Entenda como a Disney usa o Storytelling em seus filmes e parques e obtenha lições valiosas para aplicar em treinamentos e apresentações
É quase impossível falar de storytelling de excelência sem falar em Disney. A marca é, sem sombra de dúvida, uma das maiores referências em contação de histórias, tanto na indústria cinematográfica quanto no mercado de Marketing e Comunicação.
Aquela atmosfera de magia e encantamento que conquista o coração de milhões de pessoas ao redor do mundo está em tudo relacionado à marca.
Os filmes da Disney levam o público a se apaixonar por personagens cativantes e envolver-se em narrativas emocionantes. Nos parques temáticos, são as experiências imersivas, em que cada detalhe conta uma história, que transportam os visitantes para um mundo de fantasia.
Do presidente da companhia, passando pelos roteiristas de filmes, até os funcionários dos hotéis e resorts, todos ali parecem saber exatamente como fazer você se sentir encantado e emocionado.
Isso tudo é resultado de uma gestão incrível de branding e de pessoas. Você, profissional, e sua empresa podem levar o aprendizado de storytelling da Disney para seus treinamentos, apresentações e também para o dia a dia, fortalecendo sua marca pessoal e marca empregadora.
Neste artigo, exploraremos os segredos por trás do sucesso da Disney no uso do storytelling e o aspecto estratégico dessa abordagem.
Certa vez, durante um dos workshops do Disney Institute em São Paulo, Fernando Beltran, um facilitador trazido de Orlando, foi abordado por um cliente que participava do evento pedindo um autógrafo do Mickey. Era o personagem favorito da filha do cliente.
Beltran pediu um cartão de visita ao participante e anotou o pedido no verso. Talvez tenha passado pela mente de todos ao redor que aquele pedido “bobo” nunca se concretizaria. Mas é de um representante da Disney que estamos falando.
Menos de um mês depois, ficou-se sabendo que aquele cliente não apenas havia recebido uma mensagem personalizada do Mickey para sua filha, mas também uma fotografia do personagem entregando o cartão a Fernando, para garantir que ela soubesse que o próprio Mickey era o verdadeiro remetente.
O causo é relatado no prefácio da edição brasileira do livro “O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar”, por David Lederman, fundador da Lederman Consulting & Education, organizadora e facilitadora dos programas oficiais de treinamento do Disney Institute no Brasil.
Aqui está, talvez, uma das maiores lições de storytelling da Disney: não é apenas sobre o que uma marca conta para o público, não apenas sobre as narrativas em propagandas, conteúdos, na comunicação interna. É sobre a narrativa que a marca cria em todos os momentos e aspectos de sua empresa.
Afinal, o que é Storytelling? Descubra mais sobre essa ferramenta fazendo download gratuito do e-book promovido pela SOAP e Mundo Marketing:
Mas esse é apenas um exemplo entre milhares de oportunidades que a Disney usa a seu favor para criar em torno de sua marca, interna e externamente, uma narrativa memorável.
Já ouviu falar nos Magical Moments? Basicamente, são experiências especiais e surpreendentes que os funcionários dos parques Disney (os Cast Members) são treinados para oferecer aos visitantes em janelas de oportunidade.
Podem ser pequenos detalhes, como atos de gentileza, encontros com personagens, surpresas inesperadas, cumprimentos especiais em ocasiões especiais (aniversários, casamentos, etc.).
Esses momentos mágicos são cuidadosamente planejados e fazem parte da filosofia da Disney de superar as expectativas dos visitantes e proporcionar momentos únicos durante sua estadia nos parques.
Ou seja, é uma das ferramentas que a marca usa para criar uma narrativa positiva e fazer com que seus clientes se sintam em um mundo mágico, como nos filmes Disney. Isso também é storytelling.
Walt Disney era um ímã de Oscars. Ele foi indicado para prêmios da Academia em 64 ocasiões e ganhou 32 estatuetas, o recorde absoluto na época e que perdurou por décadas. Mesmo após sua partida, a marca Disney continuou fazendo história e criando clássicos.
A Disney é amplamente reconhecida como uma referência quando se trata de storytelling nos filmes. Ao longo das décadas, a empresa tem sido mestre em contar histórias envolventes e cativantes que transcendem gerações.
E como eles fazem isso? Criando narrativas bem estruturadas, envolventes e que usam e abusam de elementos que geram conexão emocional.
Um dos aspectos-chave do storytelling nos filmes da Disney é a criação de personagens cativantes e memoráveis. Os protagonistas e antagonistas são desenvolvidos com detalhes ricos, apresentando motivações, desejos e conflitos que ressoam para o público.
Os personagens são projetados para serem facilmente identificáveis e geram empatia, permitindo que o público se relacione com suas jornadas e experiências.
