O storytelling se tornou uma ferramenta poderosa para as marcas, proporcionando relevância às narrativas de marketing.
O storytelling se tornou uma ferramenta poderosa para as marcas, proporcionando relevância às narrativas de marketing. O conceito do storytelling é contar histórias memoráveis, com apelo emocional e propósito. Por meio dessa técnica, as campanhas, apresentações e conteúdos de marketing e publicidade deixam de ser superficiais e com objetivo único de venda. Aqui, passa a ser importante a identificação entre público e marca, a conexão afetiva e o engajamento natural.
Mesmo que você não seja um expert, é possível utilizar técnicas básicas e storytellings prontos para criar narrativas poderosas.
Em poucas palavras, storytelling é o mesmo que contar uma história. Essa prática é baseada nas técnicas antigas de criar narrativas e na famosa teoria da Jornada do Herói. Essa fórmula estrutural é utilizada por toda a indústria cultural (cinema, literatura, televisão, jornalismo, etc.). Tal formato também vale para o nosso dia a dia, sendo o mais tradicional e consolidado para compartilhar histórias com amigos e familiares.
Pensando nisso, o storytelling pronto envolve uma narrativa com ambientação, personagens, conflitos e superação. A história deve apresentar uma trajetória, onde o personagem principal saia de um ponto inicial, passe por provações e apresente alguma transformação no fim da narrativa.
Também existem os modelos pré-definidos de personagens, que ativam gatilhos mentais e facilitam o espelhamento no público. Os perfis de personagens são:
Esse formato pronto de storytelling pode ser aplicado a qualquer apresentação e conteúdo digital de marketing. Dessa forma, os slides se tornam muito mais atrativos e de fácil assimilação.
Também os relatórios e dados numéricos passam a ser compreensíveis para mais pessoas. O objetivo é criar uma história de apelo universal, empática, que facilite a identificação e o senso de pertencimento. Tudo isso, é claro, sem esquecer do objeto de venda e das estratégias de negócios.
Antes de iniciar qualquer nova atividade, é importante reunir referências. Existem diversos cases de sucesso de storytelling no marketing. Pesquise e encontre as opções que mais têm a ver com a sua marca e produto.
Com acesso às técnicas mais básicas de storytelling, vamos aos erros mais comuns e como evitá-los. O primeiro deles é focar demais na narrativa ficcional e esquecer do objeto de venda. Lembre-se: a narrativa e a sequência argumentativa devem valorizar o seu produto. Mesmo com o apelo emocional, o conteúdo ainda está inserido no contexto dos negócios. Também é importante tomar cuidado com o excesso de informações, em casos de apresentações e data storytelling.
Existem diversas formas de otimizar a comunicação da sua marca, seja para apresentações, campanhas ou reuniões internas. A SOAP desenvolveu cursos completos para quem quer criar slides criativos e conteúdos relevantes. Conheça os treinamentos Storytelling! e Uau! Design.