Falar bem para uma audiência é uma habilidade que requer prática e treinamento.
Falar bem para uma audiência é uma habilidade que requer prática e treinamento. Fazer um discurso inesquecível vai muito além de apenas conhecer o tema: também exige técnica.
A tarefa não é uma das mais fáceis, mas o caminho para chegar lá pode ser mais simples se você seguir algumas técnicas de oratória para falar em público recomendadas por especialistas.
Neste artigo vamos abordar as principais técnicas de oratória, bem como as formas de desenvolver essa habilidade; a importância de se comunicar corretamente; e indicar livros que te ajudarão a implementar essas práticas no dia a dia, principalmente em reuniões e apresentações corporativas.
A oratória é um conjunto de técnicas, regras e práticas que ajudam um indivíduo a falar e se expressar bem em público. É uma capacidade que pode ser aprendida, sendo considerada essencial para pessoas de diversas profissões.
A arte de falar em público proporciona vantagens em diversos segmentos da vida, seja no campo profissional, religioso, político ou social. Entre os principais benefícios estão:
Seja qual for a área de atuação, quanto mais uma pessoa se desenvolve profissionalmente, mais se torna necessário melhorar a comunicação. No entanto, para algumas profissões, desenvolver essa habilidade é ainda mais fundamental:
Para os profissionais de Direito, a boa retórica e persuasão são essenciais na prática da profissão, afinal esses profissionais precisam saber argumentar para convencer seus ouvintes.
Os jornalistas costumam ser os profissionais mais apaixonados pela comunicação e informação. Eles, normalmente, possuem mais facilidade para escrever e falar, mas não significa que não precisam sempre aperfeiçoar as habilidades.
O sucesso de um negócio também está ligado às habilidades de persuasão dos empreendedores. Esses profissionais utilizam da comunicação para divulgar a sua ideia ou projeto, vender produtos e convencer que o investimento em seu negócio é válido.
Os professores têm a palavra na ponta da língua. Se expressam bem, viabilizam discussões, compartilham experiências e fomentam o debate em sala de aula. Assim, os conhecimentos em oratória são de extrema relevância para esses profissionais.
Investir em uma comunicação efetiva onde o receptor compreende e interpreta a mensagem da forma correta é uma das melhores maneiras para alcançar sucesso dentro de uma organização ou nos negócios de uma maneira geral.
Mas nem todos conhecem as técnicas necessárias para desenvolver essa habilidade. Confira algumas dicas:
Preparar a apresentação, anotar e estruturar o discurso faz com que a mensagem seja mais facilmente transmitida.
Assim como uma boleira, por exemplo, se prepara para fazer um bolo, conhece os ingredientes e garante que todos estejam lá quando ela for precisar, o orador precisa estar preparado e capacitado para abordar o conteúdo em uma palestra, reunião, convenções e apresentações em geral.
Dominar o assunto não significa decorar páginas de texto. Significa entender o tema para, se necessário, conseguir improvisar.
Sua linguagem, gestos e recursos visuais devem estar alinhados com o público que receberá a mensagem. Algumas expressões e formas de falar podem atrair mais a curiosidade dos jovens, enquanto outras podem ser usadas para chamar a atenção de pessoas mais velhas.
Estude sua audiência, o perfil das pessoas presentes e veja como facilitar a compreensão de quem vai ouvir você. Dessa forma, além de transmitir sua mensagem da maneira adequada, você conseguirá reduzir a ansiedade e o nervosismo ao enfrentar a plateia.
Conforme já mencionado, para alcançar a segurança necessária para o momento da apresentação, é preciso dominar o conteúdo que será abordado. Para isso, quanto mais você treinar, mais terá essa confiança.
Reserve um tempo para elaborar o esboço e o roteiro da apresentação e treine o quanto puder. Nesse esboço, liste os pontos principais que pretende falar e faça testes diante de um espelho. Acredite, essa técnica funciona!
