Qual é a diferença entre palestra, curso e workshop?

Na hora de escolher entre palestras, cursos e workshops, considere as suas preferências de aprendizado e objetivos

Treinamento SOAP
30/01/2024
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

A capacitação profissional é uma estratégia indispensável para a expansão de conhecimentos, para se atualizar sobre as últimas tendências de mercado e ampliar a rede de contatos.  

Uma pesquisa realizada pela Deloitte em 2023 mostra que empresas que investem em eventos e treinamentos corporativos apresentam um desempenho 34% superior em relação àquelas que não o fazem.  

Palestras, workshops e cursos representam categorias específicas desses treinamentos, mas cada uma tem suas características.  

Muitos profissionais não conseguem compreender as diferenças entre elas. Confira as particularidades de cada uma a seguir.  

O que é uma palestra?  

Uma palestra é uma forma tradicional de apresentação oral com o objetivo de informar, inspirar ou persuadir uma audiência. Esse formato é ideal para ter uma visão geral de um assunto específico, apresentado de maneira mais expositiva.  

Geralmente, as palestras têm duração de 30 a 120 minutos, dando abertura para que os participantes façam perguntas ao final da apresentação. O palestrante pode ser alguém da própria empresa, como o CEO, ou algum outro convidado — mas precisa ter experiência profunda sobre o assunto.  

Além das informativas, há as palestras motivacionais. Neste caso, os palestrantes compartilham histórias inspiradoras de superação, transmitindo mensagens encorajadoras aos colaboradores. 

Se você acompanha os conteúdos da SOAP, já deve saber que acreditamos que para fazer uma palestra inesquecível, alguns fatores precisam estar em sintonia, tais como: roteiro, linguagem visual e, é claro, habilidades de oratória.  

Portanto, para desenvolver uma palestra de impacto, é muito importante que cada um desses elementos seja executado corretamente. 

Leia mais: 
3 truques para reter a atenção das pessoas em uma palestra
5 dicas para melhorar a oratória 

E o que é um curso?  

Os cursos têm uma abordagem mais detalhada se comparado às palestras, pois pretendem treinar, capacitar e instruir os participantes em um tópico específico.  

Além disso, eles têm uma duração maior, podendo ocorrer ao longo de dias, semanas ou até mesmo meses, sendo ministrados por profissionais especializados no assunto.  

Os cursos seguem um conteúdo programático, o qual é organizado por meio de tópicos ou temas. Por exemplo, um curso corporativo pode ser estruturado em 15 aulas de uma hora, totalizando duração de quase três semanas. 

Vale lembrar que a qualificação do professor para ministrar um curso é muito importante, sendo fundamental apresentar um currículo com conhecimentos teóricos e práticos. Afinal, os cursos têm como principais objetivos proporcionar novos conhecimentos, revisar saberes e aumentar a interação e a criatividade entre os alunos.  

Embora muitos sejam presenciais, a modalidade de ensino à distância tem se tornado uma opção cada vez mais frequente. A Escola SOAP, por exemplo, tem diversos cursos online sobre comunicação, liderança, storytelling, slides. Confira aqui! 

Qual a diferença entre curso e workshop? 

Agora que você já sabe a diferença entre palestra e curso, provavelmente deve estar se perguntando: “então o que é o workshop?” 

Bem, na tradução em português, workshop significa “oficina”. Por isso, de uma maneira geral, o workshop é um treinamento mais extenso que pode durar algumas horas ou um fim de semana inteiro e conta com experiências mais práticas e interativas. Por isso, proporcionam um aprendizado mais “mão na massa”. 

Além disso, os workshops seguem, geralmente, um processo em três etapas:  

  • Exposição do tema: o facilitador introduz o tema, compartilhando conhecimentos e pontos iniciais para a discussão. Essa fase estabelece as bases para as etapas subsequentes do workshop.
     
  • Discussão em equipe: os participantes são divididos em grupos, guiados pelo facilitador, para discutir e apresentar soluções aos desafios expostos na primeira etapa. Esse período é limitado, estimulando a colaboração e a rápida resolução de problemas.
     
  • Conclusão: as equipes compartilham suas soluções e todos são convidados a analisar a viabilidade das respostas obtidas. Essa fase promove uma análise crítica e a troca de perspectivas entre os participantes. 

Os workshops de curta duração são muito adequados para abordar tópicos específicos ou habilidades que podem ser adquiridas em um curto intervalo de tempo. São particularmente úteis para indivíduos com agendas agitadas ou para aqueles que buscam uma introdução rápida e eficiente ao tema em questão. 

Por outro lado, os workshops com duração maior oferecem uma imersão mais aprofundada no assunto. Nesses casos, há espaço ampliado para feedback individual, proporcionando uma compreensão mais abrangente e interativa do conteúdo abordado. 

Exemplo prático de workshops no ambiente corporativo são os oferecidos pela SOAP. Focados em temáticas que vão de comunicação a liderança, há diversas opções para workshops in company, ou seja, dentro das empresas.  

Todo o conteúdo é personalizado e pensado nas necessidades de cada organização. Saiba mais sobre os workshops da SOAP aqui! 

O formato ideal de treinamento pode variar de acordo com o objetivo estabelecido

Veja as diferenças entre palestra, curso e workshop  

A seguir, confira uma tabela comparativa e as características entre palestras, cursos e workshops:
 

Modalidade: Palestra Curso Workshop 
Abordagem:  Expositiva Instrucionista Prática e interativa 
Nível de interaçãoModerado Moderado a Baixo Alto 
Aplicações práticas:Visão geral Teoria com aplicações práticas Desenvolvimento de habilidades 
Duração:Curtíssimo prazo (em média 30 minutos) Médio a longo prazo Médio prazo (algumas horas ou alguns dias) 
Exemplo:“O poder da vulnerabilidade”, palestra de Brené Brown no TED Talks “Comunique-se”, curso online de comunicação da Escola SOAP com oito módulos “SOAP Storytelling”, treinamento in company da SOAP 

Qual a importância de investir em cursos e palestras nas empresas? 

A realização de palestras, cursos e workshops oferece uma série de vantagens para as empresas. Apesar das particularidades de cada formato, todos desempenham um papel importante no aprendizado de novos conteúdos, na reciclagem de conhecimentos, na identificação de soluções inovadoras e na formação contínua dos colaboradores. 

Vale lembrar que além desses eventos, também há congressos, simpósios, feiras, exposições, convenções e seminários, cada um com suas particularidades e benefícios.  

Por isso, na hora de escolher um formato, considere as suas preferências de aprendizado e objetivos. Como dissemos, enquanto as palestras têm uma introdução rápida, os cursos fornecem uma compreensão mais profunda e os workshops proporcionam uma imersão mais prática.  

A combinação desses formatos enriquece a jornada, permitindo uma abordagem personalizada e eficaz para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades.  

Conheça os cursos e workshops da SOAP e descubra oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que vão transformar sua jornada profissional.  



Posts Relacionados

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França