O cérebro humano é uma máquina complexa.
O cérebro humano é uma máquina complexa. Durante o dia, tomamos decisões conscientes e inconscientes, sendo este um processo que ocorre de forma natural. Contudo, psicólogos e neurocientistas descobriram que boa parte das decisões que tomamos podem ser influenciadas por gatilhos mentais.
Nem sempre tudo o que fazemos é necessário e realizado de maneira premeditada. Existem influências externas e internas que nos fazem marcar por uma coisa ou outra. A necessidade de fazer parte de um grupo e a moda, por exemplo, são algumas delas.
Você pode estar pensando: o que isso tem a ver com apresentações? A resposta é: conhecer as pessoas e usar técnicas de ferramentas como gatilhos mentais e storyselling, por exemplo, é uma das melhores formas de conquistá-las em audiências. O apresentador de sucesso precisa conhecer um pouco de psicologia e neurociência.
Sabendo disso, elaboramos este artigo para explicar o que são gatilhos mentais, além de explicar os mais importantes. A partir desse conhecimento, você poderá aproveitá-los como estratégia para suas apresentações e treinamentos. Acompanhe.
Gatilhos mentais são estímulos do ambiente em que vivemos que influenciam o nosso cérebro para tomarmos decisões. Sendo assim, não estamos o tempo todo no controle de nossas escolhas.
As emoções e experiências exercem grandes influências no nosso dia a dia. Imagine se um animal feroz partisse para nos atacar e, antes de correr, precisássemos calcular a rota de fuga e a velocidade para escaparmos?
Daniel Kahneman deixa claro nas pesquisas do seu livro “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar” que as tomadas de decisões inconscientes estão no nosso cotidiano muito mais do que podemos imaginar.
Para entender melhor os gatilhos mentais, listamos alguns dos quais consideramos bem importantes. Saiba agora quem são.
O gatilho mental da aversão à perda é o medo de ficar sem algo que já conquistamos ao nos arriscarmos em algo novo. Muitas pessoas deixam de aproveitar grandes oportunidades pelo simples fato de preferirem manter o que já têm.
Com esse gatilho, é possível evidenciar para o potencial cliente o que ele perde ao não optar pela sua oferta.
O gatilho da curiosidade é responsável por fazer as pessoas mudarem os seus rumos por meio de novas descobertas. Essa é uma oportunidade de ouro para explorar: que tal provocar a curiosidade na sua audiência para que ela tome uma ação?
São as novidades que nos salvam da rotina e do desinteresse. A novidade é a renovação, a própria natureza nos mostra isso. As águas correntes de um rio nunca são as mesmas.
Lançamentos, adaptações de produtos e pequenas melhorias, quando anunciadas, geram boas expectativas. Trabalhe esse conceito!
O gatilho da exclusividade é aquele acionado quando as pessoas se sentem únicas. Grande parte dos indivíduos gostam de ser chamados pelo nome e serem tratados como privilegiados. Não é à toa que campanhas de marketing com gatilhos de exclusividade fazem tanto sucesso.
A audiência tem a sensação de que faz parte de uma pequena parcela da população que teve acesso a um produto, ou serviço, pensado unicamente para ela.
O gatilho da escassez é aquele que faz as pessoas correrem para os supermercados ou para os postos de combustíveis com medo de faltar algum produto. Faz parte dos instintos mais antigos da humanidade.
Já viu aqueles anúncios com os dizeres “por tempo limitado” e “poucas unidades disponíveis”? Eles são um exemplo desse gatilho!
Sabe aquele depoimento que é capaz de te fazer decidir entre optar ou não por um produto ou serviço? Ele é um gatilho de prova social!
Essa é uma maneira que os seres humanos encontraram para sobreviver diante das adversidades. As influências dos grupos e comunidades exercem papel importante nas tomadas de decisões individuais.
Contar histórias é uma antiga arte de contar histórias. Esse gatilho quando é acionado toca como emoções das pessoas e criativas únicas. Os acontecimentos na vida dos outros provocam a motivação, redução no direcionamento e desenvolvem a empatia .
Esse gatilho é bem parecido com o de aversão à perda, mas foca no outro lado da moeda: o que você ganha, e não o que você perde.
Certamente, você já deve ter ouvido a pergunta: “o que eu ganho com isso?”. As pessoas buscam recompensas. O gatilho dos benefícios mostra que grande parte das decisões e escolhas buscam alguma vantagem, ou um bem-estar.
O apresentador conhecedor dos gatilhos mentais saberá como criar apresentações que acionem esses estímulos. Ativar esses aspectos farão com que os nossos comprem os seus produtos ou prestem mais atenção em um treinamento.
Veja algumas dicas que preparamos para você usar o conhecimento dos gatilhos mentais com eficiência:
Os gatilhos mentais fazem parte da série de descobertas de pesquisas de profissionais da área do comportamento humano. O conhecimento deles facilita o desenvolvimento de técnicas para apresentações de sucesso.
Percebeu a importância dos gatilhos mentais? O acionamento correto deles são alguns dos segredos e utilizadas em metodologias de empresas profissionais e do ramo de apresentações.
Gostou do assunto? Continue no blog e saiba usar a comunicação síncrona para potencializar seus diálogos remotos .