O treinamento online e gravado é um grande aliado das empresas que precisam aprimorar as competências de seus colaboradores, diminuindo custos e transpondo barreiras de distância.
O treinamento online e gravado é um grande aliado das empresas que precisam aprimorar as competências de seus colaboradores, diminuindo custos e transpondo barreiras de distância. Essa modalidade ganhou ainda mais força a partir de 2020, com o agravamento da pandemia de Covid-19.
As medidas de distanciamento social exigiram das empresas soluções mais inteligentes de colaboração à distância. Nesse contexto, todo o processo digital de comunicação evoluiu, incluindo as formas de treinamento.
Se antes cursos EAD (Educação à Distância) já tinham certa presença no meio corporativo, depois da crise sanitária eles se tornaram comuns nos escritórios.
No entanto, ainda há gestores resistentes a esse modelo. Uma das principais preocupações é em relação à capacidade de reter atenção e ao engajamento de funcionários.
Muitos gestores pensam: será que se ao disponibilizar um treinamento online e gravado ao time, todos terão a disciplina necessária para aprender o conteúdo? Como medir a eficiência do treinamento?
À medida que a comunicação corporativa à distância (comunicação assíncrona) ganhou força nas empresas, surgiram também soluções de tecnologia capazes de solucionar esses e outros possíveis gargalos.
É possível não apenas medir o quanto seu time está mergulhado nos treinamentos, como também usar recursos para aumentar a atenção dos participantes.
Os treinamentos online, de modo geral, apresentam vantagens e desvantagens. Confira mais detalhes a seguir:
Basicamente, existem duas formas de realizar um treinamento online: ao vivo ou gravado. Em ambos os casos, o formato de apresentação pode adotar diferentes faces:
Mesclar esses diferentes formatos pode, inclusive, funcionar como uma ótima manobra para reter atenção.
Por exemplo: o gestor pode disponibilizar a parte teórica de um treinamento em slides e finalizar o com uma aula ao vivo para tirar dúvidas. Outra possibilidade é mesclar slides e aulas gravadas.
Tanto o treinamento ao vivo quanto o gravado possuem grande capacidade de otimizar resultados, tempo e recursos. No entanto, o gravado permite ainda mais flexibilidade, tanto para a empresa quanto para o time.
Cabe ao gestor responsável pelo treinamento avaliar qual é a demanda e qual tipo de conteúdo o atende melhor.
Uma sessão de perguntas e respostas para tirar dúvidas, por exemplo, cabe muito bem em uma chamada em tempo real. Mas outras partes dos treinamentos podem ser disponibilizadas em formatos gravados.
Por isso é importante para líderes saber diferenciar os processos de comunicação síncrona e assíncrona (em tempo real ou não), para aplicá-los da melhor maneira.
Tanto o treinamento online ao vivo, quanto o gravado possuem como principal benefício a flexibilidade.
O formato gravado, no entanto, tem o benefício adicional de poder ser consumido sob demanda, ou seja, no dia e horário mais cômodo para o espectador. Seja qual for o formato escolhido, ele funciona como um EAD (Ensino à Distância).
Veja alguns benefícios:
Enquanto um treinamento presencial fica sujeito aos limites de espaço e segurança do local, treinamentos online permitem que uma única sessão de conteúdo atinja número ilimitado de colaboradores.
Com uma boa plataforma de comunicação à distância, é possível falar com dezenas de pessoas ao mesmo tempo. Isso é ideal para quem precisa ministrar treinamentos para times grandes ou para vários times em conjunto.
Treinamentos online e gravados têm o potencial de transpor a barreira do fuso horário, caso haja colaboradores de outros lugares do mundo.
E mesmo para quem está no mesmo fuso, isso permite que seja consumido sob demanda, quando for o melhor momento para cada pessoa.
A flexibilidade também se aplica a fatores geográficos. Um treinamento online pode ser consumido de qualquer lugar, desde que haja internet e um dispositivo a mão.
Por mais que realizar treinamentos à distância exija uma boa infraestrutura, ela será muito mais barata que a necessária para um encontro presencial.
Reunir todo o time para a apresentação exigirá um lugar adequado, cujo aluguel pode ser alto para algumas horas. Além de alugar equipamentos adicionais, como aparelhos de som, projetores e gastos com segurança.
Talvez você pense: “mas eu uso meu próprio escritório ou uma sala de reuniões disponível para ministrar treinamentos”.
