Falar em público: dicas para aplicar as técnicas de oratória

Na sessão de perguntas de uma palestra que ministramos, surgiu uma questão muito pertinente e que gerou esse post sobre oratória.

Treinamento SOAP
05/08/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Na sessão de perguntas de uma palestra que ministramos, surgiu uma questão muito pertinente e que gerou esse post sobre oratória.

Se você acompanha nossos materiais gratuitos ou mesmo o nosso blog, com certeza já conferiu inúmeras dicas de oratória e linguagem não verbal para transmitir mais credibilidade na hora de falar em público.

Aplicar a pausa, fazer contato visual, não utilizar sempre o mesmo tom de voz, manter o peito aberto, sorrir, não ficar pendulando o corpo, se movimentar com moderação, evitar gestos bruscos… ufa! São tantas técnicas que devem ser aplicadas, que você vira um verdadeiro robô, não é?

Foi exatamente essa a pergunta que nos trouxe até aqui:

“Gostei muito de tudo o que vi, principalmente das técnicas, mas confesso que fiquei meio assustado com a quantidade de coisas que preciso aplicar. Se eu precisar pensar em tudo isso na hora de me apresentar, ou viro um robô, ou esqueço completamente o meu conteúdo.”

Sim, são muitas as técnicas e para você conseguir coloca-las em prática, precisará escolher e desenvolver uma por uma.

Sempre que tocamos no assunto performance de apresentador, não por acaso ressaltamos a importância do treino. Para ele ser ainda mais eficiente e ajudar você a colocar as técnicas aprendidas em ação, sugerimos que se filme ao treinar. Essa será a melhor maneira de identificar qual o seu maior GAP, ou seja, qual a técnica mais necessária para aplicar.

Uma vez escolhida, pratique-a sempre. Na conversa do café, no papo com a mãe, na mesa de bar e em todos os momentos que estiver se comunicando e lembrar da tarefa.
Não se preocupe em parecer forçado, pois quanto mais você praticar, mais natural ela fica e quando menos espera, está não só dominando, como praticando inconscientemente. Será como respirar.

Feito isso, grave-se novamente e identifique a próxima.

E a próxima.

Faça o exercício de praticar novos comportamentos. Você perceberá que as pessoas não só estarão prestando mais atenção em você como dando mais credibilidade à sua mensagem.

Quer saber mais?

Acesse nossa área de conteúdos gratuitos e baixe os e-book que te interessar ou então, participe dos nossos cursos de comunicação!

soap_training_4

Até mais!

Please follow and like us:

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, dicas, falar em público

Posts Relacionados

Confira os benefícios que o curso de oratória traz para a carreira

Oratória
26/07/2022
leia agora

9 dicas para criar um discurso de vendas único e alinhado entre os times

Oratória
06/07/2022
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França