Você sabe o que é storyline? Entenda o seu papel no storytelling

Muitos processos estão envolvidos na criação de boas histórias.

Treinamento SOAP
15/03/2023
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Muitos processos estão envolvidos na criação de boas histórias. Entretanto, algumas técnicas são super utilizadas, enquanto outras nem tanto assim. Por exemplo, você sabe o que é storyline?

Esse é um conceito que ainda não tem tanto destaque no storytelling, mas que pode fazer toda a diferença na produção de um roteiro. E é muito mais fácil de colocar em prática do que você imagina, desde que você obedeça à estrutura de construção. 

Está curioso para aprender mais sobre o assunto? Se sim, continue a leitura deste artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

O que é storyline?

Afinal, o que é storyline? Nada mais do que um enredo que se resume em uma única sentença, ou, no máximo, um pequeno parágrafo. Seu objetivo é simplesmente determinar a principal ideia de um roteiro.

Ou seja, resumir a história, apresentar seus personagens e conceituar a proposta em apenas algumas palavras. Porém, é fundamental escolher essas palavras da maneira certa, para que a informação seja realmente transmitida em totalidade, mesmo em um espaço curto. 

É por isso que o storyline tem uma estrutura específica. Ele apresenta, obrigatoriamente, os seguintes pontos: 

  • conflito;
  • desenvolvimento;
  • solução.

Quer dizer que o roteiro deve se resumir a isso? Não! Muito pelo contrário, o roteirista pode e deve acrescentar outros elementos para deixar a história mais atrativa e desenvolver a solução de um jeito coerente e interessante.

Normalmente, 5 linhas são suficientes para fazer todo o processo de storyline. Mas há quem faça mágica e consiga realmente encolher a produção a uma sentença, bem objetiva. Tudo depende do tipo de roteiro que será escrito. 

Vale lembrar, ainda, que o storyline deve ser tão atraente quanto o storytelling. Ele será importante tanto para o trabalho do roteirista quanto para quem vai ler o roteiro, ou mesmo assistir à produção final.

Qual é a funcionalidade do storyline em um roteiro?

O storyline é o recurso que ajuda a vender a sua história. Portanto, é fundamental prezar a sua estrutura, para que esse efeito seja atingido com sucesso. Em geral, o storyline se divide da seguinte forma:

“Quando…”

Ao iniciar o storyline com “Quando…”, a intenção é apresentar um acontecimento e seu objetivo. Nesse momento, vale a pena descrever o personagem principal e o início de sua história. 

“Depois de…”

Outra preposição que pode ser utilizada é “depois de”. Ela dá a ideia de continuidade ao “Quando…”, para continuar a desenvolver, ainda que brevemente, o ponto central da história.

O protagonista

Em seguida, é muito importante apresentar o protagonista ao leitor. Como ele se chama, quais são suas características e como ele reagiu ao acontecimento descrito anteriormente são informações essenciais para incluir. 

O objetivo

Por fim, o objetivo desse protagonista dentro do enredo deve ser mostrado. Se ele procura algo ou se ele tem algum problema a ser resolvido, por exemplo.

Ao juntar todas essas partes, temos exatamente o que se espera da história: qual é o conflito, como ele será desenvolvido e qual será a solução proposta, com base na trajetória do personagem.

Por que o storyline é uma técnica importante?

Agora que você sabe o que é storyline, vale a pena reforçar a importância desse recurso dentro do roteiro. Primeiro, para escrevê-lo, você precisa de um ponto de referência, certo?

Ao mesmo tempo, precisa determinar o ponto em que quer chegar. O storyline, então, atua como uma espécie de GPS para traçar exatamente esse caminho. A partir dele, você consegue desenvolver a história com coerência, sabendo de onde ela veio e para onde ela vai.

E o que esse desenvolvimento abrange? Com a ajuda do storyline, o roteirista consegue elaborar conflitos, ideias e objetivos com muito mais precisão. E assim, escrever um roteiro criativo e que cumpre sua proposta do início ao fim, e que de fato se aproxima do seu interlocutor, sem deixar de transmitir a essência da empresa ou da marca que solicitou o trabalho.

É isso aí! Agora você sabe o que é storyline e qual é o seu papel dentro do storytelling. Quem sabe não é hora de começar a aplicar esse conceito em seus roteiros para fazer diferente e ainda assim ter excelentes resultados?

Mas se você precisa se aprofundar ainda mais sobre o assunto, conte com a gente. Conheça o curso SOAP Workshop Storytelling e aprenda todas as técnicas para criar roteiros nos mais diferentes formatos.

fundo preto com os personagens "Wood e Garfinho" de Toy Story ao fundo e o seguinte texto: "Afinal o que é Storytelling"


Posts Relacionados

Vai fazer uma palestra? Saiba como definir o tema e o tempo ideal

Apresentações
19/11/2024
leia agora

5 técnicas para usar em apresentações online

Apresentações
14/11/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França