Carol Martins, Diretora de Operações e Instrutora da SOAP em treinamentos, traz dicas práticas de como melhorar a performance em apresentações online
Dominar técnicas de linguagem e oratória é importante na hora de fazer apresentações online, seja em reuniões de negócios, webinars ou palestras.
Em ambientes virtuais, desafios como a falta de feedback visual e o risco de distração dos espectadores tornam essas habilidades ainda mais importantes.
Carol Martins, Diretora de Operações e Instrutora da SOAP em treinamentos, traz dicas práticas de como melhorar a oratória em apresentações online. Veja a seguir:
Olhar para a câmera cria uma impressão de contato visual, e é importante para gerar conexão com o público. No entanto, Carol explica que fixar o olhar diretamente para a “bolinha” pode parecer artificial e desconfortável.
Além disso, muitas vezes, as pessoas acabam olhando para a própria imagem na tela, que normalmente fica em uma área afastada da câmera, o que pode fazer com que pareça que estão distraídas ou desinteressadas.
A dica aqui, portanto, é: direcione o seu olhar para a área ao redor da câmera, mas sem ficar olhando fixamente.
“Evite olhar para a própria imagem ou para os outros pontos da tela. Se precisar, posicione um lembrete próximo à câmera para se lembrar de focar ali. Isso ajuda a transmitir segurança e cria uma conexão mais pessoal com o público, sem parecer que você está olhando “através” das pessoas”, pontua Carol.
É mais fácil para o público se distrair e fazer outras atividades quando estamos online. Por isso, uma interação ativa ajuda a manter a atenção e a criar um ambiente de envolvimento com o público. Além de aumentar o foco, interagir demonstra que você valoriza a participação de cada um.
Por isso, logo no início da apresentação faça perguntas ou inclua pequenas interações para convidar o público a participar.
Você pode, por exemplo, pedir uma resposta rápida no chat, usar enquetes ou criar momentos de troca de ideias. Essas pausas interativas não precisam ser complexas – o importante é dar ao público a chance de se envolver.
Muitas pessoas usam uma segunda tela para ver os slides quando estão se apresentando online, mantendo a câmera na primeira tela. Isso faz com que olhem constantemente para o lado, transmitindo ao público a sensação de que estão “de costas” para ele, como se estivessem apenas lendo os slides.
A dica aqui é colocar a apresentação na mesma tela onde está a câmera para manter o olhar focado em direção ao público.
Se usar uma segunda tela, ajuste o layout para que a tela principal seja a que possui a câmera e o conteúdo. Isso dará a sensação de que você está “olhando nos olhos dos participantes, mesmo que esteja conferindo os slides.
O enquadramento adequado melhora a comunicação visual e torna a apresentação mais confortável para quem assiste. Se a câmera está muito baixa, alta, ou de um lado, o apresentador pode aparecer de um ângulo pouco favorecedor, e se está muito perto, pode impedir que expressões faciais e gestos sejam visualizados adequadamente.
“Aqui é necessário posicionar a câmera na altura dos olhos e centralizar-se no quadro, deixando um espaço de dois a três dedos acima da cabeça até o topo da tela. O enquadramento ideal mostra seu rosto e a linha do peito. Mantenha-se bem no centro, com espaço proporcional nas laterais, e ajuste o ângulo para não parecer que está olhando de baixo ou de lado. Isso ajuda a manter uma imagem limpa e agradável”, disse Carol.
Gestos e expressões faciais trazem mais dinamismo à apresentação e ajudam a transmitir entusiasmo e naturalidade. No ambiente online, esses elementos são importantes para engajar o público e evitar uma apresentação monótona. Um bom enquadramento, como mencionado no tópico anterior, permite que os gestos sejam visíveis e bem integrados à fala.
A dica aqui é: movimentos suaves e naturais são ideais, evitando gestos exagerados que possam distrair. O uso de expressões faciais, como sorrir e enfatizar com as sobrancelhas, complementa a fala e dá vida à apresentação, aumentando o interesse do público.
Essas técnicas, compartilhadas pela Carol Martins, vão ajudar você a transmitir confiança e a se conectar com o público em apresentações online, tornando sua comunicação mais envolvente.
Com prática e dedicação, você pode transformar suas apresentações e impactar positivamente seu público, independentemente da distância.
Não é apenas a linguagem corporal que conta, uma boa oratória também fortalece a credibilidade do apresentador, transmite confiança e domínio do assunto, além de capturar e manter a atenção do público.
A oratória teve suas origens na Grécia Antiga, especialmente na cidade de Atenas, o berço da filosofia e da democracia. Naquela época, a habilidade de falar bem em público era altamente valorizada e considerada essencial para alcançar sucesso na política e nos negócios.
Falar bem é a habilidade de se comunicar de maneira clara e eficaz em público, sendo um meio crucial para influenciar, inspirar ou informar. Em outras palavras, um bom palestrante consegue captar a atenção da audiência e assegurar que o conteúdo apresentado seja compreendido.
No entanto, um bom orador, além de precisar dominar o conteúdo, depende da forma como estrutura o seu discurso, utilizando estrategicamente pausas e variações na entonação para criar tensão e entusiasmo. Esses elementos, juntamente com o carisma, são a chave para fazer um bom discurso.
O discurso tem várias funções, incluindo:
Portanto, falar é uma habilidade interpessoal que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo dos anos.
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Descubra como você e seu time podem aprender a se comunicarem de forma mais segura e assertiva nas reuniões e apresentações, inclusive as online, com o treinamento SOAP Apresentador.
Mais do que um curso de oratória, o autoconhecimento é trabalhado para que os participantes desenvolvam consciência verbal e não verbal ao se apresentarem.
Neste treinamento você e seu time vão aprender a:
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