Fuja do ‘Efeito Gloria’ em sua próxima apresentação

Definitivamente o Oscar 2016 vai entrar para a história.

Treinamento SOAP
13/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Definitivamente o Oscar 2016 vai entrar para a história. Leonardo DiCaprio finalmente levou a estatueta de Melhor Ator. Contrariando as expectativas, Sylvester Stallone não venceu na categoria Ator Coadjuvante – merecidamente conquistada por Mark Rylance, diga-se de passagem. Spotlight surpreendeu a todos com o Oscar de Melhor Filme. E Gloria Pires conquistou o Oscar na categoria “Perdidos em Marte” – criada de última hora!

Disso tudo você já sabe. Deve estar cansado de receber tantos memes e discutir o assunto nos grupos do WhatsApp. Gloria Pires é uma grande atriz, disso ninguém tem dúvidas. Só o tempo dirá se o ato falho irá manchar sua história e estremecer sua credibilidade e reputação. A questão é: que lição podemos tirar deste ato falho para que você não sofra o “Efeito Gloria” em sua próxima apresentação?

A resposta está na pergunta. Para se expor em público, dar a sua cara pra bater diante de uma audiência, é preciso muito mais do que SABER FALAR em público. É preciso SABER O QUE FALAR em público. A lição que podemos tirar é que é preciso fazer a lição de casa. Simples assim. Mas como fazer a lição de casa? E como o “Efeito Gloria” pode se manifestar durante uma apresentação?

As frases “Eu não sou capaz de opinar”, “Sou ruim de previsões” e “Eu curti, bacana” dão lugar a frases como “Esse slide não precisa, pode passar”. Quando isso acontece, demonstra claramente que o apresentador não conhece a própria apresentação que está tentando conduzir. No mínimo, demonstra que o apresentador não ensaiou a apresentação. Certamente terceirizou a construção do seu material – o que não tem problema algum, inclusive é por isso que a SOAP existe! Mas desde que depois se aproprie do conteúdo. Revise e ensaie – e muito – a apresentação.

Outro sintoma recorrente que demostra que o apresentador, assim como a Gloria Pires, está completamente perdido, é quando ele dá as costas para a audiência e se propõe simplesmente a ler o conteúdo dos slides. Lembrando que, na gigantesca maioria dos casos, a audiência não é analfabeta. Em vez de ter uma atitude como essa, não seria melhor mandar a apresentação por e-mail a todos e se colocar à disposição para um call a fim de atender aqueles que possam vir a ter alguma dúvida?

O “Efeito Gloria” também se manifesta em uma apresentação quando o apresentador não tem respostas, apresenta respostas vazias ou tenta enrolar sua audiência ao abrir para perguntas. Ou seja, ao ser sabatinado ao fim da apresentação.

Uma apresentação pressupõe um apresentador que quer algo de uma determinada audiência. Para isso utiliza a comunicação – neste caso, uma apresentação – para ajudá-lo a conduzir seu raciocínio e “vender” sua ideia. Assim, quem “vende” é o apresentador. Ou seja, a credibilidade e confiança gerados dependem principalmente da postura e performance do apresentador, e em menor grau dos slides apresentados.

Por isso é preciso fazer a lição de casa. Estudar com profundidade o tema a ser apresentado para que você tenha domínio do conteúdo selecionado para a apresentação – e para que você possa recorrer a outros conteúdos caso questionado sobre algo. Mais do que isso é preciso ensaiar, ensaiar e ensaiar para ter uma boa performance durante sua apresentação. Isso evitará que você cometa um ato falho e coloque em xeque a credibilidade e reputação que demorou anos para construir.

Como dizem muitos esportistas, “o jogo se ganha no treino”. O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, conclui sua palestra com o slogan: “A vitória é um detalhe, a preparação é tudo”. Ele deve ter razão. Afinal, ele é o único técnico de vôlei do mundo a ter conquistado três medalhas de ouro em Olimpíadas. O que equivale a três estatuetas do Oscar.
Isso sim é a Glória!

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Tags: apresentações, apresentações corporativas, apresentações profissionais, falar em público, linguagem verbal

Posts Relacionados

Fique atento! 5 principais erros de linguagem corporal em uma apresentação

Apresentações
20/04/2024
leia agora

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França