Descubra oito passos para elaborar o seu plano de comunicação
O planejamento estratégico de comunicação é o que guia todas as iniciativas de comunicação da organização e precisa ser definido de acordo com o perfil de cada empresa, seu público-alvo e objetivos específicos.
Durante muito tempo, a estratégia de comunicação de longo prazo foi a abordagem predominante. No entanto, as empresas seguem cada vez mais uma cultura data driven (baseada em dados), o que exige estratégias mais dinâmicas e flexíveis para atender às rápidas transformações do mercado.
As agendas sociais, a transparência, a mensuração dos resultados e a necessidade de adaptação contínua são elementos cruciais para um planejamento alinhado aos propósitos da empresa.
Esse é o primeiro passo para estabelecer uma comunicação eficaz dentro do ambiente corporativo. Afinal, com um bom direcionamento, todas as equipes trabalharão em sintonia, o que otimiza a produtividade e, por conseguinte, aprimora os resultados da organização.
Além disso, um bom plano de comunicação contribuirá para que a empresa cultive relações mais sólidas tanto internamente, com seus colaboradores, quanto externamente, com seus clientes e outros stakeholders. Todo esse esforço repercutirá positivamente na reputação da marca e pode até mesmo impactar os ganhos financeiros.
Na prática, o plano estratégico de comunicação é um conjunto de esforços destinados a aprimorar a comunicação da empresa, seja com foco em um projeto específico ou para o negócio como um todo.
Porém, mais do que um plano registrado em um PDF, trata-se de uma estratégia pautada em estudos e metodologias. Essa estratégia contempla diferentes esforços de comunicação da organização com um objetivo específico e dentro de um período determinado.
No entanto, é necessário atualizar esse planejamento periodicamente à medida que é colocado em prática, ou conforme as metas e os objetivos corporativos mudam, sempre com base na análise de dados e do desempenho da estratégia de comunicação.
O propósito do planejamento de comunicação inclui:
No dia a dia, um bom planejamento pode facilitar e tornar mais eficiente a tomada de decisões, ao tornar o futuro mais previsível, estruturar a rotina empresarial e esclarecer seu diferencial competitivo.
Porém, para que esses benefícios se concretizem, é crucial criar o plano de forma eficaz.
O ideal é que ele seja desenvolvido desde os estágios iniciais da empresa, junto com o planejamento do negócio como um todo (ainda que possa ser revisto a qualquer tempo). Mas sempre é possível recomeçar e construir uma linguagem para a sua empresa do ponto em que estiver, basta ter estratégia.
A comunicação empresarial tem duas vertentes: a interna e a externa. E é possível construir um planejamento estratégico de comunicação para cada uma delas – ainda que eles estejam alinhados, pois ambos precisam conversar com a marca como um todo, possuem focos distintos.
A comunicação interna é voltada aos colaboradores da empresa, com o propósito de estruturar, simplificar e otimizar as interações laborais. Já a comunicação externa se direciona ao público externo da empresa, focando na consolidação da identidade da marca, visando a disseminação do posicionamento do negócio.
Um planejamento de comunicação interna bem concebido permite à empresa aperfeiçoar seus resultados, uma vez que os colaboradores estarão cada vez mais engajados e alinhados com os objetivos estabelecidos no plano.
Por outro lado, no plano de comunicação externa, se constrói um posicionamento de marca no mercado, uma conexão genuína com clientes e investidores, além de maiores chances de conversão.
Antes de iniciar o processo de planejamento, é crucial responder a algumas perguntas-chave:
Para facilitar, a SOAP separou 8 passos para elaborar um planejamento estratégico de comunicação:
Ao iniciar um planejamento estratégico de comunicação, é crucial estabelecer objetivos e metas que sejam SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (specific, measurable, attainable, relevant e time based, em inglês).
Essa abordagem fornece clareza sobre o que se pretende alcançar e como medir o progresso.
