Quando se fala em “experiência”, as grandes referências são os festivais de música, os cassinos de Las Vegas ou o mundo encantado da Disney.
Quando se fala em “experiência”, as grandes referências são os festivais de música, os cassinos de Las Vegas ou o mundo encantado da Disney. Realmente, estes são exemplos de grandes momentos. Muitos jovens sonham em conhecer a terra do Mickey, e a vivência desse momento se torna especial desde o planejamento da viagem até o marcante show de luzes em frente ao castelo das princesas. Mas a verdade é que nem sempre precisa ser algo tão grandioso e distante. É possível fazer algo bem mais simples e acessível e ainda causar um grande impacto na audiência.
Joseph Pine, escritor que popularizou essa era da experiência no mundo dos negócios, explica no vídeo que gravou para o TED Talks “What consumers want” que as pessoas atualmente buscam mais que somente um produto ou serviço, elas precisam de uma experiência completa. Muito além de um produto, elas demandam um serviço personalizado e diferenciado de acordo com suas necessidades. As empresas que possuem essa percepção se destacam no mercado e conquistam seus clientes oferecendo aquilo que eles desejam.
Experiência é tudo aquilo que desperta algo em alguém. São reações aos estímulos externos recebidos nas mais diversas situações. Percebemos que algo foi marcante quando há a necessidade de compartilhar o acontecido. Em um show de música, por exemplo, a experiência começa desde o anúncio do evento e vai até a sua saída do local, afinal, se as pessoas tiverem problema para ir embora, toda a experiência bacana poderá ir por água abaixo. Os participantes se prendem a cada detalhe daquele momento e tentam passar a emoção sentida ao contar para os amigos que não vivenciaram o momento com eles. O ato de querer contar os detalhes de uma situação para outra pessoa é o que caracteriza uma experiência, seja ela boa ou ruim.
Nesse nosso mundo tecnológico, expressar esses sentimentos e opiniões ganhou um alcance muito maior. A validação social (quando os próprios clientes validam sua marca ou produto por meio de suas experiências) ganhou ainda mais força nesse mundo digital. Quando alguém comenta em uma rede social sobre um determinado produto ou marca, automaticamente influencia seus seguidores e amigos, de forma positiva ou não. Se você pesquisar no site a opinião dos usuários e os comentários forem positivos, com certeza seu desejo e a confiança será muito maior.
Dessa forma, investir em experiências passa a ser uma ótima oportunidade de venda para as empresas. Se a experiência for boa para os primeiros e eles replicarem sua opinião, certamente outros potenciais compradores desejarão fazer o mesmo. Da mesma forma, se a experiência for ruim, as consequências podem ser desastrosas.
Esse processo acontece tanto fora quanto dentro da empresa. A boa experiência deve acontecer principalmente para os seus colaboradores. Se eles passam por boas experiências em eventos corporativos, convenções ou até mesmo na rotina de trabalho, automaticamente replicam esse entusiasmo para os colegas e até para colaboradores de outras redes. Além de se tornarem muito mais produtivos no dia a dia da empresa.
Sua convenção é um momento em que a empresa tem uma grande oportunidade de gerar essa experiência para os colaboradores. É um momento que reúne e atinge grande parte da equipe de uma só vez. Como os participantes estão imersos no universo da companhia, há uma grande oportunidade de envolvê-los e fazer com que captem corretamente a mensagem que deseja passar.
É nesse momento que você pode fazer seus colaboradores saírem da convenção encantados, como a Disney faz com seus visitantes, ou felizes, como quando os jogadores ganham milhões nos cassinos de Las Vegas. Parece algo muito lúdico e distante, mas na sua convenção não precisa haver limites, acredite!
É tão possível que muitos dos nossos clientes apostam nisso. Para comprovar essa teoria, conversamos com pessoas que colheram os frutos de uma convenção no estado da arte, como Marcela Von Zuben, da área de comunicação empresarial da Corteva:
A experiência é uma forma de se aproximar do cliente, seja da forma digital ou presencial…Essa é uma tendência real do mercado.”
Marcela Von Zuben – Comunicação de negócios na Corteva
Uma convenção é o momento de gerar engajamento e fazer os participantes se convencerem de que são importantes para atingir os objetivos. Quanto melhor e mais intensa for a experiência vivenciada, mais sentimentos serão despertados e melhor será o resultado, como comentou Anna Salles, analista de treinamento de vendas da GSK.
Engajamento não se cria através de um só evento ou de uma iniciativa solta. Tem que emocionar, tocar o participante como indivíduo e isso você só consegue criando uma experiência.”
Anna Salles – Analista de Treinamento de Vendas na GSK
Esse despertar de sentimentos vale inclusive (ou principalmente) para o momento da apresentação. Seja para celebrar bons resultado, seja para divulgar as metas, essa apresentação precisa fazer parte da experiência. Precisa ser compatível com o contexto da convenção. Só assim para a audiência se envolver com o conteúdo apresentado e não ficar de olho no relógio, ansiosa pelo coquetel de encerramento.
Por fim, para que o evento seja uma experiência completa, é preciso pensar em detalhes que vão do conforto do hotel à qualidade da alimentação. Sem esquecer, claro, do relacionamento entre as pessoas. Afinal, tudo é experiência! Juntos, esses tópicos definem o triunfo ou o desastre de uma vivência.
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