A automação do espaço de trabalho, o armazenamento de informações na nuvem, os dispositivos móveis, o uso intensivo de big data e a internet das coisas são tecnologias cada vez mais presente no dia a dia e têm sido responsáveis por transformações profundas na maneira que consumimos e no jeito de que as empresas fazem negócios.
A automação do espaço de trabalho, o armazenamento de informações na nuvem, os dispositivos móveis, o uso intensivo de big data e a internet das coisas são tecnologias cada vez mais presente no dia a dia e têm sido responsáveis por transformações profundas na maneira que consumimos e no jeito de que as empresas fazem negócios.
Segundo dados da Standard & Poor’s, metade das 500 maiores empresas do mundo serão substituídas nos próximos 10 anos por empresas que prestam serviços ou oferecem produtos similares, mas que apresentam um modelo de negócio totalmente novo e disruptivo.
Para Brandon Carson, executivo de T&D da Delta Airlines, a única maneira de as empresas se manterem por muitos anos é passando por uma verdadeira transformação digital. E, para ele, transformação digital está menos relacionada à aquisição de novas tecnologias e mais com a mudança de espírito e mindset de todas as pessoas de uma empresa – da liderança aos colaboradores.
Um exemplo que Brandon trouxe em sua palestra no ATD 2018 foi o caso envolvendo a disputa entre Walmart e Amazon pela compra da Jet.com, uma empresa de robótica, quem poderia dar um impulso enorme para quem conseguisse adquiri-la.
No entanto, o resultado foi um pouco diferente. Afinal, após comprar a Jet.com o Walmart teve suas vendas online superadas pela Amazon.
Para Brandon isso se deu, pois, o Walmart não conseguiu criar um modelo de negócios digital, e, ainda por cima, implementou a sua cultura na Jet.com – minimizando o diferencial e as forças da empresa.
Esse caso mostra como a transformação digital é um movimento profundo e um enorme desafio para os líderes atuais. E para que isso ocorra, alguns fatores são fundamentais, como:
Assim, os líderes mais preparados para empreender essa transformação são:
1 – Persistentes e tem um foco permanente no crescimento
2 – Hábeis para identificar, definir e executar estratégias que contemple várias perspectivas
3 – Experts em negócios e em digital
Para Brandon, com essa nova dinâmica de negócios, a área de T&D deve assumir o papel de protagonista, não mais de suporte.
Uma vez que as necessidades de atualização e aquisição de novas habilidades e conhecimentos serão uma constante, os treinamentos em uma empresa serão, praticamente, permanentes.
Assim, em uma era em que as habilidades que adquirimos terão um prazo de validade de, aproximadamente, 3 anos, Brandon acredita que é fundamental para todo profissional de T&D resolver duas questões: