Depende.
Depende.
Essa foi a resposta de Jan Schultink em seu blog Idea Transplant.
Jan deixa claro que o humor é um bom quebra-gelo inicial em uma reunião com investidores, mas que devemos tomar cuidado ao nos programarmos para contar uma piada, pois nem sempre isto é bem vindo em apresentações.
Ele diz para nunca escrevermos uma piada no slide, pois isso não nos daria o direito de mudarmos o rumo da apresentação caso a audiência não fosse aquela que esperávamos.
Nesse caso, nosso ponto de vista é outro. Podemos sim escrever uma piada e planejarmos uma brincadeira para o nosso discurso, mas antes disso precisamos conhecer muito bem a audiência.
Caso os investidores estejam esperando algo diferente de tudo que eles já viram, talvez uma boa piada, que tenha relação com o assunto da apresentação, seja um ponto importante para motivar essas pessoas.
Lembre-se, portanto, que essa apresentação descontraída deverá ser sempre presencial.
Caso ela vire um documento, que deverá ser deixado com o investidor, esse slide que faz as pessoas rirem pode ser um “tiro no pé”, pois uma anedota escrita nunca tem a mesma intensidade de uma contada. Por fim, piada e entretenimento não significam a mesma coisa.
Você pode entreter a sua audiência com uma história bem contada e envolvente, e não precisa necessariamente utilizar uma piada para motivá-la.