Data Storytelling: veja exemplos e as 4 escolhas fundamentais

Entenda como transformar dados em narrativas envolventes e persuasivas para capturar a atenção do público e influenciar decisões estratégicas

Treinamento SOAP
06/02/2025
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

A comunicação baseada em dados se tornou uma ferramenta essencial para profissionais de todas as áreas. No entanto, números e gráficos, por si só, não convencem. Para captar a atenção da audiência, é preciso transformá-los em histórias envolventes e que geram impacto.  

Essa abordagem é conhecida como Data Storytelling. Ou seja, a capacidade de combinar análise de dados, narrativa e design para transmitir mensagens de forma eficaz. O objetivo dessa estratégia é facilitar a compreensão de informações complexas, tornando-as relevantes e relacionáveis para o público. 

Uma boa história baseada em dados não apenas informa, mas também influencia decisões. No entanto, para que funcione, essa narrativa deve ser construída de forma estratégica. 

Gustavo Penna, especialista em roteiros da SOAP, destaca quatro escolhas fundamentais que podem transformar a forma como você apresenta dados e, consequentemente, como sua audiência recebe as informações que você deseja transmitir. 

1. Escolha da história certa 

O que você quer dizer? Mais que isso: o que você precisa dizer?  

Antes de qualquer coisa, é fundamental definir qual é o ponto central da sua história. De nada adianta ter uma grande quantidade de dados se a mensagem principal não estiver clara. Algumas perguntas podem te ajudar a entender se está indo pelo caminho certo na hora de definir sua história: 

  • O que eu quero que meu público entenda? 
  • Qual é a principal ação que desejo estimular? 
  • Quais informações são essenciais e quais podem ser descartadas? 

2. Escolha o gráfico certo 

O design da apresentação tem grande impacto na clareza da mensagem. A escolha do gráfico correto faz com que a audiência compreenda rapidamente o que está sendo mostrado. Dessa forma, o design não deve ser pensado apenas como um elemento estético, mas precisa ser funcional

O uso de gráficos apropriados para cada tipo de dado e conteúdo, por exemplo, é importante para que a audiência consiga captar de forma rápida e intuitiva o que o dado quer demonstrar. 

Nesse contexto, é importante destacar as informações-chave para evitar sobrecarga cognitiva e utilizar cores estratégicas para direcionar o olhar do público para o que é mais importante na mensagem que se quer transmitir. 

3. Escolha o detalhe certo 

Além dos gráficos, os elementos visuais que compõem a tela são determinantes para manter o foco na informação principal. O excesso de dados pode atrapalhar a clareza e tornar a apresentação confusa. 

Por isso, vale apostar em algumas práticas, como: 

  • Remover ruídos visuais que não agregam valor à narrativa. 
  • Utilizar fontes e espaçamentos que facilitem a leitura. 
  • Garantir que os dados mais importantes sejam destacados de forma clara. 

4. Escolha as palavras certas 

O discurso que acompanha os dados é outro elemento para o qual se atentar. Afinal, a forma como a história é contada influencia diretamente a interpretação do público. 

Nesse ponto, invista em adaptar o discurso ao público-alvo e atente-se para não sobrecarregar a audiência com excesso de informações. Além disso, incentivar o público com perguntas e reflexões é outra forma eficaz de gerar engajamento. 

Usando ferramentas de Data Storytelling, executiva faz apresentação e apresenta gráficos
Nem toda apresentação de dados deve seguir o mesmo formato

Como adaptar o Data Storytelling para diferentes públicos? 

Um ponto importante é entender que nem toda apresentação de dados deve seguir o mesmo formato. O sucesso do Data Storytelling depende da capacidade de adaptar a narrativa conforme o perfil da audiência. 

Para gestores, por exemplo, pode ser mais importante focar em insights e decisões estratégicas. Para equipes operacionais, vale oferecer mais detalhes técnicos e metodologias.  

Portanto, na hora de montar uma apresentação, você pode ajustar tom e linguagem, para que a complexidade do discurso seja compreensível e relevante para cada público. 

Quanto ao formato da apresentação, executivos podem preferir painéis visuais e resumos executivos, enquanto analistas podem precisar de dashboards interativos e relatórios completos. 

