É possível gerar produções audiovisuais com apenas um prompt?
A Inteligência Artificial (IA) está impulsionando uma nova onda tecnológica que, assim como a internet, altera profundamente nossa maneira de trabalhar e se comunicar. Não se trata mais de uma visão futurista – as IA já fazem parte do cotidiano, potencializando a inovação em várias áreas, inclusive no mercado audiovisual.
Atualmente, empresas que utilizam essas ferramentas estão à frente em termos de agilidade e inovação. Ferramentas de IA são complementares e não substituem a criatividade; elas otimizam tarefas repetitivas e técnicas, liberando tempo para que você foque na essência do trabalho criativo.
Esse diferencial competitivo já reflete em empresas de comunicação, design, e produção audiovisual que veem ganhos significativos de produtividade e qualidade.
Abaixo, exploramos algumas ferramentas de Inteligência Artificial que estão revolucionando o design e o audiovisual e mostramos como um bom briefing e prompts bem estruturados fazem toda a diferença. Vamos nessa!
A criatividade continua sendo uma das qualidades mais valiosas. Ferramentas de IA podem dar apoio na execução e aumentar o alcance da criatividade humana. Quer saber como ser estratégico com IA sem perder a originalidade? Aqui vão algumas dicas:
Aposte em um bom briefing e prompts claros: iniciar com direções detalhadas permite que a IA entregue resultados mais próximos da sua visão criativa.
Combine diferentes ferramentas: um projeto pode ganhar vida ao se misturar tecnologias diversas, como editores de imagem, vídeo e software de áudio, para um produto final mais completo.
Personalize e refine o resultado: IA oferece um excelente ponto de partida, mas ajustar o que foi gerado adiciona personalidade e autenticidade ao projeto.
Para entender o potencial dessas ferramentas, alguns exemplos de ações criadas com IA incluem:
Por mais que a Inteligência Artificial possa ser usada para enriquecer a produção, o ser humano sempre vai estar no comando do processo criativo.
Vamos às ferramentas que podem ser um diferencial no seu dia a dia no design e audiovisual. Eles já são reais e práticos e podem ajudar desde criadores de conteúdo até equipes de marketing:
O Adobe Firefly é uma das grandes inovações no mercado criativo quando o assunto é IA para design já que é a própria inteligência artificial da Adobe, grande marca quando o assunto é software de edições. Além de ser integrada aos programas já conhecidos da Adobe, essa ferramenta oferece opções avançadas de geração de conteúdo com apenas um prompt de comando.
Imagine precisar de uma imagem personalizada para um projeto e, em vez de perder horas buscando ou criando do zero, o Firefly gera exatamente o que você precisa em segundos, respeitando parâmetros de cores, estilos e texturas. Ele facilita a criação e edição de peças gráficas de maneira fluida, mantendo a alta qualidade que já se espera da Adobe. Além de uma versão gratuita, é possível fazer update para uma versão premium com maior número de créditos generativos e fontes licenciadas.
Sua proposta é otimizar ainda mais o fluxo de trabalho criativo, com foco em gerar imagens personalizadas e realistas para diferentes tipos de projetos. Usado tanto para criar designs gráficos quanto elementos visuais para vídeos, o diferencial dessa inteligência é sua capacidade de gerar variações de uma mesma peça com facilidade, permitindo que o usuário ajuste o design sem precisar recomeçar do zero. Além disso, é possível criar na ferramenta “Realtime Canva” onde você pode desenhar e ver a IA transformar o esboço em uma imagem completa.
O Pictory é uma ferramenta voltada para a criação e edição capaz de transformar textos ou roteiros em vídeos. Seja para criar conteúdo de marketing, tutoriais ou para redes sociais, o Pictory permite que qualquer pessoa produza vídeos de qualidade profissional em questão de minutos.
A IA faz a curadoria de imagens e clipes, monta o roteiro, insere transições e efeitos, deixando o trabalho finalizado com pouco esforço humano. Além disso, o Pictory é especialmente útil para quem precisa otimizar o tempo.
Voltado principalmente para a edição de podcasts e vídeos curtos, o Descript combina a transcrição automática com a facilidade de edição de texto. Basicamente, ao transformar seu áudio em um documento de texto, você pode editar o conteúdo apenas deletando ou modificando palavras no texto, e a IA cuida do resto.
Isso permite uma edição muito mais rápida, sem a necessidade de lidar com a tradicional linha do tempo de áudio ou vídeo. Outra função interessante dela é a possibilidade de clonar vozes. É possível criar novas narrações ou corrigir trechos de áudio sem precisar regravar.
Você já se deparou com textos cantados nas redes sociais? Muito provavelmente, ele foi feito no Suno. Essa IA tem a capacidade de gerar músicas a partir de textos. O Suno oferece uma plataforma intuitiva que elimina a necessidade de habilidades avançadas em edição de áudio. É preciso inserir o texto e os prompts que direcionem o áudio, como estilo musical e tom da voz, que a IA cuida do resto.
As IAs estão transformando o mundo corporativo, especialmente em apresentações. Ferramentas de design e automação ajustam layouts, sugerem gráficos e até organizam dados, elevando o padrão das apresentações. Se você quiser melhorar a qualidade visual e narrativa de suas apresentações, IAs são um caminho seguro e eficiente.
O que tal ir além? Com o treinamento SOAP Slides , você aprenderá técnicas visuais para tornar suas apresentações impactantes e didáticas, utilizando IAs para elevar o padrão dos slides. Aproveite para conhecer o suporte especializado em consultoria de apresentações da SOAP, que ajuda empresas a transformar dados em apresentações claras e atrativas.
Se você deseja levar suas apresentações ao próximo nível, chegou a hora! A consultoria de apresentações da SOAP também oferece suporte especializado, ajudando empresas a transformar dados e ideias em slides.
Estamos em um momento em que IAs não só transformam o mundo ao redor como também as apresentações corporativas. Com as ferramentas e o treinamento certos, é possível revolucionar a forma de comunicar ideias, transformando cada slide em uma experiência.