Essa habilidade é fundamental para manter o alinhamento entre colaboradores e líderes
Os desafios enfrentados por gestores e equipes para alcançar os objetivos de uma organização costumam esbarrar em um dos pontos de maior impacto corporativo — a deficiência na comunicação interpessoal.
Afinal, são pessoas com perfis, necessidades e expectativas diferentes atuando no mesmo espaço diariamente. Alcançar as metas propostas e ter sucesso no mercado será muito mais fácil se houver boa comunicação entre as pessoas. Isso pode ser até mesmo um diferencial competitivo.
Continue a leitura e veja como melhorar a comunicação interpessoal na sua empresa considerando o comportamento do líder e dos colaboradores!
A comunicação interpessoal é aquela que se dá entre duas ou mais pessoas para promover a troca de informações.
No cenário corporativo, para que a empresa cresça e se desenvolva adequadamente, a comunicação interpessoal deve ser um ponto de atenção para os gestores. Todos devem saber se comunicar bem, com clareza e eficiência.
O bom relacionamento com os colegas de trabalho depende de uma comunicação fluida e transparente, em que todos se ajudam visando um mesmo propósito. Para isso, é preciso investir no bem-estar e na valorização individual e coletiva.
Uma boa comunicação interpessoal implica saber falar e ouvir no momento adequado, dialogar e trocar informações com uma visão positiva de resultados. Assim, todos se verão envolvidos na mesma atmosfera de crescimento e conquista.
As diferenças pessoais e culturais podem influenciar o comportamento individual que, de alguma forma, impacta o time e os resultados. Por isso, a comunicação interpessoal é um recurso para manter o foco no relacionamento profissional e ter sucesso como grupo.
É responsabilidade de cada um, mas também da gestão promover melhorias nesse sentido, visto que é por meio da interação que as pessoas se expressam e demonstram habilidades para desempenhar atividades.
O crescimento, tanto dos profissionais quanto da empresa, depende da capacidade de interpretação e compreensão de todos.
Em um ambiente onde as pessoas não conversam, interagem ou compartilham informações, será difícil chegar a um consenso sobre a melhor forma de executar um projeto ou determinar a distribuição de tarefas.
O impacto dessa deficiência será evidente quando o início de uma atividade depender da finalização de outra, por exemplo. Se os profissionais não se comunicarem, não terão ciência das etapas concluídas.
Mesmo para profissionais de alta performance com experiência, nem sempre é possível entender o que a organização ou gestores esperam do seu trabalho.
Nesse sentido, é responsabilidade do líder estabelecer a conexão entre os colaboradores e sintonizar as equipes aos objetivos da empresa. Para isso, qualquer profissional em posição de gestão ou liderança deve dominar a comunicação interpessoal.
A capacidade de oratória, sobretudo diante dos liderados, é fundamental de modo a transmitir confiança e segurança ao time. Para a equipe, o líder é um exemplo a ser seguido, logo, a forma que ele se expressa será referência de comunicação na empresa.
A liderança não deve apenas proferir palavras, mas usá-las estrategicamente para transmitir a mensagem com um tom de voz que seja, ao mesmo tempo, autoritário, conciliador e empático, entendendo a posição de cada um no projeto.
Um dos fatores da comunicação interpessoal da liderança é compreender a hora de falar e ouvir. Afinal, em um time capacitado, os profissionais certamente podem contribuir com ideias e sugestões que talvez não ocorram ao líder no momento.
Desse modo, a sabedoria de um líder está em usar os pontos fortes da equipe e melhorar as deficiências para alcançar a excelência. É a comunicação inteligente que possibilitará diálogos produtivos e institucionalizados.
Implementar a cultura do feedback contínuo pode ajudar nesse sentido. Com a oportunidade de dizer aos colaboradores em que podem melhorar e ouvir pontos de aprimoramento da própria gestão, a comunicação se torna afetiva e respeitosa, o que é bom para toda a empresa.
Se, depois de todas as investidas para melhorar a comunicação interpessoal, a empresa perceber que ainda não alcançou o patamar desejado, talvez seja o momento de contar com ajuda especializada.
Agora que você entende a importância da comunicação interpessoal, conheça dicas que vão te ajudar a realizar interações positivas no dia a dia. Listamos 4 boas práticas a seguir, acompanhe!
Em muitas situações, sentimentos e emoções mal gerenciados podem se projetar na nossa comunicação, alguns exemplos são:
Além de buscar o desenvolvimento da inteligência emocional, podemos adotar alguns protocolos antes de uma conversa importante para, assim, estarmos no controle da situação:
Imagine, por exemplo, que uma pessoa é reativa quando está estressada. Caso tenha de participar de uma reunião em um dia difícil, ela pode se preparar para controlar sua reação ao ser questionada, como:
O tom de voz é um ponto de atenção na comunicação interpessoal. Afinal, consegue facilitar ou dificultar o entendimento, impactando a credibilidade de quem está falando.
Um primeiro trabalho para melhorar o tom de voz é tentar adotar uma postura adequada: coluna ereta, braços para trás e cabeça erguida. Com isso, você melhorará a passagem de ar pelos pulmões, precisando de menos esforço para chegar ao tom ideal.
Outra forma é o treino. Coloque um gravador de voz (ou celular) à distância equivalente a diferentes contextos de comunicação: na última cadeira da mesa de reuniões, em uma cadeira à frente para simular falas mais diretas, no meio do caminho para mesas em formato circular etc.
Depois, pratique as variações de intensidade da voz, mudando a posição do aparelho, de modo a entender como falar a várias distâncias.
A escuta ativa é tão importante quanto a fala na comunicação interpessoal. Para executá-la, é preciso mobilizar a energia e evitar que a mente se direcione para longe da conversa.
Você pode praticar, por exemplo, com vídeos ligados ao desenvolvimento pessoal. Ao reproduzir o conteúdo, tente prestar atenção do começo ao fim, sem distrações. Depois, resuma aquilo que entendeu do conteúdo.
Dessa forma, você pode começar a exercitar esse mesmo esforço de se atentar ao vídeo nas relações interpessoais, colocando foco total e se esforçando para entender o que as pessoas dizem.
Outro cuidado é a linguagem corporal. Os gestos e a postura devem refletir a intenção com que você fala. Por exemplo, se deseja ser incisivo, mas está com os ombros recolhidos e a cabeça baixa, provavelmente a mensagem será diferente do previsto.
Você pode realizar um exercício similar ao do tom de voz, mas com o recurso do vídeo. Grave-se simulando conversas em diferentes cenários e objetivos, por exemplo:
Depois, reveja a gravação e anote o que saiu da intenção no assunto abordado. Você pode usar categorias, como:
Pratique em dias alternados e repita o exercício algumas vezes. Essa categoria de aprendizado envolve mudanças em hábitos e movimentos do corpo.
A SOAP é especializada em apresentações profissionais para auxiliar empresas, executivos, líderes e gestores a alcançarem excelência na hora de se comunicar, seja com o público interno ou externo.
Sabemos que a boa comunicação é um desafio até mesmo para aqueles que ocupam cargos de liderança e são especialistas em suas áreas de atuação.
Se quer melhorar essa habilidade em seu time, conheça o treinamento SOAP Comunicação interpessoal!
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