Sem dúvida a comunicação é um dos ativos mais estratégicos no cotidiano corporativo.
Sem dúvida a comunicação é um dos ativos mais estratégicos no cotidiano corporativo. Muitos se preparam para se apresentar em momentos estratégicos e decisivos, que geralmente envolvem reuniões com o board e conselho da empresa, funcionários ou áreas parceiras, clientes e prospects, setor etc. Mas, e a comunicação do dia a dia? As conversas corporativas formais e as informais – com chefes, pares, clientes, parceiros? Como se comunicar melhor em encontros e reuniões de trabalho? Mesmo em situações informais, a comunicação interpessoal pode ser muito mais estratégica e menos despretensiosa do que pode parecer. Porém, para fazer uso dessa ferramenta poderosa, é preciso treinar. E muito.
O ponto de partida é construir um diagnóstico pessoal para identificar os seus pontos positivos e dificuldades na comunicação interpessoal.
O objetivo aqui é desenvolver uma comunicação mais consciente. A partir deste diagnóstico, diferentes competências devem ser desenvolvidas, como o poder da geração de confiança e conexão através do rapport e empatia, a importância da presença plena, postura o impacto da mensagem não verbal na comunicação -, improvisação, domínio emocional, preparação técnica e emocional, a importância da escuta plena e comunicação assertiva a credibilidade da mensagem sem ser passivo demais e nem ser agressivo.
Enfim, quando bem planejada, a comunicação interpessoal pode trazer muitos benefícios em diferentes cenários, fortalecendo vínculos e criando elos de confiança. Sem dúvida, ela não é tão despretensiosa quanto parece. Ainda mais em um cenário de crise e instabilidade dos negócios. É preciso estar preparado para todas as situações e oportunidades que surgirem pela frente! Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios.
Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixados aqui. Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.
#ASOAPCONFIAEMVOCE