A retórica é uma das técnicas do ecossistema de comunicação mais importantes para ajudar tanto profissionais quanto estudantes a mandar bem em seus momentos decisivos.
A retórica é uma das técnicas do ecossistema de comunicação mais importantes para ajudar tanto profissionais quanto estudantes a mandar bem em seus momentos decisivos. E o bom disso é que seja qual for a área de trabalho ou estudo, todos podem se beneficiar.
Essa é uma estratégia que produz discursos e apresentações convincentes desde a Grécia Antiga. Por isso, dominar os conhecimentos da retórica fará com que você se comunique por meio de uma oratória eficiente.
Entenda neste post como convencer pessoas e colher bons frutos na vida profissional, acadêmica e pessoal. Neste material preparamos sete dicas, explicaremos o conceito e indicaremos uma maneira eficiente para você produzir a retórica ideal. Vem com a gente!
A retórica é uma técnica de comunicação que utiliza a apresentação de argumentos para persuadir pessoas. O termo vem do latim “rhetorike” e tem como tradução a arte persuadir, a arte de falar bem para convencer pessoas. Segundo relatos, teve origem na Grécia Antiga no século V a.C.
Inicialmente a retórica foi muito usada no meio político. Aristóteles foi considerado o pai da retórica, um dos motivos disso, foi por ele escrever uma obra sobre retórica, onde estabeleceu os princípios básicos dessa técnica.
Ela se mostrou tão importante para os povos que se seguiram que se tornou disciplina em instituições da idade média.
Nos dias de hoje, a retórica é uma das técnicas mais eficientes para ajudar as pessoas nos momentos decisivos das suas vidas. Você pode se beneficiar dela em suas oratórias para projetos profissionais, teses e trabalhos acadêmicos e até mesmo em campanhas para oferecer produtos e serviços.
Preparamos sete dicas de retórica para você arrasar em suas apresentações e discursos. Faça como os melhores profissionais da comunicação fazem.
As figuras de linguagem fortificam os argumentos da retórica durante as suas oratórias. Nas anáforas, os apresentadores usam a repetição de palavras ou frases para reforçar a ideia.
Por exemplo, “Eu acredito que esse foi um bom trabalho”, “Eu acredito que atingiremos as metas”. Desse modo, o termo “Eu acredito” é a anáfora.
Já as tríades o próprio nome já dá uma dica de como elas funcionam. Elas são figuras de linguagem que passam uma mensagem por meio de três palavras. E dependendo do discurso, sequências como “Corpo, alma e espírito”, “Força, sabedoria e coragem”, conseguem enriquecer a sua comunicação.
Mas, não se prenda nas frases prontas, seja criativo e crie as suas próprias expressões. Essa é uma forma de criar a sua própria marca no mercado e se diferenciar dos outros oradores.
As pausas estratégicas desenvolvidas pela retórica servem para enfatizar momentos importantes na oratória. Podemos dizer que funcionam com negritos nos textos. Além disso, criam tensão e chamam a atenção do público.
Mas fique atento e não exagere no tempo, as pausas não podem ser prolongadas. Normalmente, os intervalos mais usados estão entre 3 e 10 segundos. Isso porque, se demorar demais na pausa, as pessoas terão a impressão de que o orador esqueceu o que pretendia falar ou está se divagando.
Uma maneira eficiente de envolver, engajar e manter a atenção do público são as perguntas retóricas. Essa estratégia tira as pessoas da zona de conforto e fiquem mais pensativas. No entanto, existem algumas diferenças entre a pergunta retórica e as tradicionais.
Apesar de ter o nome de pergunta, no caso da retórica o orador não espera a resposta do público. A própria sentença já responde o questionamento. Um exemplo disso seria: “quem diria que a nossa empresa chegasse aonde chegou em tão pouco tempo?
Um dos segredos da boa retórica é a capacidade do orador de adaptar a linguagem conforme o público. Uma oratória pode ser apresentada para diferentes perfis de pessoas, mas a fala, as figuras de linguagem, os gestos do apresentador devem respeitar o perfil da audiência.
Para isso, fique atento ao cadastro dos participantes da oratória, extraia dados como profissão, idade e gênero. E, uma recomendação importante é: evite levantar assuntos polêmicos que envolvam religião e política, por exemplo.
Demonstre que a sua vida tem os mesmos desafios que qualquer ser humano. Essa é uma maneira de gerar conexão com a audiência. Perceba que somos instintivamente atraídos por pessoas e grupos, com as nossas mesmas dores e sentimentos.
Observe que as celebridades mais queridas dos fãs e da mídia são aquelas que se aproximam mais das pessoas, como um ser humano normal.
Evite o improviso, desse modo você obterá sucesso em suas argumentações e não cairá no descrédito nas suas oratórias. Para nós da SOAP, uma das palavras-chave da retórica é a preparação.
Para tanto, estude profundamente e mantenha-se atualizado acerca do assunto a ser tratado na audiência. Antes do grande dia, elabore questionamentos que acredita que o seu público fará no momento da apresentação e prepare respostas seguras e convincentes.
Tenha em mente que o corpo também fala. Portanto, a linguagem não verbal exerce grande peso na prática da retórica. Saiba que desde o momento em que você pisa no palco para a sua apresentação as pessoas já estão de olho nos seus movimentos.
Sabendo disso, cuide da sua vestimenta, das suas expressões corporais, faciais e de toda a sua presença física durante as suas oratórias.
Para desenvolver habilidades para produzir apresentações com retóricas convincentes, você não precisa nascer com o dom divino da comunicação. Desde que encontre a instituição certa, tanto a retórica quanto a oratória podem ser aprendidas.
Para isso, a SOAP, empresa que atua em apresentações profissionais desde 2003, criou a escola SOAP. Onde a intenção é ajudar pessoas a usarem as mais eficientes e atualizadas técnicas de comunicação do mercado. No final dos cursos você estará preparado para elaborar apresentações ao nível de profissionais.
Com o curso Super! Oratória é um guia prático e descomplicado para engajar as pessoas e melhorar seu desempenho ao falar em público. Perceba como os ensinamentos são divididos para facilitar o seu aprendizado.
A instrutora desse curso é a Carol Martins. Ela é graduada em Psicologia com especialização em gestão de pessoas pela FAAP. Carol é gerente de cultura e pessoas na SOAP. Ministra treinamentos estratégicos de oratória em grandes empresas.
Após a conclusão do curso Super! Oratória e das dicas práticas da Carol, veja o que você conseguirá fazer:
Acreditamos que com essas nossas dicas de retórica e os ensinamentos que conseguirá obter com o curso da escola SOAP, você será uma pessoa de sucesso na arte da oratória. Siga as nossas recomendações e não hesite em buscar apoio especializado em comunicação e apresentações.
Gostaríamos de convidar você para conhecer com mais detalhes o nosso de Curso de oratória.