House of Cards: por que tantas facetas, Presidente Urderwood?

House of Cards é uma série fantástica! Faz enorme sucesso no mundo todo mostrando os bastidores da política americana e a trajetória sombria de Francis J.

Treinamento SOAP
13/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

House of Cards é uma série fantástica!

Faz enorme sucesso no mundo todo mostrando os bastidores da política americana e a trajetória sombria de Francis J. Underwood até a Presidência do país.

Muita gente gosta de House of Cards por causa da semelhança com fatos da política brasileira. Muita gente gosta pela trama dinâmica e envolvente. Muita gente gosta por causa dos bastidores da política em Washington. Muita gente gosta por conta das maldades do Frank.

Mas afinal, podemos tirar alguma coisa honesta de lá?

spoiler_alert

Atenção: esse texto contém inúmeros spoilers.
Se você ainda não viu a série, pare por aqui.

É claro que, apesar de todos os fatores que citamos acima, a trama contém muitos elementos ficcionais, incluindo todos os crimes cometidos pelo Francis em sua trajetória.

O que nós aqui na SOAP gostamos muito é um detalhe que talvez passe despercebido por muita gente: a capacidade do personagem principal de mudar e adequar o seu discurso de acordo com a audiência.

Ao longo dos capítulos, aprendemos que Frank é um político extremamente habilidoso. Afora sua falta de escrúpulos para conseguir o que deseja, suas habilidades oratórias e de convencimento são unânimes até entre seus adversários: é um político nato.

O que a gente esquece de vez em sempre é que a política é a arte de convencer os demais. E é aí que podemos traçar um paralelo entre a prestigiosa série e nossas atividades corporativas.

Existem acordos políticos também nas empresas?

A arte do convencimento também domina as relações corporativas. Precisamos convencer muita gente antes de fecharmos um projeto, uma venda, uma promoção, um novo produto, emplacar uma ideia…a vida corporativa é extremamente política, certo?

E aí que podemos aprender muito com o Presidente Urderwood: devemos sempre adequar nosso o discurso à audiência. Repito: sempre. E as audiências variam enormemente.

Se você adorou a série, já percebeu: Francis sempre fala o que o interlocutor precisa ouvir. Usa o tom de voz necessário àquele momento específico. Muda seu discurso. Adapta a linguagem necessária de acordo com os presentes em uma reunião, em um comício. Ele muda até o seu sotaque!

Mas por que ele tem tantas facetas?

Seu objetivo é claro:  fazer a mensagem ser transmitida com clareza e entendimento para aquela audiência específica. Mais: gerar empatia e confiança. Se preciso, gerar até medo em seus interlocutores.

Claro que no caso dele isso inclui mentiras, dissimulações e distorções. Inclui até assassinato. Mas o fato é: ele entrega a mensagem como poucos!

No nosso caso, na vida corporativa, tentamos algo na contramão dos ensinamentos de Frank: às vezes, bolamos um discurso “padrão”, esperando que isso resolva a questão da Comunicação de uma vez só, independentemente de onde ou com quem precisamos emplacar aquela nossa ideia ou projeto.

Comunicação é, acima de tudo, adequação da linguagem em função da audiência.

Então tenha na cabeça: você precisa adequar a forma da sua linguagem e as ferramentas empregadas em função de sua audiência. Como você se comunica e para quem.

Uma campanha de Comunicação Interna é sempre diferente daquela Institucional. Uma campanha de Vendas usa linguagem e ferramentas diferentes de Campanhas no PDV ou mesmo de Endomarketing.

Mais que técnicas de comunicação específicas, o fundamental aqui é a gente entender que, para cada público, existe uma forma específica de se comunicar que fará toda a diferença no entendimento e no convencimento do que queremos transmitir.

Frank: um mestre na arte de adequar seu speech à audiência.

É exatamente o que ele faz quando está com políticos, quando relaxa com amigos, quando devora uma costela do Freddy, quando briga com o Presidente Petrov, quando precisa da Primeira Dama Claire…para cada situação, existe um Frank diferente!

É por isso que aqui na SOAP sempre começamos nossos projetos com um entendimento profundo da audiência que queremos impactar.

Esse é o Capítulo Um de um projeto de comunicação que seja eficaz.
Conheça a sua audiência!

E isso, como dissemos, o Presidente Underwood faz como ninguém…e nós podemos aprender tudo isso com ele apenas assistindo a essa série tão fenomenal! Vai lá e boa aula!

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Tags: apresentações, apresentações corporativas, apresentações profissionais

Posts Relacionados

O que é storyboard: como contar histórias visuais?

Storytelling
30/10/2024
leia agora

Por que o storytelling dos doramas ganhou o coração dos brasileiros?

Storytelling
30/09/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França