Não é preciso ser profissional de comunicação para concordar que o formato vídeo gera mais interação e repercute muito mais que textos.
Não é preciso ser profissional de comunicação para concordar que o formato vídeo gera mais interação e repercute muito mais que textos.
O YouTube informa ter “mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da Internet” e mais: “o tempo de visualização de vídeos no site tem crescido pelo menos 50% ao ano, já por três anos consecutivos ”.
Pois é, esse crescimento não é à toa, vivemos a era do formato vídeo.
Qualquer que seja a mensagem, em vídeo ela tende a provocar na audiência o desejo de se envolver mais. Concisão, representação, a possibilidade de pessoas participarem, com imagem, som, entre outros fatores aumentam as chances de gerar a famosa empatia.
É da natureza do formato facilitar a comunicação entre emissor e receptor, ou, no seu caso, entre empresa e consumidores e potenciais consumidores. As pessoas estão acostumadas com a linguagem audiovisual da TV e do cinema.
Portanto, se você não tem o seu vídeo institucional… “Houston, we have a problem!”, como disse o astronauta Jack Swigert, durante viagem da Apollo 13.
Em tempos de comunicação de impacto, tanto na mensagem quanto na imagem, produzir um vídeo institucional pode ser um tiro certeiro.
E construir algo nessa linha exige dedicação e conhecimento. O conteúdo envolve, basicamente, o histórico, principais produtos, estrutura física e organizacional, tecnologia, missão e visão da empresa, relações sociais e o meio. Visa, em sua maioria, não vender um produto, mas vender a imagem. Os valores da empresa e das pessoas que ali trabalham.
Além de mostrar “quem somos”, mostra “como somos”, “o que fazemos” e “como fazemos”.
Ao apresentar seu vídeo, um prospect consegue ter a noção exata de como a organização funciona na prática e tudo o que ela pode oferecer de melhor.
Um ótimo exemplo é quando um cliente considera o preço do seu produto alto. Ele provavelmente não enxerga o valor agregado da entrega. Nesse caso, um vídeo institucional cai muito bem, pois demonstra todo trabalho e processo envolvidos até que o produto seja entregue.
Ao gravar um vídeo nesse formato, você abre as portas da sua empresa e permite que os próprios funcionários digam como tudo funciona. O cliente “conhece” as pessoas, e isso, juntamente com uma trilha sonora escolhida a dedo, gera emoção. E como já dissemos no nosso e-book sobre neuromaketing, emoção gera memória.
Os autores França e Leite afirmam que “o objetivo é fazer com que o público se sensibilize com a mensagem, reflita sobre ela e, aos poucos, se motive e forme sua própria opinião em relação ao assunto, tomando, afinal, a decisão esperada, favorável aos objetivos de uma campanha”.
Além de agregar valor à marca, é uma ótima ferramenta de divulgação. Com o objetivo de transmitir rapidamente o que e como a empresa faz, se transforma em um verdadeiro cartão de visitas, podendo ser utilizado em qualquer momento da prospecção. Essa é apenas uma das inúmeras utilizações, é claro. Já pensou em trocar aquele texto enorme da página SOBRE do seu site por um vídeo institucional? Ou facilitar a vida da equipe comercial, com um material que fale por si só? Ou até economizar tempo ao integrar novos funcionários?
Como defensores da boa comunicação, apoiamos a criação de vídeos institucionais que facilitem e garantam o entendimento da mensagem e indicamos fortemente que você providencie o quanto antes o seu.
Confira como ficou o vídeo institucional da SOAP e veja como é possível passar, em alguns minutos, a essência, o diferencial e, principalmente, os valores de empresas.