Sempre ajudando seus clientes e parceiros a transformarem histórias, o caso dessa vez é com a Claro Telefonia, em um dos desafios mais empolgantes.
Sempre ajudando seus clientes e parceiros a transformarem histórias, o caso dessa vez é com a Claro Telefonia, em um dos desafios mais empolgantes.
Por trás de um case de sucesso, diversos aspectos estão envolvidos entre objetivo, planejamento, prazo e entrega. Tudo deve funcionar perfeitamente para entregar excelentes resultados. E foi assim que aconteceu a parceria da SOAP com a Claro.
O principal desafio da operadora era preparar a equipe de diretores e gerentes para apresentações, discursos e relacionamentos mais engajadores e motivacionais. Para isso, o time da SOAP entrou em ação, propondo alcançar esse objetivo junto com o cliente.
Neste post, você vai conhecer o case de sucesso, em mais um trabalho da SOAP, para ajudar a Claro a promover melhoria contínua e desenvolver seus processos com eficiência. Continue lendo e se inspire nesses resultados!
Há mais de 15 anos sendo uma das maiores operadoras de telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura, a Claro se destaca como uma empresa sólida no Brasil — são mais de 80 milhões de clientes e presença em mais de 3.500 municípios com tecnologias GSM, 3G e 4G, tornando-se pioneira na oferta do 5G.
A área de Processos, responsável pelo contato e desenvolvimento do projeto com a SOAP, é quem apresentou o desafio: buscar melhoria contínua nas atividades de atendimento ao cliente, implementação de novos produtos, serviços e sistemas.
Dessa forma, a missão da SOAP era preparar o time de diretores e gerentes para gerar maior impacto nos momentos de encontros estratégicos e cotidianos. As apresentações e reuniões para informar, aprovar projetos, apresentar ideias e tomar decisões deveriam ser mais claras, engajadoras, eficientes e relevantes, o que ao final, se traduz em direcionamento e produtividade.
Depois de conhecer e analisar a situação, nossa equipe entendeu que era preciso atuar em dois momentos diferentes de capacitação e, para isso, traçou uma estratégia de abordagem.
No primeiro momento, foi importante definir as mensagens principais e as de apoio, além de identificar a audiência e o direcionamento do discurso para alcançar as pessoas certas e de modo adequado.
A construção de histórias curtas, relevantes e impactantes foi o caminho escolhido para a transmissão de informações, considerando uma narrativa clara, priorizando o que fizesse, de fato, falta no processo de comunicação.
No segundo momento era encontrar a forma, ou seja, as ferramentas que deveriam ser utilizadas para que a equipe gerencial fosse capaz de construir apresentações mais claras, fortes e didáticas — além do ponto de vista visual, era preciso explorar as funcionalidades de uma ferramenta, como o PowerPoint, para melhorar a narrativa.
Foi a partir dessas vieses que nós, tendo à frente o desafio de desenvolver uma trilha de aprendizagem digital, devido à necessidade de distanciamento social imposto pela quarentena, definimos dois produtos educacionais.
O primeiro deles, com o uso da Elevator Pitch, uma metodologia de construção de roteiros para a criação de narrativas rápidas com foco na mensagem principal. Os recursos de storytelling podem ajudar nesse processo.
Na abordagem, de 3h de treinamento ao vivo, incluímos tópicos como perfis comunicativos, estratégia da história, customização de mensagens e matriz de impacto, entre outros.
O segundo passo foi abordar recursos de elementos visuais, diagramação, animação, criatividade e entre outros. Fizemos um treinamento de 4 horas, divididos em 2 encontros, seguidos de 1,5h de treinamento ao vivo + 5 vídeo-tutoriais de 20 minutos cada para preparar os participantes na produção de slides.
Durante 10 dias, nossa equipe esteve disponível no Plantão de dúvidas, em horário comercial, pelo Slack, para auxiliar na absorção de todo o conteúdo do treinamento.
De acordo com a Coordenadora de Processos da Claro, Camila Possobon, em poucos dias após o treinamento já foi possível perceber a grande diferença nas apresentações de toda a equipe.
A narrativa das apresentações e reuniões, agora mais fluidas e diretas, possibilitou uma transmissão de mensagem mais clara e forte. Houve, também, melhoria de impacto na identidade visual das apresentações, considerando as necessidades da companhia.
O trabalho experiente e facilitador da equipe SOAP, foi determinante para a curva de aprendizado. Essa é a conclusão da equipe da área de Processos da Claro, certa de que as soluções trazidas para facilitar e melhorar os processos da operadora, são apenas o início de uma parceria que deu muito certo e trouxe excelentes resultados.
Gostou do post? Se você, assim como a equipe da Claro, deseja melhorar resultados da sua equipe por meio de apresentações de impacto, entre em contato para conhecer nossas soluções e veja como podemos ajudar a sua empresa!