TED Talks mostra como transformar montanhas de dados em gráficos inteligentes

Quando se trata de design de informações, Tommy McCall é uma referência indiscutível.

Treinamento SOAP
12/12/2018
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Quando se trata de design de informações, Tommy McCall é uma referência indiscutível. Responsável pela agência de visualização de dados Infographics.com, ele cuida das apresentações de algumas das maiores empresas dos Estados Unidos.

Felizmente para nós, Tommy compartilhou as principais lições de seus 25 anos de experiência em uma apresentação no TED Talks sobre aquilo que ele mais entende: infográficos.

São dicas excelentes para quando você tiver de transformar aquele monte de dados em um visual simples e fácil para mostrar durante uma reunião ou uma apresentação importante.

Segundo Tommy, os gráficos transmitem dados com muita eficiência porque “nosso córtex visual foi feito para decodificar informações complexas e é mestre em reconhecer padrões”.

Números desenhados

O primeiro gráfico do qual se tem registro, de acordo com ele, foi criado pelo engenheiro e agente secreto escocês William Playfair, em 1786. Tinha o formato de barras e deu origem à “exibição visual de informação quantitativa”. Ou seja, mostrar números e quantidades de maneira gráfica – o famoso “deixa que eu desenho para você”.

Nós, da SOAP, seguimos orgulhosamente o legado de Playfair. Sabemos que uma apresentação no estado da arte depende da exposição inteligente e simplificada de números, o que facilita o entendimento.

Como colocar dados nos slides

Se você precisa mostrar dados para a audiência, nossa primeira sugestão é organizá-los e evitar excessos.

Não faça um slide superlotado. Se você precisa mostrar muitos números, divida-os em páginas diferentes. Evite copiar e colar uma planilha de Excel para aumentar a probabilidade de a audiência interpretar corretamente sua mensagem. É possível mostrar os números dividindo-os em números em mais partes e ressaltando o que cada um deles quer dizer.

Outra dica é tornar os gráficos mais divertidos. Tudo o que foge do padrão tende a chamar mais atenção. Ou seja, utilize cores, animações e ícones. Por exemplo, se você quer mostrar que o faturamento da sua loja aumentou, represente as barras do gráfico com moedinhas empilhadas. Já demos essa dica no vídeo abaixo!

Ah, fica aqui o convite para você dar uma olhada no nosso canal do YouTube, tem várias coisas bacanas por lá também! 😉

A melhor solução às vezes é a mais simples

Pizzas, barras, linhas do tempo… Há várias maneiras de representar informações visualmente. Acontece que às vezes ficamos tão fascinados com pirotecnias gráficas que nos esquecemos de que a melhor solução pode ser a mais simples.

Tommy, por exemplo, ajudou investidores profissionais a tomarem decisões sobre quais ações comprar com os dois elementos mais banais do desenho: um ponto e uma reta. Pois é. Na página de mercado financeiro do New York Times, ele adicionou esse elemento gráfico ao lado do nome das empresas listadas em bolsa. A ideia era mostrar como estava o preço daquela ação em relação ao seu desempenho no ano. Se o ponto estivesse mais à esquerda da reta, mostrava que o papel estava sendo vendido por um preço baixo em relação ao seu histórico.

Como colocar dados nos slides

Comunique muito com pouco

Em algumas situações, a quantidade de dados que você precisa transmitir não pode ser resolvida com um simples ponto. É preciso uma forma mais elaborada de representação visual para concentrar várias informações diferentes. Por exemplo: o que fazer quando você precisa explicar os resultados de um ano todo?

O design é uma das respostas!

Infográficos podem representar vários números ao mesmo tempo. Brincando com diferentes elementos, como formas geométricas, cores e variações de tamanho dá para comunicar em uma só imagem uma grande quantidade de dados. Se você usar a   criatividade e se inspirar em referências de especialistas, conseguirá criar representações dinâmicas e de fácil entendimento.  Alberto Cairo, Mario Kanno e Jaime Serra são boas dicas. Aqui no Brasil, o Nexo Jornal publica gráficos com frequência, o que também pode ser uma boa fonte de inspiração.

Por meio de um design simples e inteligente, por exemplo, Tommy colocou mais de 25 mil dados em uma única página! Ele fez uma linha do tempo com as taxas de aprovação dos presidentes que governaram os Estados Unidos por seis décadas, com as explicações dos altos e baixos de cada um. O segredo foi pensar em todas aquelas informações em conjunto e organizá-las de uma forma condizente com o seu objetivo.

Como colocar dados nos slides_soap_2

Dá trabalho, mas fará uma enorme diferença

Organizar os dados e pensar em qual a melhor maneira de apresentá-los exige que você reserve um tempo para pensar, é verdade, mas por um propósito digno. Esse planejamento é fundamental para facilitar o entendimento dos números – e você é o principal interessado em garantir que as pessoas entendam a guardem seu recado. Por isso, faça sempre a pergunta para si mesmo: “o que posso fazer para facilitar a interpretação e a compreensão desse dado?”

Sua preocupação deve ser sempre fritar o mínimo possível o cérebro da audiência, especialmente quando ela não tiver tanto conhecimento técnico como você. Afinal, ocupar os pensamentos das pessoas com um número que elas ficam tentando entender pode desviar a atenção do resto da sua mensagem.

Se você quiser mais dicas de como usar os números na sua apresentação, não perca este nosso outro artigo: Melhore suas apresentações com números

E se você tem o desafio de apresentar seus resultados e metas, mas prefere contar com profissionais para isso, entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar sua audiência a entender suas mensagens!

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"

Tags: apresentações corporativas, apresentações impactantes, apresentações profissionais

Posts Relacionados

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França