Quem não se identifica ou pelo menos cria empatia com a trajetória de Simba, o pequeno leão que se rebela após a morte de seu pai, mas se vê diante da necessidade de amadurecer e encarar a realidade? Ou da Elsa, uma garota que teve uma parte importante de sua vida escondida e anseia pela liberdade?
A Disney é mestre em construir tramas envolventes. Dificilmente, você encontrará filmes do estúdio que sejam maçantes ou chatos, porque sua mensagem é sempre transmitida com sensibilidade e ritmo.
Os filmes geralmente seguem estruturas narrativas clássicas, com introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão. No entanto, a forma como essas histórias são contadas tornam os filmes da Disney tão memoráveis.
Eles exploram temas universais, como amor, amizade, coragem e autodescoberta, que ressoam nas pessoas de todas as idades e culturas.
A trilha sonora também desempenha um papel crucial no storytelling da Disney. As canções originais se tornaram parte integrante das histórias e ajudam a transmitir emoções, avançar na trama e aprofundar o desenvolvimento dos personagens.
Muitas vezes, as letras das músicas capturam os desejos, sonhos e anseios dos personagens, permitindo que o público se conecte emocionalmente com suas jornadas.
“O horizonte me pede pra ir tão longe. Será que eu vou? Ninguém tentou…”
Trecho da canção “Saber Quem Sou”, de Moana, Disney
Além disso, elas são elementos importantíssimos para capturar a atenção e dar mais dinamismo às narrativas.
“Não falamos do Bruno, não, não, não!”
Trecho da canção “Não Falamos do Bruno”, de Encanto, Disney
A mensagem subjacente transmitida pelos filmes da Disney frequentemente aborda temas mais profundos, como perseverança, aceitação, família e acreditar em si mesmo.
Mas o segredo está em capturar a essência de questões universais e transmiti-las com maestria. Essas mensagens universais e positivas ajudam a inspirar e motivar o público, transmitindo lições valiosas de vida de maneira acessível e atraente. Criam conexões emocionais por meio da identificação.
Na palestra “Criando felicidade: a arte e a ciência de contar histórias nos parques Disney”, Josh D’Amaro, chairman de Disney Parks, Experiences & Products, compartilhou como a empresa aguça todos os sentidos usando storytelling. E o segredo está em algo chamado de placemaking.
Placemaking é uma abordagem multidisciplinar que visa transformar espaços físicos em locais atrativos, funcionais e envolventes. Partindo disso, a construção ou revitalização dos espaços leva em consideração as necessidades e desejos das pessoas que os utilizam.
O objetivo do placemaking é criar lugares que promovam interações sociais, fortaleçam o senso de comunidade e melhorem a qualidade de vida das pessoas que vivem ou frequentam determinada área. Isso passa por design, acessibilidade, paisagismo, infraestrutura, arquitetura, mobiliário urbano e as atividades que ocorrem no local.
Nos parques Disney, o placemaking desde o início foi intencional, com o objetivo de fazer com que os visitantes se sintam dentro do universo Disney, dentro dos filmes.
O livro “O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar”, do Disney Institute, relata que as pessoas que projetaram e construíram a Disneylândia vieram do lado da animação do negócio e, desde a concepção, trataram os cenários como parte integral e importante do parque.
“A Disneylândia seria um filme vivo que os convidados vivenciariam ao interagir nele. E, como nos filmes animados, para concretizar essa visão, a plateia teria a oportunidade de mergulhar totalmente na experiência. Cada detalhe do cenário precisaria sustentar a história.”
Trecho do livro “O jeito Disney de encantar os clientes”
Como revelou também Josh D’Amaro, para criar experiências memoráveis e despertar o desejo de vivenciá-las diversas vezes, a empresa foca no placemaking, que vai além da concepção física dos espaços.
Tudo naquele lugar faz parte de uma narrativa que cria vínculos únicos e inesquecíveis, levando em conta parâmetros como sociabilidade, conexões e conforto, que são fundamentais na geração de experiências memoráveis. Isso também é storytelling!
Vendo assim, parece que storytelling é mágica. E, realmente, essa ferramenta tem o potencial para mudar completamente a forma como uma mensagem é transmitida.
Mas não se trata de mágica, embora a Disney faça parecer. É possível aprender e aplicar storytelling em tudo: nos negócios, em vendas, no marketing, na marca pessoal, na comunicação interna.
Especialmente para gestores e profissionais líderes, que realizam palestras e apresentações, o storytelling é muito útil. Mas é necessário entendê-lo de verdade para realizá-lo do jeito certo e obter retornos.
A SOAP pode ajudar você nessa jornada. Somos uma empresa com 20 anos de experiência e uma metodologia própria desenvolvida para transformar sua comunicação em momentos decisivos.
Nosso treinamento SOAP Storytelling explora algumas técnicas de storytelling para atrair a atenção do seu público, despertar desejos e conduzi-los aos seus objetivos. Tudo isso, por meio de histórias emocionantes e aplicáveis em diferentes contextos corporativos.
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