamente não só com o tema da apresentação, mas com o momento em que está sendo apresentado. Se o vídeo tem a ver com o objetivo da sua apresentação e pode ajudar a plateia a entendê-lo melhor, por exemplo, deixe para colocá-lo nos últimos minutos. Depois, você pode fazer uma reflexão que reforce a sua mensagem principal.
Ah! E não se esqueça da qualidade. O ideal é usar definição fullHD (1920 x 1080 px) ou, pelo menos, HD (1280 x 720). Vídeos com imagem e/ou áudio ruins podem ser um tiro no pé, pois além de não transmitirem o sentimento que se deseja, podem incomodar a audiência.
As “imagens sem fundo” são os famosos arquivos“.PNG” — extensão que representa esse tipo de imagem. Você pode encontrá-las em bancos específicos desse tipo de foto, como o pngimg.com.
Na nossa área de materiais, disponibilizamos todos os anos os “Presentes SOAP“, um material gratuito com várias imagens PNG, modelos de slides e templates no estado da arte!
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a entender como você pode criar os slides da sua próxima apresentação! Para saber as maiores tendências em design e em apresentações, fique de olho nos conteúdos da SOAP aqui no blog e siga a gente também nas redes sociais Instagram, LinkedIn e no YouTube!