Ainda assim, de modo geral, isso pode acarretar custos adicionais que vão desde um buffet para o coffee break, que se faz necessário em apresentações longas, até custos de luz e locomoção (para o gestor e para os colaboradores).
Um treinamento online não demanda nada além de boas ferramentas de comunicação e a maioria delas é gratuita.
Para além de extinguir problemas frequentes em treinamentos presenciais, como atrasos e imprevistos, o treinamento online permite ao colaborador assisti-lo como quiser, na velocidade que quiser. Isso facilita a aprendizagem, tornando o conteúdo mais eficiente.
Além disso, quando se trata de material gravado ele pode ser armazenado e consumido quantas vezes for necessário, repassado a novos colaboradores de forma automática. Basta mantê-lo atualizado.
Em um mercado no qual o tempo é um dos bens mais preciosos e a atenção mais ainda, treinamentos online e gravados ganham por se adequarem a todas essas necessidades. Mas acima de tudo eles representam economia de tempo.
Encontros à distância, mesmo que realizados de forma síncrona (simultaneamente, ao vivo) ou assíncrona (gravado), demandam menos tempo.
Além disso, como o mesmo treinamento pode ser armazenado e enviado para novas pessoas sempre que necessário, isso elimina a necessidade de encontros regulares.
Embora seja muito indicado, o treinamento online também possui suas ressalvas. Alguns dos principais desafios são:
A gestão não consegue controlar imediatamente se os colaboradores estão dando a devida atenção ao conteúdo.
No entanto, existem ferramentas e métodos que permitem medir o engajamento do time: desde ferramentas que possibilitam checar se as aulas foram acessadas, até testes para conferir a aprendizagem.
Os treinamentos online não somente usam a tecnologia como suporte, mas dependem dela. Ausência de internet e dispositivos incompatíveis com as ferramentas utilizadas são alguns exemplos de desafios com os quais o gestor pode esbarrar.
Vale lembrar que treinamentos presenciais também usam a tecnologia como suporte, embora não necessariamente sejam dependentes dela.
Dependendo do perfil do time, a probabilidade de isso ser um empecilho é mínima. Mas ainda é um ponto de atenção para gestores.
Embora pareça algo difícil, existem sim pessoas que ainda não sabem utilizar recursos digitais, os chamados analfabetos digitais. Neste caso, se faz necessário o treinamento tradicional como alternativa.
Quando se realiza um treinamento presencial, a infraestrutura necessária é muito maior. Ela pode envolver o aluguel e/ou preparo de um espaço, projetores, aparelhos de som, buffet, assentos adequados etc.
Em treinamentos online, a infraestrutura necessária se resume a ferramentas digitais e recursos tecnológicos, que podem ser:
O colaborador, na maioria das vezes, só precisa de conexão com a internet e um computador ou outro tipo de dispositivo. E, caso seja necessário, o download ou cadastro em plataforma ou aplicativo específico.
Mas o melhor é que muitas vezes uma única ferramenta concentra todas essas funcionalidades. Em alguns casos elas também podem ser totalmente gratuitas ou ter recursos gratuitos.
O mercado oferece uma infinidade de ferramentas e plataformas que melhoram a experiência de um treinamento online. Veja algumas opções a seguir!
Programas e aplicativos para fazer slides e apresentações:
Ferramentas de edição de vídeos:
Plataformas para disponibilizar o conteúdo do treinamento EAD:
A maioria dessas plataformas oferece um pacote de recursos completo para uma boa experiência. Isso inclui desde espaços para tirar dúvidas, comentários, chats até ferramentas para analisar a retenção do público.
Algumas permitem que o gestor consiga analisar, por exemplo, se todos os colaboradores já assistiram a todas as etapas do treinamento. Além disso, oferecem a possibilidade de fazer o upload de material complementar em vários formatos.
Aqui na SOAP, todos os treinamentos são oferecidos em formato ao vivo; gravado; presencial; ou híbrido. Estão disponíveis treinamentos sobre:
O material é customizado de acordo com as necessidades da sua empresa.
Também oferecemos material para objetos educacionais, como e-books, infográficos e podcasts. O que pode ser disponibilizado na sua Universidade Corporativa.
Mais de 60 das 100 maiores empresas do Brasil já treinaram seus times com a SOAP. Ficou interessado?
> Converse com um de nossos especialistas