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10 dicas da RP Week que vão ajudar você a se comunicar melhor

Workshops, palestras, mesas redondas e visitas a grandes agências de Comunicação: não faltou conteúdo de primeira na RP Week 2016, que ocorreu em julho na Faculdade Cásper Líbero.

Treinamento SOAP
04/08/2016
Workshops, palestras, mesas redondas e visitas a grandes agências de Comunicação: não faltou conteúdo de primeira na RP Week 2016, que ocorreu em julho na Faculdade Cásper Líbero. Organizado pelo coletivo Todo Mundo Precisa de Um RP, o evento teve mais de 2.700 inscrições de estudantes a profissionais da Comunicação, com um objetivo bem específico: integrar as disciplinas e expandir a nossa visão sobre o papel do comunicador e sua atuação. Separamos aqui os 10 aprendizados mais legais vistos por lá para você levar para a vida. Confira abaixo.   JORNALISMO E CONTEÚDO: Lilian Pacce, uma das maiores autoridades em moda do país, ressaltou a importância de disciplina e foco. A jornalista e editora-chefe do GNT Fashion (GNT/Globosat) comentou muito sobre a importância de informar, já que opinião todo mundo dá hoje em dia. Isso tem um impacto enorme para as marcas. Confira outras dicas e materiais de referência aqui.   A RESSIGNIFICAÇÃO DE PÚBLICO: “O público-alvo não é mais quem a marca atinge. O público-alvo é quem o público da marca atinge”. Falando sobre as mudanças no formato da publicidade, o Diretor de Criação da Agência África, Eco Moliterno, conta que já não somos mais apenas consumidores: somos co-criadores. Passamos a definir o “discurso” de uma marca e seu propósito. Como lembra Eco, as pessoas não compram produtos - pessoas compram histórias e propagam elas.   O NOVO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO: A criadora da metodologia Inbound PR, Ariane Feijó, foi quem conduziu o Workshop sobre Personas durante a RP Week - e foi muito além no assunto. Ela contou que o novo processo da comunicação não começa mais no emissor, iniciando, na verdade, no receptor. Ou seja, os públicos de interesse que definem o teor das mensagens de marketing e comunicação das empresas. Para orientar a transmissão da mensagem nesse novo processo, Ariane criou o Canvas da Comunicação o qual você pode saber mais sobre aqui.   PROPÓSITO - “START WITH WHY”: O método para definir propósito conhecido como Golden Circle foi citado por grande parte dos palestrantes durante as atividades da RP Week. Criado por Simon Sinek, o método sugere que, ao ter uma ideia de negócio, pense-se primeiro no seu porquê, na sua razão para existir, definindo primeiro o seu propósito. Uma ideia embasada completamente em seu propósito tem mais chances de dar certo, e foi exatamente o que o criador do Evento Share, Rafael Martins, fez. Confira mais sobre aqui.   ARRISCAR E TER SUCESSO ANDAM JUNTOS: Felipe Andreoli fez sua estreia como palestrante na RP Week e deu uma lição de persistência enquanto compartilhava a trajetória na construção de sua carreira. 5 dicas se destacaram durante a sua fala e você pode conferi-las nesse post, porém uma se sobressaiu: “mesmo com medo, arrisque” e crie as suas oportunidades!   AUTOCONHECIMENTO E CARREIRA: Falando sobre maturidade e autoconhecimento, Pedro Prochno apresentou à turma o Cavas Profissional e colocou todos para pensar em suas carreiras e futuros. Jovem empreendedor e com uma trajetória admirável, Pedro falou sobre aprendizado e estudo, paixão e obrigação, ressaltando a importância em identificar e desenvolver as habilidades que nos faltam e em ser também um pouco egoísta na construção de carreira.   CRIATIVIDADE = PROCESSO: No workshop O Processo Criativo Smart/Simple, Gustavo Mini quebrou o paradigma de que o perfil da pessoa criativa é o excêntrico, deixando claro que criatividade é um processo organizado, que exige disciplina e exercício. Mini é Diretor de Planejamento na DZ Estúdio e, para simplificar e otimizar o trabalho dentro de projetos da agência, transformou o processo criativo para gerar ideias em um método chamado JAM, que você pode conferir aqui.   EMPREENDEDORISMO: Bárbara Fries, da Endeavor Brasil, contou durante a sua participação no workshop Empreender é pra Quem Sabe Errar que a organização acredita no empreendedorismo de alto impacto para causar grandes mudanças no mundo. Bárbara deixou uma dica especial para quem quer empreender: “Comece por um assunto que você conheça ou por uma dor que você já sentiu na pele e tente resolver esse problema”.   A ERA DAS CAUSAS: Gabriel Gomes, criador do coletivo Shoot The Shit, comandou a mesa redonda sobre Marketing Social e falou sobre a importância da construção do senso de comunidade. Ao desenvolver seus projetos, o coletivo busca falar de problemas sociais de uma forma mais leve, com humor e diversão. Gabriel acredita que a Comunicação está entrando na era das causas e precisamos de uma linguagem diferente para interagir e engajar.   LIDERANÇA E PROTAGONISMO: Depois de ministrar o workshop Empreender é pra Quem Sabe Errar na segunda-feira, o criador da Todo Mundo Precisa de um RP também assumiu a fala de encerramento da RP Week 2016. Guilherme Alf é empreendedor nato e deixou uma lição para os profissionais de Relações Públicas: tenha atitude de líder, entenda de negócios e utilize o olhar macro de RP para ser uma conexão.   Isso foi só uma amostra do que rolou na RP Week esse ano – para conferir a cobertura completa das atividades, acesse o Blog RP. A Todo Mundo Precisa de Um RP é a organizadora da maior semana de Relações Públicas do Brasil, e gentilmente nos enviou esse artigo. Conheça mais sobre o coletivo e fique ligado, pois ano que vem tem mais.

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