Apresentações profissionais

4 passos infalíveis para criar apresentações impactantes para sua convenção

Depois de perceber a importância de gerar uma boa experiência na sua audiência, como mostramos no blogpost anterior, o segundo passo é pensar em uma comunicação estratégica para fazer isso acontecer.

Treinamento SOAP
14/08/2019
Depois de perceber a importância de gerar uma boa experiência na sua audiência, como mostramos no blogpost anterior, o segundo passo é pensar em uma comunicação estratégica para fazer isso acontecer. A apresentação é uma parte importante de uma convenção. Para garantir que a mensagem principal seja captada, nada melhor do que relacionar a apresentação ao cotidiano da empresa. Vale fazer metáforas e analogias ligadas às atividades do funcionário - criar uma narrativa ao redor da história facilita o entendimento e aproxima o conteúdo da realidade. Pensando nisso, como você tem se preparado para cativar a audiência e garantir que seu recado seja dado no momento da apresentação?   Neste blogpost reunimos 4 passos para desenvolver uma comunicação estratégica e fazer com que esse momento tenha um impacto positivo e não se torne a parte mais chata da sua convenção. Conversamos com profissionais que organizaram convenções no estado da arte e revelam aqui o que fizeram para obter ótimos resultados. Aproveite!    

1-  Conheça o seu público e defina um tema central

Você provavelmente já viu essa dica em outros posts do blog da SOAP, mas a verdade é que não há como fugir disso. Saber com quem está falando é a regra número zero. Quando se conhece a sua audiência, fica muito mais fácil pensar em como transmitir esse conteúdo de uma forma que seja facilmente captado.   Em uma convenção, a empresa tem uma mensagem principal que precisa ser transmitida. O objetivo pode ser um novo produto a ser lançado, uma apresentação de resultados ou uma confraternização de equipe, mas sempre há uma ideia a comunicar. E ainda que cada apresentação tenha a sua mensagem, elas sempre devem estar interligadas com o tema central do evento.   A proposta é mostrar os resultados anuais? Pense que vale a pena fazer o participante mergulhar no universo da empresa e se sentir realmente parte do evento, imerso numa grande experiência. Vale apostar na interação e traçar uma agenda na qual a sequência de apresentações tenha alguma conexão. Interligando uma à outra, por mais denso que seja o conteúdo, ele será assimilado de forma fluida e sutil, porque a plateia estará realmente “dentro” dele.    
“O propósito da convenção é entregar o objetivo da empresa aos participantes, e só gerando uma boa experiência que eles vão captar da melhor forma esses ideais. Pense como o seu público.” Paula Sotille - Gerente de Produtos e Negócios da Libbs Farmacêutica
  2- Crie uma identidade visual Essa conexão entre os discursos deve aparecer também na identidade visual. Todos os detalhes da convenção devem conversar entre si. Desde o local escolhido, a decoração, o traje dos apresentadores e, claro, o visual das apresentações, que devem apresentar um mix do tema central da convenção + o foco da própria apresentação. Por exemplo, uma convenção que tem como tema central a magia, pode organizar suas apresentações com referências sobre um produto que remeta a esse tema - uma equipe apresenta referências sobre Harry Potter, outra sobre O Senhor dos Anéis, outra sobre Game Of Thrones, cada uma com um direcionamento, mas todas relacionadas ao tema central.    

3- Traga o universo da plateia para a apresentação

É mais fácil engajar as pessoas quando elas se identificam com o conteúdo. Apresente uma história com enredo, personagens e situações reais que conectem seus colaboradores com a temática. Pense que sua apresentação deve se destacar, e o conteúdo tem de marcar a plateia. Nada melhor do que tocar na emoção para conquistar um espaço na memória, certo?    
Encaixar um tema com a realidade do negócio de uma forma lúdica, é a melhor forma e a  mais assertiva de passar um conteúdo que perdure durante o ano e não morra ali no seu evento”. Anna Salles - Analista de Treinamento de Vendas da GSK
Vale também apelar para a emoção. Despertar sentimentos, como o orgulho de fazer parte da empresa, e mostrar ao colaborador que ele é importante para a empresa é uma forma de estimular o engajamento.    
“Comunicação é impacto. Se você conectar o conteúdo com uma emoção e um sentimento, ele vira uma experiência e ficará marcado e registrado para a audiência.” Marcela Von Zuben - Comunicação empresarial da Corteva

 4- Call to action

Para finalizar, convide os participantes a fazer algo com o que foi transmitido na apresentação e tenha a certeza que a mensagem não vai se perder. Afinal, a sua convenção foi organizada para passar a mensagem e é bom garantir que os colaboradores lembrarão o que deve ser feito após o evento.   Com essas dicas, você está muito mais preparado para criar apresentações no estado da arte e proporcionar uma boa experiência aos seus colaboradores. Se quiser contar com a gente nesse processo, é só entrar em contato pelo [email protected] !  
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