As estratégias de marketing finalmente estão prontas, ufa! Mas, se engana quem pensa que o trabalho acabou… Após elaborar as ações e desenhar o planejamento, é preciso vender a ideia para o cliente, certo? Mas, como fazer uma boa apresentação, que deixe a expertise do seu negócio evidente e convença o cliente a seguir com as estratégias propostas.
As estratégias de marketing finalmente estão prontas, ufa! Mas, se engana quem pensa que o trabalho acabou…
Após elaborar as ações e desenhar o planejamento, é preciso vender a ideia para o cliente, certo? Mas, como fazer uma boa apresentação, que deixe a expertise do seu negócio evidente e convença o cliente a seguir com as estratégias propostas.
Selecionamos algumas dicas essenciais para te ajudar a fazer uma boa apresentação da sua estratégia de marketing. Continue a leitura e confira!
Seu plano de marketing tem um objetivo: convencer o cliente a seguir com as ações propostas por sua empresa, certo? Mas como ele vai acreditar na eficiência da sua estratégia se você não conseguir nem mesmo vender a ideia para ele?
É por esse motivo que a apresentação visual e oral para uma reunião de negócios é tão imprescindível. Não, não basta falar. É necessário passar as informações de forma impressionante, destacar contrastes, demonstrar conhecimento do mercado, do segmento, daquele público-alvo, da estratégia.
Uma boa apresentação visual para a reunião de negócios com foco em marketing precisa deixar claro para o cliente que sua agência consegue trazer um retorno satisfatório.
Agora que já entendemos a importância de uma boa apresentação da sua estratégia de marketing, chegou o momento de ver o passo a passo para executar esse trabalho. Acompanhe!
Se engana quem pensa que o improviso é uma boa ideia para uma apresentação das estratégias de marketing.
Por mais que os passos estejam fixados na sua mente, para encantar o cliente é preciso garantir que as informações sejam apresentadas na ordem certa e de maneira atrativa. Desse modo, elas causarão o impacto necessário para uma tomada de decisão favorável.
Assim como sua estratégia de vendas, sua apresentação também precisa ser bem desenhada e planejada. Ela deve começar tocando as dores do cliente, mostrar conhecimento sobre o mercado e as possíveis soluções, além de evidências por que seu plano é a melhor alternativa.
Por fim, apresente os diferenciais do seu negócio, além de elaborar uma forma de demonstrar urgência. Busque informações sobre o cliente para saber qual é o tipo de gatilho mental que mais tem chances de influenciar sua decisão e utilize esses recursos para conquistá-lo.
Além de demonstrar seus conhecimentos, garanta que o cliente se encante também com o aspecto visual da sua apresentação. Não crie um conjunto de tópicos carregados de texto ou estatísticas, combinado? Capriche no design!
Lembre-se de alguns princípios do design:
Dessa maneira, sua apresentação será mais, fluida e o pensamento do cliente será conduzido conforme a sua vontade.
Se você pretende usar um vídeo, música ou qualquer outro recurso multimídia, incorpore-o à sua apresentação. Isso evitará equívocos no momento de projetar arquivos, o que deixará a exposição confusa e mostrará uma certa desorganização.
Nos primeiros cinco minutos da apresentação, faça um breve resumo do que sua audiência pode esperar. Ao longo do tempo seguinte, não deixe de cumprir essa promessa e abordar esses pontos de forma objetiva e incisiva, mas também recorrendo à emoção quando preciso.
Segundo a Psicologia do Consumo, é muito mais simples levar uma pessoa à decisão quando ativamos tanto as emoções quanto a racionalidade. Afinal, geralmente as compras são feitas por motivos emocionais, mas justificadas por dados racionais, certo?
Por isso, proporcione esses dois elementos em sua apresentação. Por exemplo, o storytelling pode despertar emoções e criar uma identificação. Combiná-lo com dados inseridos no dia a dia de um personagem ou de exemplos reais exercerá um efeito impactante.
É preciso pensar na apresentação como uma venda, afinal, é isso que ela é! Explore as dores do cliente, aponte as soluções e torne a oferta irresistível. Já que, se você conseguir pescá-lo, está mostrando sua capacidade para guiar as estratégias de marketing da sua empresa.
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