4 passos infalíveis para criar apresentações impactantes para sua convenção

Depois de perceber a importância de gerar uma boa experiência na sua audiência em apresentações, como mostramos no blogpost anterior, o segundo passo é pensar em uma comunicação estratégica para fazer isso acontecer.

Treinamento SOAP
14/08/2019
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Depois de perceber a importância de gerar uma boa experiência na sua audiência em apresentações, como mostramos no blogpost anterior, o segundo passo é pensar em uma comunicação estratégica para fazer isso acontecer. A apresentação é uma parte importante de uma convenção. Para garantir que a mensagem principal seja captada, nada melhor do que relacionar a apresentação ao cotidiano da empresa. Vale fazer metáforas e analogias ligadas às atividades do funcionário – criar uma narrativa ao redor da história facilita o entendimento e aproxima o conteúdo da realidade. Pensando nisso, como você tem se preparado para cativar a audiência e garantir que seu recado seja dado no momento da apresentação?

Neste blogpost reunimos 4 passos para desenvolver uma comunicação estratégica e fazer com que esse momento tenha um impacto positivo e não se torne a parte mais chata da sua convenção. Conversamos com profissionais que organizaram convenções no estado da arte e revelam aqui o que fizeram para obter ótimos resultados. Aproveite!

1-  Conheça o seu público e defina um tema central

Você provavelmente já viu essa dica em outros posts do blog da SOAP, mas a verdade é que não há como fugir disso. Saber com quem está falando é a regra número zero. Quando se conhece a sua audiência, fica muito mais fácil pensar em como transmitir esse conteúdo de uma forma que seja facilmente captado.

Em uma convenção, a empresa tem uma mensagem principal que precisa ser transmitida.

O objetivo pode ser um novo produto a ser lançado, uma apresentação de resultados ou uma confraternização de equipe, mas sempre há uma ideia a comunicar. E ainda que cada apresentação tenha a sua mensagem, elas sempre devem estar interligadas com o tema central do evento.

A proposta é mostrar os resultados anuais? Pense que vale a pena fazer o participante mergulhar no universo da empresa e se sentir realmente parte do evento, imerso numa grande experiência. Vale apostar na interação e traçar uma agenda na qual a sequência de apresentações tenha alguma conexão. Interligando uma à outra, por mais denso que seja o conteúdo, ele será assimilado de forma fluida e sutil, porque a plateia estará realmente “dentro” dele.

“O propósito da convenção é entregar o objetivo da empresa aos participantes, e só gerando uma boa experiência que eles vão captar da melhor forma esses ideais. Pense como o seu público.”
Paula Sotille – Gerente de Produtos e Negócios da Libbs Farmacêutica

2- Crie uma identidade visual

Essa conexão entre os discursos deve aparecer também na identidade visual. Todos os detalhes da convenção devem conversar entre si. Desde o local escolhido, a decoração, o traje dos apresentadores e, claro, o visual das apresentações, que devem apresentar um mix do tema central da convenção + o foco da própria apresentação. Por exemplo, uma convenção que tem como tema central a magia, pode organizar suas apresentações com referências sobre um produto que remeta a esse tema – uma equipe apresenta referências sobre Harry Potter, outra sobre O Senhor dos Anéis, outra sobre Game Of Thrones, cada uma com um direcionamento, mas todas relacionadas ao tema central.

3- Traga o universo da plateia para a apresentação

É mais fácil engajar as pessoas quando elas se identificam com o conteúdo. Apresente uma história com enredo, personagens e situações reais que conectem seus colaboradores com a temática. Pense que sua apresentação deve se destacar, e o conteúdo tem de marcar a plateia. Nada melhor do que tocar na emoção para conquistar um espaço na memória, certo?

Encaixar um tema com a realidade do negócio de uma forma lúdica, é a melhor forma e a  mais assertiva de passar um conteúdo que perdure durante o ano e não morra ali no seu evento”.
Anna Salles – Analista de Treinamento de Vendas da GSK

Vale também apelar para a emoção. Despertar sentimentos, como o orgulho de fazer parte da empresa, e mostrar ao colaborador que ele é importante para a empresa é uma forma de estimular o engajamento.

“Comunicação é impacto. Se você conectar o conteúdo com uma emoção e um sentimento, ele vira uma experiência e ficará marcado e registrado para a audiência.”
Marcela Von Zuben – Comunicação empresarial da Corteva

 4- Call to action

Para finalizar, convide os participantes a fazer algo com o que foi transmitido na apresentação e tenha a certeza que a mensagem não vai se perder. Afinal, a sua convenção foi organizada para passar a mensagem e é bom garantir que os colaboradores lembrarão o que deve ser feito após o evento.

Com essas dicas, você está muito mais preparado para criar apresentações no estado da arte e proporcionar uma boa experiência aos seus colaboradores. Se quiser contar com a gente nesse processo, é só entrar em contato pelo [email protected] !


escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, era da experiência, experiência

Posts Relacionados

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França