Vá além do ferramental, saiba como a Inteligência Artificial pode ser usada na preparação de momentos decisivos
Não há dúvida de que a tecnologia está transformando a forma como trabalhamos. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, surge como uma forma poderosa de otimizar processos longos e custosos, como a elaboração de apresentações profissionais.
A maneira mais comum de usar IA para apresentações é com ferramentas de slides. Atualmente, já existem diversas plataformas com layouts prontos, otimizados ou que aplicam princípios de design automaticamente a partir do conteúdo inserido.
LEIA: 8 ferramentas de Inteligência Artificial para criar apresentações e slides
Mas usar IA para apresentações vai muito além dessas ferramentas. É possível usar a Inteligência Artificial de formas não tão óbvias. Veja algumas a seguir:
Uma das principais funções da Inteligência Artificial é ajudar a organizar grandes volumes de informação.
Ferramentas de processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, podem resumir longos textos e transformá-los em tópicos sucintos para os seus slides.
Isso economiza tempo e garante que você mantenha a objetividade durante a apresentação profissional, focando nos pontos mais relevantes para o seu público.
Estar preparado para uma apresentação não inclui somente os slides. É preciso dominar o conteúdo e estar ciente das possíveis perguntas que possam surgir.
Aqui, a Inteligência Artificial pode ajudar mais uma vez. Ao enviar o conteúdo da apresentação para o ChatGPT, por exemplo, é possível solicitar que ele sugira perguntas que possam aparecer durante ou depois da sua apresentação.
Essa análise ajuda a preparar respostas claras e objetivas, aumentando a confiança durante o momento da interação com o público.
Ferramentas como Grammarly podem revisar seu texto para eliminar erros gramaticais, melhorar o estilo de escrita e garantir que sua mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva.
Isso contribui para que o conteúdo seja mais coeso e eficaz, sem falhas que possam desviar a atenção da audiência.
Uma boa apresentação vai além de slides bonitos, ela precisa contar uma história envolvente. E a IA também pode te ajudar nisso!
É possível usar as ferramentas, como ChatGPT ou Beautiful.AI, para sugerir uma estrutura de narrativa que conecta suas ideias de forma lógica, criando uma narrativa para a apresentação que mantém o interesse da audiência do começo ao fim.
Outra forma de utilizar a IA para apresentações é no processo de adaptar um mesmo conteúdo para públicos variados.
Por exemplo, com o ChatGPT dá para modificar uma apresentação feita para uma equipe técnica, transformando-a em uma versão mais acessível para uma audiência de negócios.
A acessibilidade em apresentações é um tema cada vez mais relevante, principalmente em um mundo corporativo que busca inclusão e equidade. Por isso, a Inteligência Artificial também pode converter texto em áudio.
Isso permite que pessoas com deficiência visual ou que preferem ouvir em vez de ler tenham acesso ao conteúdo da apresentação. Ferramentas como o ReadSpeaker podem ser integradas em apresentações para narrar slides.
Além disso, para garantir que pessoas com deficiência visual possam entender imagens em uma apresentação, a Inteligência Artificial também pode gerar automaticamente descrições alternativas (Alt Text) para fotos e gráficos.
Embora a IA traga inúmeros benefícios para a preparação de apresentações, seu uso também pode gerar alguns erros, especialmente quando profissionais dependem demais das ferramentas ou não personalizam os resultados.
O principal erro está na falta de revisão humana. Antes de veicular qualquer apresentação feita com IA é preciso verificar tópico por tópico o que foi gerado por uma ferramenta.
Aqui estão outros erros comuns:
Traduções automáticas baseadas em IA, como o Google Translate, podem ser úteis para apresentações em idiomas diferentes, mas não são infalíveis.
Erros gramaticais ou traduções literais que não respeitam o contexto local podem comprometer a clareza da mensagem, levando a mal-entendidos. Sempre revise ou peça a um tradutor humano para garantir precisão.
A IA pode fornecer sugestões excelentes, mas ela não compreende completamente o contexto humano e as nuances do seu público.
Por isso, um erro comum é aceitar todas as sugestões sem fazer ajustes para adaptar o conteúdo ao tom, à cultura ou aos interesses específicos da audiência.
Outro erro comum é confiar completamente na Inteligência Artificial para revisar ortografia, gramática ou consistência textual.
Ferramentas como o Grammarly ajudam muito na correção de textos, mas ainda podem deixar passar erros contextuais ou propor mudanças que não fazem sentido no cenário específico.
Além das correções ortográficas, é preciso sempre conferir se todas as informações geradas pela IA estão, de fato, corretas. É possível que determinada pesquisa esteja desatualizada, por exemplo, ou simplesmente que a fonte utilizada pela ferramenta não seja confiável.
Lembra-se: um olhar humano é sempre necessário para garantir que a apresentação esteja impecável.
As ferramentas de Inteligência Artificial se tornaram aliadas poderosas no dia a dia. De acordo com uma pesquisa da Microsoft, 74% das empresas já utilizam IA de forma recorrente em suas operações.
No entanto, independentemente se você usar IA ou não, alguns elementos precisam ser considerados para que sua apresentação seja realmente impactante e envolvente.
É importante lembrar que o principal objetivo da IA ao criar slides é facilitar a criação e também a comunicação. Algumas pessoas acabam exagerando e cometem erros que, ao invés de melhorar, acabam prejudicando a apresentação, deixando uma impressão negativa.
Para garantir uma apresentação envolvente, é fundamental entender que o visual é apenas uma parte do processo. O storytelling e a performance do apresentador também desempenham papéis indispensáveis para uma boa apresentação um papel significativo.
A capacidade de contar uma história de forma envolvente é o que realmente conecta o público, mantendo a atenção e tornando a mensagem inesquecível. Da mesma forma, de nada adianta ter uma boa história mas não saber comunicá-la, transmitindo segurança e credibilidade.
Portanto, o segredo de uma apresentação bem-sucedida está no equilíbrio entre um design visual atrativo, uma narrativa cativante e uma performance memorável.
Se você deseja montar apresentações que envolvem, é hora de contar com o apoio da SOAP. Isso porque temos uma consultoria que começa pelo contexto do projeto, passa pela estratégia, o storytelling e o visual, até chegar ao ensaio do apresentador.
Quer saber mais sobre as apresentações profissionais da SOAP? Entre em contato com um de nossos especialistas!