Várias tabelas, números espremidos, gráficos confusos, nenhuma cor na tela.
Várias tabelas, números espremidos, gráficos confusos, nenhuma cor na tela… Assim costumam ser as apresentações com número no ambiente corporativo, chatas e cansativas.
O resultado é que ao final ninguém se lembra de quase nada, porque praticamente dormiu de olhos abertos enquanto o apresentador falava. É sobre isso que o consultor Jeff Hiller, marqueteiro que já ganhou 4 prêmios Effie como VP da agência Leo Burnett, fala em sua palestra no ATD 2019. Detalhamos a seguir as principais dicas e técnicas de Data Storytelling para deixar sua apresentação com números mais divertida.
O apresentador traz uma dica que falamos muito aqui na SOAP: saiba a mensagem principal por trás do número. Ou seja, em vez de simplesmente dizer que sete pessoas da equipe pediram demissão nos últimos três meses, diga o porquê de isso ter acontecido.
O que elas disseram no momento da demissão? O que pode ser feito dali em diante para evitar que novos profissionais saiam da companhia? Saber qual o principal objetivo da reunião facilita que você saiba quais números são mais essenciais na hora de explicá-lo.
Se você conseguir transformar isso em uma narrativa, melhor ainda. Qualquer assunto pode ficar agradável quando o apresentador consegue contar uma boa história (falamos um pouco sobre isso no blog post – Como gerar impacto emocional em apresentações com números).
Você pode, por exemplo, fazer metáforas com situações alheias ao ambiente corporativo para depois linkar com o que você quer dizer. Ou usar do suspense para prender a atenção das pessoas desde o início e, só ao final, transmitir a mensagem principal. A melhor estrutura narrativa vai variar de acordo com o contexto e o tempo da reunião. Caso seja algo breve, melhor ir direto ao ponto.
Outra sugestão de Hiller é que, antes de abordar alguém importante para marcar uma reunião, como o presidente da empresa onde você trabalha ou um possível investidor, você tenha em mente as respostas para as seguintes questões: “O que você quer dizer?” e “Por que aquela pessoa deveria se importar com o que você quer dizer?”. Como sempre dizemos em nossos cursos e blogposts, é essencial ter bem definido como a sua ideia pode melhorar a vida da audiência – e conseguir transmitir isso no seu discurso na hora da apresentação.
É importante destacar também que, mais importante do que tentar impressionar a audiência com números difíceis de serem encontrados, é dizer qual a sua conclusão sobre eles. O palestrante afirma que se você não souber transmitir para a audiência o porquê de estar mostrando aquele número, qual a importância dele, como ele pode melhorar algo e impactar a vida daquelas pessoas, dificilmente seu objetivo com aquele encontro será atingido.
Por meio de vários “antes e depois”, o apresentador também mostra como transformar a parte visual de uma apresentação entediante e confusa em algo bem mais agradável e cativante. Inicialmente, ele mostra um slide sobre o mercado de Spas com 2 gráficos em formato de pizza ocupando metade da tela, 5 tópicos e 88 palavras no total. “Zero capricho”, como ele classifica.
Depois, converte isso em cinco slides limpos e explicativos, com ilustrações e jogos de cores agradáveis para o público.
Estas foram as dicas do consultor Jeff Hiller, para mandar bem ao apresentar números. Se você quiser mais algumas, falamos sobre este tema no blogpost 5 dicas para a sua apresentação com números ser mais eficiente e menos chata.
Para saber mais sobre as palestras do ATD 2019, fique ligado em nossa cobertura. E não deixe de dividir todo o conteúdo com seu time.