A respiração é fundamental para quem faz discursos. Faça as pausas adequadas para que não se sinta ofegante e desconfortável. Essas sensações atrapalham seu desempenho e a forma como é compreendido. A dica é equilibrar a fala e os intervalos para manter o ritmo e a forma natural da fala.
Nada de parecer um robô em frente à plateia, hein? Assim como a respiração, a postura deve ser natural e transparecer tranquilidade e espontaneidade. Se movimente e se mova sem exageros e ansiedade.
Enrolar não está com nada. Seja objetivo! Evite falas muito longas e com muitos rodeios. Em seu discurso, seja coeso e sintetize ao máximo as informações que serão ditas. Se alongar pode mais atrapalhar do que ajudar.
A espontaneidade e o humor podem ser úteis no momento da apresentação. Mas lembre-se de utilizar de forma sutil e bem colocada, sem que prejudique a credibilidade do discurso. Considere o tom da palestra e o público (formação e faixa etária).
Storytelling é uma técnica narrativa que significa história contada. Ou seja, a arte de contar histórias usando técnicas para transmitir uma mensagem que seja emocionante e inesquecível.
Para tocar, aproximar e engajar as pessoas, os principais elementos do storytelling são: o personagem/protagonista, dificuldade a ser superada (jornada de herói) e aprendizado.
É importante lembrar que uma plateia é formada de pessoas e não de robôs. Por isso, a interatividade é muito bem-vinda para descontrair o público. Prepare dinâmicas, perguntas e exercícios para “quebrar o clima” durante a sua fala.
Os vícios na linguagem (escrita ou falada) podem prejudicar e limitar seu desempenho na vida pessoal ou no mercado de trabalho. Confira formas práticas de evitar esse problema:
O feedback após uma performance é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos profissionais. Pergunte sobre sua forma de conduzir a apresentação, de se movimentar, os vícios de linguagem e a avaliação geral dos ouvintes. Isso pode transformar a forma como você se comporta em público.
Por meio desse diálogo construtivo será possível reconhecer os acertos e pontos a melhorar.
Um bom discurso é capaz de unir pessoas e despertar sentimentos. Nada melhor que uma boa oratória para inspirar, motivar e mudar a vida das pessoas. Conheça alguns livros que podem te ajudar a ter sucesso na arte de falar em público.
Neste livro, a autora explica valores e princípios da comunicação não-violenta, capaz de aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Rosenberg orienta a resolução de conflitos por meio da empatia e compaixão.
Como produzir uma fala marcante? Como alcançar o público com seu discurso? Quais ferramentas podem melhorar o desempenho durante uma apresentação? Nesse livro, o autor incentiva as pessoas que querem desenvolver a oratória.
Você sabia que seu corpo conta uma história? A forma como você se movimenta, a postura e os gestos fazem diferença na forma como a mensagem é compreendida. Esse dicionário da linguagem corporal é muito útil para quem quer aprender mais sobre comunicação não-verbal.
O autor apresenta dicas práticas que irão, além de fazer você superar o medo de falar em público, melhorar muito as apresentações. É apresentada uma série de lições preciosas que irão aperfeiçoar essa habilidade.
Maneiras fáceis e eficazes para melhorar a comunicação, seja no dia a dia ou em reuniões de trabalho. Os autores também apresentam formas de otimizar o tempo nas apresentações, improvisação, humor e muito mais.
A autora enumera dez regras fundamentais para criar uma história que tem o poder de impactar as pessoas.
Este livro é indicado para quem busca aprimorar as técnicas de produção e apresentação de palestras. Desde a linguagem, até os recursos visuais, tudo pode ajudar ou atrapalhar a comunicação com o público.
Para garantir a sua qualificação profissional e desenvolver técnicas de oratória para falar em público, a SOAP tem diversos treinamentos corporativos que abrangem essa habilidade da comunicação.
Um deles é o SOAP Apresentador, que oferece diversas técnicas de comunicação e oratória para se apresentar com assertividade.
Afinal, acreditamos que falar em público e se apresentar de forma segura e com credibilidade são habilidades fundamentais para o sucesso de qualquer profissional, independentemente da sua área de atuação.