A gente sabe que vender uma ideia ou um projeto para investidores em potencial não é tarefa fácil.
A gente sabe que vender uma ideia ou um projeto para investidores em potencial não é tarefa fácil. A tensão e o nervosismo podem tomar conta do momento e acabar transmitindo uma sensação de insegurança que acaba comprometendo a transação.
Por esse motivo, é muito importante estar bem preparado no momento do pitch. Afinal, um passo em falso pode fazer com que você perca uma oportunidade única.
A boa notícia é que nesse conteúdo listamos alguns passos que podem ajudar a não errar no pitch para investidores. É só continuar a leitura para conferir!
Para montar um pitch de sucesso é fundamental entender profundamente seu objetivo. Quanto maior compreensão você tiver da ideia e tudo o que deseja comunicar com ela, mais fácil será resumir e comunicar de forma objetiva.
Nesse caso, os pontos centrais de um bom pitch são o problema que você deseja resolver, as soluções oferecidas ao público-alvo, o contexto em que a ideia se insere no mercado, o posicionamento da concorrência, seus diferenciais, o modelo de negócio que será aplicado e a proposta de investimento.
A partir desse pequeno esqueleto você consegue contextualizar sua ideia e transmitir uma mensagem clara e objetiva.
Esse é um dos tópicos mais relevantes no seu pitch para investidores. É aqui que você vai apresentar o que sua ideia tem de especial, em que ela se destaca da concorrência e por que ela tem potencial para se tornar um grande sucesso.
Aqui você vai mostrar que acredita no seu produto. Vale ressaltar um custo-benefício melhor do que o utilizado pela concorrência, uma tecnologia inovadora ou uma qualidade acima do padrão, por exemplo.
Pensar fora da caixinha e ressaltar os aspectos inovadores do seu produto ou serviço são muito importantes para chamar a atenção de investidores em potencial.
Storyselling é uma expressão em inglês para “venda de uma história”. Essa é uma ferramenta muito utilizada pelos especialistas em marketing para aumentar as possibilidades de fechar negócios, deixando o ouvinte mais suscetível à ideia que você pretende apresentar.
Essa técnica consiste em contar histórias em que sua ideia esteja estrategicamente inserida para que a outra pessoa não sinta que está sendo induzida a comprar algo, mas que se interesse de forma natural.
Usando essa ferramenta você consegue gerar interesse de forma orgânica e apresentar seu produto sem que eles percebam. Afinal, o cérebro humano costuma ser atraído por uma boa ideia e é facilmente envolvido por um contexto interessante.
Ao invés de falar que comprar um curso vai ajudar a pessoa a realizar apresentações melhores, você pode dizer estar passando por um problema em que não conseguia fazer boas apresentações no trabalho, e aí descobriu um método que fez toda a diferença. A partir daí é só desenvolver a história e apresentar seu produto.
Não basta ter uma boa ideia e criar um ótimo pitch para investidores se não souber como fazer uma apresentação. Afinal, existe uma grande distância entre ter uma boa ideia e conseguir comunicá-la de tal forma que os investidores desejem aplicar recursos financeiros nela.
Por isso, antes de partir para a ação é fundamental treinar bastante. Pratique sozinho até ficar satisfeito com o resultado. Uma dica legal é usar um espelho ou vídeo e um gravador. Assim você vai poder analisar seus gestos e a cadência da fala.
Depois disso, apresente sua ideia para pessoas próximas. Peça um feedback sincero e ouça com atenção. Isso vai permitir que você saiba se a sua ideia está sendo comunicada da maneira que desejou.
Muita coisa pode ser dita ao seu ouvinte sem que você precise falar nenhuma palavra. A comunicação não verbal é tão importante quanto o discurso. Por isso, é necessário prestar atenção em todos os elementos da sua apresentação.
E isso inclui a forma como você se veste, seus gestos e também a identidade visual do material audiovisual.
É necessário que os valores da sua empresa e a ideia central da mensagem que deseja passar estejam alinhados com todo o conjunto. Se o seu produto é divertido e inovador, roupas sérias demais podem passar uma ideia contraditória.
Da mesma forma, unhas sujas e sem fazer um ar desleixado nas roupas ou peças muito infantilizadas podem comprometer a credibilidade do seu discurso, entre outros aspectos.
Sua postura na hora da apresentação também vai contar muito. Faça contato visual com o espectador e procure manter uma postura confiante e relaxada. Isso ajuda a manter a atenção em você e transmite segurança para quem está assistindo.
Sendo assim, na hora que estiver praticando, observe se os elementos não verbais concordam com a mensagem que você pretende transmitir.
Pode parecer um pouco óbvio, mas conhecer o perfil do seu investidor é muito importante na hora de montar sua apresentação. Afinal, cada um tem expectativas diferentes com relação ao seu produto e isso pode mudar a abordagem a ser utilizada.
Por isso, não hesite em ter mais de um pitch sobre uma mesma ideia se for apresentar para pessoas com perfis diferentes. O ponto de vista utilizado pode ser determinante para o convencimento do seu investidor.
Se a pessoa que você pretende alcançar já é experiente no assunto, você precisa utilizar argumentos e fundamentações mais técnicas e avançadas. Por outro lado, se for um investidor leigo ou iniciante, sua apresentação deve ser de fácil compreensão e mais superficial.
Montar um bom pitch para investidores não é tão difícil quanto parece. Contudo, montar um conteúdo incrível demanda atenção a alguns detalhes e técnicas que farão a diferença.
Os cursos SOAP Elevator Pitch e SOAP Storyselling são opções incríveis para que você consiga criar apresentações interessantes, objetivas e com altas margens de sucesso.
Ficou interessado? Quer acertar na hora de montar sua apresentação? Então, aproveite para conhecer agora mesmo nossos cursos SOAP Elevator Pitch e SOAP Storyselling e potencialize seus resultados!