Você fica nervoso na hora da apresentação, sejam elas corporativas ou não, e não sabe como se comportar quando é alvo de todos os olhares em uma reunião? Saiba que existem alguns passos que podem te ajudar a fazer uma apresentação de sucesso.
Você fica nervoso na hora da apresentação, sejam elas corporativas ou não, e não sabe como se comportar quando é alvo de todos os olhares em uma reunião?
Saiba que existem alguns passos que podem te ajudar a fazer uma apresentação de sucesso. Conheça algumas dicas rápidas e dê o seu show como apresentador!
Uma boa apresentação pode fazer toda a diferença na hora de fechar um contrato ou conquistar novas parcerias. Por isso, é essencial colocar dicas para uma apresentação de sucesso em prática para engajar o público, contar histórias de forma cativante e, simultaneamente, passar sua mensagem de forma clara e objetiva.
Todos os profissionais, sejam eles experientes ou iniciantes, podem se deparar com desafios na hora de apresentar um projeto ou ideia. Por isso, separamos dicas valiosas para qualquer profissional e em qualquer situação.
O objetivo é o tema pelo qual a apresentação existe. Você foi convidado a falar sobre algo ou marcou uma reunião com investidores? Qual é o ponto central dessa iniciativa? Começar metendo o foco no objetivo é ajudar você a se manter claro e entregar conteúdo relevante para seu público.
Tenha em mente que se você está ocupando o palco, é porque você merece. Por bem ou por mal, você é o artista principal. A autoconfiança é essencial para ajudar a controlar a ansiedade e manter-se calmo.
Por mais que o nervosismo seja normal, pense que você foi chamado para dar a apresentação, pois domina o assunto sendo qualificado para tal.
Na hora de desenvolver seu conteúdo, não pense apenas em questões técnicas, mas sim como a mensagem que você está passando pode mudar ou entregar mais valor para seu público. Coloque alma na apresentação e humanize seu conteúdo.
Use roupas confortáveis e discretas. Deixe que as pessoas percebam que você se preparou para uma ocasião especial, mas também não se arrume de forma tão espalhafatosa que possa distrair a plateia e tirar o foco da mensagem que você deseja passar.
É comum que haja espaço para perguntas da plateia em um momento na apresentação, geralmente no final. Porém, nunca podemos prever como o público vai se comportar.
Se alguém lhe interromper, não corte a pessoa, pois isso pode soar arrogante. Faça o possível para responder de forma objetiva naquele momento ou sinalize que a resposta será esclarecida logo em breve.
Conecte-se com as pessoas que estão ali. Uma maneira de fazer isto é olhar nos olhos de cada um. Esteja aberto emocionalmente e seja honesto, criando um laço de empatia com a plateia.
Se você perceber que o público está sonolento, desinteressado ou desmotivado, mude seu próprio estado interno. Seu público é o seu espelho. Tente mudar a tática, dê exemplos, abuse do storytelling, use humor e coloque outros artifícios em jogo para reverter o clima.
A voz tem um impacto importante, use-a como uma ferramenta aliada! Fale mais alto, fale mais baixo, mais rápido ou mais devagar o tom do discurso e dar diferentes ênfases durante a apresentação. Isso também deixa a apresentação menos monótona e mais dinâmica.
Alinhar como você passa sua mensagem e o objetivo da sua apresentação tem tudo a ver com coerência na entrega do conteúdo. Por exemplo, se quer motivar sua equipe de vendas, você precisa ser o primeiro a estar animado na apresentação.
Pense no seu público como pessoas inteligentes, rápidas, interessantes e interessadas em você e no assunto. Prepare-se ao máximo e treine bastante antes da apresentação! Pesquise a fundo o conteúdo e esteja com tudo na ponta da língua para estar pronto para responder perguntas e tirar dúvidas.
Saiba quem é seu público-alvo e procure levantar o máximo de informações sobre essas pessoas de antemão.
Isso vai ajudar a preparar uma apresentação que entregue justamente a mensagem que as pessoas querem ouvir, além de também contribuir para refinar sua abordagem, discurso e exemplos.
Crie um roteiro de tudo que você precisa falar, considerando o início, o meio, o fim, o ponto central, exemplos e cases relevantes, etc. Esse detalhe auxilia na hora de desenhar uma linha de pensamento e não perder o foco.
A prática leva a perfeição, não é mesmo? Experimente fazer uma apresentação teste na frente do espelho, ou melhor: conte com amigos ou parentes que podem lhe dar feedback depois para melhorias.
Apresentações de sucesso chamam a atenção de clientes e investidores em potencial, por exemplo. Elas passam profissionalismo e credibilidade, portanto, são um veículo crucial para você apresentar sua empresa em diferentes situações.
Gostou das dicas e quer sair melhor ainda nas suas apresentações? Conheça nossos cursos SOAP Apresentações e SOAP Apresentador!