É final de ano e muitas marcas aproveitam o período de festas com filmes publicitários especiais e, muitas vezes, diferentes.
É final de ano e muitas marcas aproveitam o período de festas com filmes publicitários especiais e, muitas vezes, diferentes.
A rede varejista alemã, Edeka, é famosa por suas propagandas surpreendentes e fora do comum. O último filme de natal deles, lançado na semana passada, realmente chamou a atenção e está bombando na internet.
Como toda boa história, o filme começa com uma premissa: descobrimos que um senhor, já idoso, recebe mensagens da sua família nas quais eles dizem que não poderão passar o natal com ele. Isso se repete ao longo dos anos.
O que ele decide fazer a respeito? Vamos assistir:
Emocionante.
E como podemos traçar um paralelo com as apresentações corporativas, nosso negócio aqui na SOAP?
Como as apresentações, um filme publicitário possui vários objetivos, entre os quais destacamos:
• Conectar pessoas
• Traduzir sentimentos
• Conquistar audiências
No fundo, esses objetivos são similares. Seja filme, seja impresso, seja apresentação, o que queremos ao final da nossa proposta de comunicação é EMOCIONAR a audiência.
Alguns pontos interessantes a destacar:
Quando percebemos que o senhor irá passar a ceia sozinho, nos comovemos com a situação. Ficamos indignados com a família e solidários com ele. Nos CONECTAMOS com aquela situação, até porque muitos de nós já passaram por isso….
Somos levados a perceber (ou imaginar) que o senhor faleceu, pois, sua família recebe cartas e mensagens neste sentido. Ficamos EMOCIONADOS com esse aparente “desfecho”.
O famoso “ponto de virada” acontece quando descobrimos que a “morte” dele foi, na verdade, uma estratégia para reunir a família toda em torno da mesa de Natal.
Aqui está a graça do comercial: na verdade, o simpático senhor forjou a própria morte, pois assim toda a sua família estaria reunida, como ele queria. Ou seja, nessa altura já estamos totalmente CONECTADOS com essa história.
Em apresentações corporativas, quanto mais emocionamos e nos conectamos com o público, melhor o resultado. Esse é sempre o primeiro passo de uma comunicação eficiente: cativar as pessoas com mensagens que toquem o coração delas e com as quais elas se identifiquem.
É isso que a BOA comunicação sempre produz: boas histórias. E vice versa.
*O filme foi criado pela agência Jung von Matt/Elbe, de Hamburgo, e já passou, até o momento que publicamos esse post, de 42.000.000 visualizações no Youtube!
Para saber mais a fundo como construir a sua história corporativa, que cative e emocione audiências diversas, consulte os materiais disponíveis online para download em soap.com.br
E boas histórias a todos! 🙂