Apresentações

Aumente as chances de aprovarem sua ideia

A procura por apresentações de negócios e projetos tem aumentado nos últimos anos, provavelmente por conta do cenário econômico, em que as pessoas estão sendo forçadas a abrirem suas próprias empresas e funcionários PRECISAM se diferenciar dentro de uma empresa.

Treinamento SOAP
13/07/2016
A procura por apresentações de negócios e projetos tem aumentado nos últimos anos, provavelmente por conta do cenário econômico, em que as pessoas estão sendo forçadas a abrirem suas próprias empresas e funcionários PRECISAM se diferenciar dentro de uma empresa.   Tornou-se óbvio para a SOAP que o mercado está mudando. Por sorte do destino e decisão acertada é uma área na qual a SOAP investiu desde o início, em 2003. Em todos os nossos projetos, vivemos pelos princípios da clareza, do propósito e da simplicidade na mensagem. A maioria dos investidores (ou diretores) não tem tempo, nem interesse nas qualidades do negócio, produto ou empresa. A única questão que importa, é o que ele ganha com isso.   Conhecer o que é interessante para quem aprova sua ideia, quais as metas que poderão trazer retorno de investimento e ganhar a confiança são fatores chave.
  “O que deve ser a minha comunicação? Qual o material de apoio? Que perguntas devo responder? Quais são as minhas metas com essa comunicação? ”
  A primeira dica que damos é que você precisa de uma apresentação profissional. E se você precisa apresentar mais de uma vez, ela deve mudar o tempo todo! Isso mesmo, ela precisará ser mudada, revisada, ajustada e adaptada cada vez que usada. Você precisará tirar conteúdo ou slides que não causaram impacto e reforçar aqueles que funcionaram. Precisará mudar a linguagem, o tom... ou seja, cada audiência tem um ponto de dor e um perfil. Lembre-se que a apresentação não é para você, e sim para quem está assistindo, então adapte-a sempre que necessário.   De acordo com os autores do livro “Get backed: Craft your story, build the perfect pitch deck, and launch the venture of your dreams”, são dez os blocos que devem constar em uma apresentação para investidores. A SOAP concorda e apoia cada um deles, pois se assemelham muito com nossa estrutura de desenvolvimento de roteiro. Confira quais são:

Visão geral

Aqui é o bloco em que deve fazer a apresentação de elevador, ou elevator pitch. Em poucos minutos, as pessoas devem saber o que é o negócio, produto ou serviço.

Oportunidade 

Descreva o diferencial do que quer introduzir no mercado/ indústria, e qual é o potencial de crescimento nesse setor.

Problema

Mostre como o problema está afetando a experiência das pessoas e como o mercado está lidando emocionalmente com esse mesmo problema. A chave aqui é mostrar como uma empresa, ou negócio, com a capacidade de resolver o problema é um bom investimento.

Solução

Agora que apontou para o problema, chegou a hora de mostrar como você pode resolvê-lo. Nesse momento, você poderá apresentar um protótipo do seu produto ou um vídeo DEMO, em que poderá apontar as características chave.

Evolução

Tenha um trunfo na manga. Saber números reais, como os de crescimento e de vendas, ao contrário do que se pensa, trará muitos benefícios. Não permita que os investidores tenham a impressão de sentirem que são precisos para atingir as metas. Irá conquistar a audiência se ganhar a confiança, e mostrar que os mesmos estão perdendo em não investir. Atenção: tudo isso com muita delicadeza e elegância para não parecer esnobe!

Cliente

Descreva o seu cliente. Mostre ao investidor que conhece esse perfil perfeitamente e conte como os seus clientes estão lidando com o problema identificado.

Concorrência

Idealmente a concorrência irá tentar mapear as soluções alternativas e comparar as dela com as as suas, nos diferentes aspectos, como preço, acesso, rapidez e qualidade. Tenha também essa comparação na ponta da língua

Modelo de negócio

Detalhe o custo de aquisição do cliente. Terá que demonstrar que consegue angariar clientes por um terço do valor do custo total. Faça projeções sobre liquidez, e diferentes cenários para diferentes resultados, em decisões de preço e rentabilidade.

Equipe

Quem é que vai garantir os objetivos? Faça uma listagem das competências, forças e qualidades de toda a equipe, e porque razão ela vale o investimento.

O uso dos fundos

Quanto será necessário e o que o que será feito com o investimento. Vá direto ao assunto e seja claro com as intenções. Deve saber que este bloco é o mais importante de toda a apresentação. Aqui você terá que mostrar como vai conseguir lucro ou o próximo nível de investimento.   Para ajudar nessa jornada, a SOAP disponibiliza diversos templates para você mesmo montar sua apresentação, como por exemplo este kit para desenvolvimento de projeto.   Como dissemos no início deste post, sua apresentação deve ser um trabalho em progresso, aprendendo e adicionando propósito, à medida que vai sendo apresentada de investidor em investidor. Deve ir adicionando slides, com respostas para as perguntas mais habituais, que poderão surgir em qualquer momento da reunião ou apresentação, como aspectos de estratégia de marca, logística, ou informação detalhada da equipe.   Quer mais ajuda? Podemos auxiliar você ensinando  a como fazer uma apresentação profissional e com dicas de oratória e linguagem não verbal através dos nossos treinamentos à distância ou dos nossos treinamentos presenciais. Boa sorte e conte com a gente! Até a próxima!

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