Por exemplo, um objetivo poderia ser aumentar o engajamento nas redes sociais em 20% nos próximos três meses, permitindo que se acompanhe o sucesso de forma tangível.
Segmentar o público a quem se destina a comunicação é essencial para garantir que suas mensagens sejam direcionadas de maneira eficaz.
Ou seja, conhecer as características demográficas, comportamentais e psicográficas dessas pessoas, sejam clientes, colaboradores, stakeholders (você pode estabelecer canais e linguagem específicas para cada um desses públicos).
Isso permitirá que você adapte sua comunicação para atender às necessidades e interesses de cada segmento. Essa segmentação ajuda a aumentar a relevância e a eficácia da comunicação.
Determinar um orçamento claro e realista para o seu plano de comunicação é fundamental para planejar as atividades e alocar recursos adequadamente.
O orçamento inclui os custos relacionados à publicidade, produção de conteúdo, mídias sociais, eventos, treinamentos de comunicação etc.
Uma alocação adequada de recursos ajuda a maximizar o impacto da comunicação dentro das limitações financeiras da organização. Mas é importante fazer isso em alinhamento com os objetivos e prioridades.
Um cronograma bem elaborado é fundamental para manter o planejamento de comunicação organizado e dentro do prazo.
Cada atividade e iniciativa deve ter datas de início e término definidas, permitindo que as equipes acompanhem o progresso e garantam a conclusão pontual das tarefas.
Isso também ajuda a evitar a sobrecarga de trabalho em momentos críticos. Antes de iniciar uma nova abordagem nas redes sociais, por exemplo, é preciso que essa abordagem esteja alinhada com o time responsável, algo que já deve estar previsto no cronograma.
Toda marca bem estabelecida precisa ter linguagem própria e isso passa pelo planejamento estratégico de comunicação. Afinal, a forma como os conteúdos são produzidos e como o contato com o público é feito, precisam estar alinhada com a persona.
Nessa etapa, é importante criar um direcionamento criativo abrangendo o design, a linguagem e as pautas (temáticas) que a empresa vai abordar em sua comunicação.
Ter uma identidade visual consistente e uma voz unificada ajuda a construir o reconhecimento da marca. Além disso, definir pautas claras para diferentes tipos de conteúdo, como posts em redes sociais, comunicados internos e releases à imprensa, mantém a comunicação alinhada e consistente.
Uma equipe bem treinada e informada é um ativo valioso para a execução do plano de comunicação.
A capacitação envolve garantir que todos os membros entendam a estratégia, estejam cientes das mensagens-chave e sejam proficientes nas ferramentas e plataformas de comunicação utilizadas.
Invista em treinamentos de comunicação e de estratégia, como o que indicamos no final deste artigo!
Com o plano estruturado e as equipes treinadas, é hora de entender como isso funciona na prática. Testar diferentes abordagens pode ajudar a identificar o que funciona melhor para o seu público e objetivos.
Além disso, realizar testes A/B em campanhas de e-mail, experimentar diferentes formatos de conteúdo ou avaliar o desempenho de diferentes canais ajudará a refinar sua estratégia com base em dados reais.
O último passo do planejamento estratégico de conteúdo é, na verdade, algo que se estenderá no longo prazo: a avaliação constante.
Acompanhe os resultados alcançados em relação aos objetivos estabelecidos e esteja disposto a adaptar sua estratégia com base nas análises.
Aprenda com os sucessos e desafios, ajustando o plano para alcançar um desempenho cada vez melhor.
Um planejamento de comunicação, por mais bem elaborado que seja, não vai funcionar sozinho. É necessário ter equipes capacitadas para criarem estratégias pontuais em cima desse plano e estabelecer, assim, uma comunicação consistente.
Reconhecendo essa necessidade, apresentamos o SOAP Story Planning, um treinamento corporativo que une as peças-chave para a construção de estratégias mais eficazes.
Neste workshop você e seu time vão aprender a:
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