Entender essas nuances é importante para identificar a melhor abordagem para cada grupo, garantindo que cada um receba a informação de forma mais eficiente e relevante possível, aumentando o impacto da comunicação. 

Além disso, você pode explorar técnicas de engajamento que vão te auxiliar nesse processo. Gustavo Penna destaca uma delas que pode ajudar na hora de construir um bom Data  Storytelling. Confira! 

Técnica para manter as pessoas engajadas 

Yu-Kai Chou, especialista em games e pioneiro da gameficação, estudou como os jogos capturam e mantêm a atenção das pessoas. Mais do que entender sobre a mecânica dos jogos, Chou queria entender mais a fundo por que jogos mexem tanto com as emoções dos usuários.  

Em sua pesquisa, ele identificou oito tópicos, que ele classificou como portas de engajamento que conectam o público a uma experiência. São elas: 

Significado épico 

Quando a pessoa sente que está fazendo algo maior que ela mesma, como contribuir para um projeto transformador. 

Medo da perda 

A urgência de não perder uma oportunidade única, seja um dado crítico ou uma tendência emergente. 

Desenvolvimento e realização 

O desejo de progresso e conquista, aplicável quando os dados mostram crescimento e evolução.  

Imprevisibilidade 

A curiosidade pelo que vem a seguir, despertada ao revelar descobertas e padrões inesperados. 

Escolha e criatividade 

A possibilidade de explorar diferentes caminhos a partir dos dados, incentivando decisões estratégicas. 

Senso social 

A necessidade de conexão e pertencimento, fortalecida ao compartilhar insights que demonstrem o impacto do grupo. 

Exclusividade e impaciência 

O desejo por algo raro e especial, como tendências inéditas ou descobertas valiosas. 

Senso de prosperidade 

A motivação para crescimento e recompensa, demonstrando como os dados podem levar a novas oportunidades e resultados positivos. 

No contexto do Data Storytelling, o uso das portas de engajamento de Yu-Kai Chou, pode ajudar a tornar suas apresentações mais envolventes e persuasivas. 

Por exemplo, quando um dado é apresentado dentro de um contexto de significado épico, por exemplo, o público percebe que aquelas informações têm um propósito maior e não são apenas números soltos. 

Além disso, elementos como imprevisibilidade e senso de exclusividade podem manter a atenção do público por mais tempo, pois criam expectativa e despertam curiosidade.  

A conexão social também tem um papel importante, pois compartilhar histórias baseadas em dados relevantes ao trabalho de um grupo gera o sentimento de pertencimento.  

Como a SOAP pode te ajudar? 

Deu para perceber que Data Storytelling não é apenas sobre mostrar dados, mas sobre comunicar de forma clara, envolvente e persuasiva, né? As quatro escolhas fundamentais – história, gráfico, detalhes e discurso –, apresentadas por Gustavo Penna em uma live no YouTube da SOAP, são os alicerces para transformar informações em decisões estratégicas. 

E se você quer se aprofundar ainda mais e aprender como aplicar o Data Storytelling em suas apresentações, conheça o treinamento in company SOAP Data Storytelling. 

Este workshop a SOAP explora dicas sobre o uso de conceitos visuais, combinados a uma narrativa atraente, para te ajudar a elevar o nível das suas apresentações, com o uso de gráficos e dados.  O curso aborda, entre outros tópicos, temas como: 

  • Dicas para selecionar os gráficos que devem estar na apresentação; 
  • Como garantir que os gráficos sejam claros e compreensíveis; 
  • Como utilizar os elementos visuais para direcionar sua mensagem; 
  • Criar vínculo emocional/conexão com a audiência com dados; 
  • Como conduzir a audiência ao objetivo da apresentação. 

Quer saber mais detalhes sobre o treinamento para empresas? Entre em contato com um dos nossos especialistas! 



Posts Relacionados

Kishotenketsu: por que os Mangás são exemplos dessa técnica?

Storytelling
28/01/2025
leia agora

Veja o TOP 10 melhores filmes de 2024

Storytelling
18/12/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França