Nos primeiros anos das transmissões de TV no Brasil, nos anos 1950, a grande maioria dos comerciais era feita ao vivo com garotas-propaganda ou anunciadoras.
Nos primeiros anos das transmissões de TV no Brasil, nos anos 1950, a grande maioria dos comerciais era feita ao vivo com garotas-propaganda ou anunciadoras. A primeira experiência aconteceu em 1951 na TV Tupi de São Paulo com Rosa Maria, que entrava no ar às 20 horas para apresentar uma oferta da MARCEL MODAS, loja de artigos femininos, tornando famosa a frase: “Não é mesmo uma tentação?”.
Os comerciais ao vivo que vendiam as qualidades do SABONETE LEVER, DRAGO – SOFÁ CAMA e da PIZZA AMARAL também se destacaram nos primeiros anos da TV em São Paulo. Enquanto as garotas anunciavam os produtos dos patrocinadores, a produção trocava os cenários e figurinos para as atrações que viriam a seguir. Muitas garotas ficaram famosas e ganharam espaço nas novelas, na apresentação de programas e no cinema.
Os anos se passaram, a tecnologia avançou, a TV evoluiu, outras mídias surgiram e hoje dispomos de inúmeras mídias para compor a estratégia de comunicação de um produto. Você e sua empresa sempre investiram em diferentes ferramentas… TVs, rádios, jornais e revistas… Site, Blog, Portais, Facebook, LinkedIn, Twitter, AdWords Além de ações promocionais e de relacionamento, eventos, convenções… Vivemos uma guerra de atenção. Somos bombardeadas por informações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao mesmo tempo, vivemos uma recessão, uma crise. Hoje há menos oportunidades de negócios do que ontem.
Sua empresa participa de menos eventos, é menos chamada para concorrências, promove menos convenções com funcionários e eventos de relacionamento. Ou seja, hoje o telefone toca menos. Em contrapartida, as metas só crescem. É preciso ser cada vez mais produtivo, exigir cada vez mais do time, vender cada vez mais, fazer cada vez mais negócios, destacar cada vez mais a sua Marca. E é preciso fazer mais com menos. Menos recursos, menos profissionais, menos investimentos em comunicação, fundamental para os negócios. Desta forma: com menos recursos, em quais destas ferramentas citadas acima você investiria e priorizaria para comunicar a sua Marca, produto, serviço, projeto?
Quais seriam mais eficientes para contar a sua história, atrair a atenção e engajar os seus stakeholders? A escolha é sua. Mas, independentemente das suas escolhas, há uma ferramenta muito poderosa que a SOAP recomenda você não abrir mão em hipótese nenhuma… AS PESSOAS. OS EXECUTIVOS DA SUA EMPRESA. VOCÊ! Isto porque, diante do cenário traçado acima, um cenário na qual as oportunidades de negócios ou relacionamento com stakeholders estão reduzidas, cada vez mais os executivos das empresas precisam estar preparados e seguros para vender sua empresa e aproveitar as poucas oportunidades que surgem pela frente.
Mais do que isso, para vencer a guerra da atenção e engajamento, precisam estar preparados para melhor contar a história que sua empresa quer transmitir a seus stakeholders nos mais diferentes momentos estratégicos e desafiadores, os chamados momentos decisivos. E, em todos estes momentos, você precisa fazer uma apresentação. Não ir bem significa não ir adiante, não vencer a batalha e comprometer a guerra. Portanto, você e os executivos da sua empresa são a nova mídia. Vivemos a era da propaganda ao vivo!
Uma mídia que, diferentemente da maioria das outras, não exige um investimento semanal, mensal. Mas sim um investimento único, porém perene, com resultados recorrentes. Como toda boa propaganda, a primeira impressão é a que fica. E, quando você ou os demais executivos da sua empresa são a mídia, há alguns caminhos a seguir, com resultados diferentes.
Você pode acerta no alvo, no coração da sua audiência, e aumenta suas chances de sucesso diante seus objetivos! Você pode não atrair a atenção e não engajar a sua audiência, desperdiçando uma oportunidade preciosa. Ou, o pior: ter um péssimo desempenho, fazer uma anti propaganda e fazer sua audiência fechar as portas para você pra sempre! Desta forma, quando você é a mídia, não é somente você que está em jogo.
A Marca e a reputação da sua empresa é quem estão em jogo! Portanto, parece que voltamos aos primórdios da TV no Brasil. Porém, naquela época, fazer uma propaganda ao vivo era uma das poucas alternativas para vender um produto ou serviço. Hoje, fazer uma propaganda ao vivo para vencer os desafios de negócio parece ser a melhor das alternativas. A grande diferença é que o garoto-propaganda agora é você. É tudo ou nada. Prepare-se muito. Mantenha a calma… e sorria!
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O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.
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