5 dicas para controlar a ansiedade antes de uma apresentação!

Tão importante quanto ter bons projetos, ideias, produtos e serviços é apresentá-los bem para a audiência.

Treinamento SOAP
08/06/2022
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Tão importante quanto ter bons projetos, ideias, produtos e serviços é apresentá-los bem para a audiência. 

Assim, conquistamos a credibilidade e engajamento necessários para alcançar nossos objetivos, como vender, conquistar um investimento ou ter a equipe comprometida com uma atividade. 

Mas como controlar a ansiedade antes de uma apresentação importante?

É muito comum que a ansiedade atrapalhe o desempenho do comunicador. Até pela própria vontade de fazer a coisa acontecer, a pessoa pode se autossabotar no processo. Uma dica importante para isso não acontecer é gerenciar as suas emoções antes das apresentações.

Neste conteúdo, reunimos 5 dicas para gerenciar a ansiedade e ter um desempenho mais satisfatório nas apresentações profissionais. Continue a leitura e tenha ferramentas para melhorar as suas habilidades de comunicação!

1. Dedique-se ao planejamento da sua apresentação

A ansiedade antes de uma apresentação está bastante ligada a antecipar algumas situações indesejadas, por exemplo:

  • não conseguir falar;
  • esquecer de algo;
  • entregar um conteúdo chato;
  • perder a atenção da audiência.

Planejar a apresentação traz mais confiança para o comunicador e gera previsibilidade sobre o que pode acontecer na hora h. Por isso, contribui para reduzir a ansiedade antes de uma apresentação.

No planejamento, você pode criar um roteiro, dividindo a missão em etapas:

  • abertura;
  • desenvolvimento (tópico 1, tópico 2, tópico 3, por exemplo);
  • encerramento.

O roteiro pode adotar ferramentas de Storytelling para construir o conteúdo a partir de histórias, casos, metáforas e outros elementos narrativos. Assim, haverá uma construção mais natural para quem apresenta e grande impacto sobre a audiência.

2. Ensaie bastante e melhore o roteiro

O roteiro possibilita que você ensaie a apresentação. Também é possível fazer ajustes para deixar expressões e trechos da apresentação mais confortáveis, à medida que eles forem testados.

Algumas práticas simulam as condições da apresentação e podem ser utilizadas para enriquecer o seu ensaio. Veja alguns exemplos:

  • gravar o ensaio com o celular;
  • apresentar na frente do espelho;
  • abordar os temas da apresentação junto a um grupo de amigos ou colegas de trabalho.

Essas práticas simulam condições presentes na fala em público. Logo, você pode praticar o controle da ansiedade antes de uma apresentação, acostumando-se à situação em que estará envolvido.

3. Domine o assunto

A segurança a respeito do assunto que será apresentado faz a diferença para controlar a ansiedade. Afinal, deixa a apresentação menos incerta e aumenta sua confiança para o momento decisivo.

Uma forma de colocar a preparação em prática é utilizar os 5 porquês. Nessa técnica, você faz perguntas sucessivas, iniciadas com “por que”, e cada uma delas é uma camada de profundidade da resposta. É uma técnica utilizada, por exemplo, para entender a causa raiz de um problema.

Outra prática interessante é a imersão. Aqui, você deve bloquear um horário da agenda, reunir todo o material possível e mergulhar no assunto.Depois, vale a pena passar por um período de incubação, deixando as ideias serem processadas inconscientemente. 

Por fim, o brainstorming pós-imersão e incubação pode colocar insights valiosos no papel.

4. Invista em controlar a ansiedade antes de uma apresentação

Os exercícios de respiração e meditação podem ajudar o autocontrole, contribuindo para reduzir a ansiedade antes da apresentação. É importante, no entanto, que você pense eles como hábitos saudáveis, em vez de esperar estar sob a situação de estresse para aplicá-los.

A meditação é uma técnica para o relaxamento da mente, a partir do foco, postura e respiração. Uma forma simples de começar é buscar vídeos de meditação guiada, em que um especialista ditará o passo a passo para conduzir a sua mente ao estado de tranquilidade.

Já as técnicas de respiração variam bastante. Normalmente, elas envolvem inspirar profundamente pelo nariz, prender o ar por alguns segundos e expirar rapidamente pela boca. Ao fazer isso repetidas vezes, você terá uma sensação de relaxamento.

5. Lembre-se da parte visual

Sempre que for possível usar elementos visuais, como slides, storyboard e vídeos, vale a pena se dedicar bastante a eles. Isso porque, o material servirá de apoio, reduzirá as chances de esquecer de algo e dará mais clareza sobre qual é o passo a passo até terminar a apresentação.

Estar mais seguro sobre o valor da apresentação e sobre a própria capacidade de executá-la é o ponto-chave para reduzir a ansiedade. Por isso mesmo, é importante desenvolver as técnicas de comunicação verbal e não verbal.

Você pode contar com a nossa ajuda para desenvolver essas competências e estar confiante nas suas apresentações. Aqui na SOAP, há quase 20 anos, preparamos apresentações de alto impacto para lançamentos de produtos, reuniões estratégicas, eventos corporativos etc.

Com essa experiência, criamos treinamentos na área de comunicação. Neles, você pode aprender os caminhos para planejar e preparar suas apresentações, além de técnicas específicas como Storytelling e Oratória.

As habilidades de comunicação são o primeiro passo para controlar a ansiedade antes de uma apresentação, construindo confiança e segurança. Por isso, além de aplicar as dicas deste conteúdo, é importante investir no desenvolvimento profissional.

Conheça agora mesmo os cursos da SOAP e desenvolva as ferramentas para realizar apresentações de alto impacto!

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