Existem inúmeras técnicas para melhorar a oratória e mandar bem na hora de falar em público.
Existem inúmeras técnicas para melhorar a oratória e mandar bem na hora de falar em público. Destas, existe uma que é incrivelmente simples, mas, ao mesmo tempo, muito poderosa: a Pausa. A pausa é um período de silêncio num discurso. Pode ser utilizada no final de uma frase ou como ponto de respiro entre partes de uma frase longa. E quando utilizada de forma correta, a pausa pode trazer mais benefícios do que aqueles que imagina.
Os Benefícios
E tudo isto é conseguido apenas com o correto uso do sliêncio!
O que é que tememos tanto?
Porque é que é tão difícil para os apresentadores usarem corretamente a pausa?
Existem algumas razões.
Uma tem a ver com o fato de as pessoas acharem que o silêncio fica mal, que será interpretado como falta de preparação ou falta de conhecimento. Mesmo em situações informais, há sempre alguém que se sente desconfortável com situações de silêncio. Por isso, rapidamente preenche esse espaço em branco, falando sobre o tempo ou sobre outro qualquer assunto sem grande utilidade.
Outro problema, tem a ver com o fato da percepção de tempo ser diferente do apresentador para a audiência. Uns meros segundos para a audiência podem parecer uma eternidade para quem está discursando.
Qual é então o resultado? As pessoas pensam que estão de alguma forma condenadas ao insucesso se pararem de falar por uns segundos. E por isso acabam perdendo estes 7 grandes benefícios que apresentamos anteriormente.
A Grande Vantagem
Pausas até 2 segundos são perfeitamente aceitáveis e são uma grande vantagem para o apresentador.
Por isso, ganhe coragem, experimente o uso estratégico da pausa e faça da sua próxima apresentação, uma grande apresentação.