Lições da Copa do Mundo 2014: além da taça, os alemães conquistaram as pessoas

Se você pensa que esse texto é sobre futebol, táticas e esquemas de jogo, esqueça.

Treinamento SOAP
12/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Se você pensa que esse texto é sobre futebol, táticas e esquemas de jogo, esqueça. A ideia aqui é explorar algo que os campeões fizeram com maestria em sua passagem pelo Brasil: conquistar a audiência.

Em 37 dias aqui, o Deustch Team fez o que ninguém esperava dele: conquistou a simpatia, a atenção e o carinho de milhares (milhões?) de fãs em solo nacional. Nem o implacável 7X1 no time local fez essa admiração popular diminuir.

Ao contrário, carregaram toda a torcida com eles após o massacre histórico. Mas como eles conseguiram isso? Vamos ver alguns passos que, certamente, irão ajudar você na SUA própria escalada para conquistar audiências.

1. Planejamento antecipado

Desde 2013 a ideia de se transformar em segundo time dos brasileiros ganhou força. A 2ª camisa escolhida para o mundial, claramente inspirada na do Flamengo, um dos times mais populares do Brasil, foi a cereja do bolo dessa estratégia. Ficar em uma comunidade simples (na Bahia), oferecer trabalho aos locais e, principalmente, se envolver com eles foram outras táticas vencedoras.

2. Conhecimento do público

Desde que chegou, a comitiva alemã procurou entender como vivem os brasileiros, seus costumes e como poderiam se aproximar de nós. Até os índios pataxós passaram pela concentração germânica. Sem dúvida, se envolver com o público foi uma preocupação constante durante a estada conosco.

3. Criar o clima

Jogadores vestindo camisas de times locais e cantando os hinos com torcedores. Visitaram escolas, bateram uma bolinha com a gurizada e, para a alegria geral, posaram para muitas fotos fazendo isso tudo aí. Em pouco tempo, criaram um clima positivo e descontraído.

Postagens constantes em redes sociais (até em português!) elogiando o país e seus habitantes ajudaram muito a conquistar mais fãs e a gerar empatia real.

4. Espontaneidade

Apesar de todo planejamento, de toda estratégia, a espontaneidade dos atletas era genuína. Foi visível que todos estavam emocionados em participar do torneio aqui e também em dividir suas emoções de uma maneira real e honesta. Afinal eles não foram obrigados a fazer tudo isso, eles estavam realmente curtindo. Alguns já estão até com saudades do Brasil…

licoes-da-copa-01

 

5. Entender a Cultura local

Bem adaptados aos gostos locais, os alemães dançaram o Lepo-Lepo, fizeram vídeo com música da Tieta e demonstraram claramente que estavam 100% à vontade com os costumes brasileiros.  Mais: estavam aplicados em conhecer o país, sua gente e sua cultura.  

O resultado de tudo que listamos acima? Mesmo ensacando o esquete canarinho sem dó, encantaram o público de norte a sul com sua simpatia e garantiram o apoio da torcida amarela na grande final.

Ok, era contra nossos maiores rivais, os hermanos, mas seria assim contra qualquer outro time que não o Brasil. Porque, no final das contas, a AUDIÊNCIA JÁ ESTAVA CONQUISTADA. E você? Quer engajar a SUA audiência? Faça como os alemães: conquiste-a primeiro!

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, comunicação pessoal

Posts Relacionados

Como falar por mensagem no trabalho usando o WhatsApp? Confira 5 dicas

Comunicação
27/03/2024
leia agora

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

Comunicação
11/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França